Conecte-se conosco

Brasil

O TEMPO E A TEMPERATURA: Veja como ficará o tempo no Norte do país nesta segunda (27)

Publicado

em

Umidade relativa do ar fica entre 35% e 95%

Nesta segunda-feira (27), o céu no Norte do país vai ficar de encoberto a nublado com pancadas de chuva em Roraima. Nublado, com pancadas de chuva no amazonas, Pará, Amapá e Acre. De parcialmente nublado a nublado, com chuva isolada em Rondônia e Tocantins.

A temperatura mínima na região vai ser de 16ºC e a máxima de 35ºC. Já a umidade relativa do ar fica entre 35% e 95%. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Açougueiro recebe pena de 9 anos por esfaquear colega de trabalho

Publicado

em

Imagem ilustrativa de faca

Após 10 horas de julgamento, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) condenou um açougueiro, de 31 anos, a 9 anos e 4 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. Ele tentou matar a facadas, em julho do ano passado, o colega de trabalho, de 26 anos, após saber que ele poderia ser promovido a chefe.

Segundo a denúncia do crime, feita pelo Ministério Público do estado (MPSC), ambos trabalhavam como açougueiros em um supermercado da cidade de São Francisco do Sul, no litoral norte catarinense.

“O crime teria sido motivado pelo inconformismo do réu diante da possibilidade de o colega de trabalho assumir uma posição de liderança no setor em que atuavam”, destacou a acusação.

Em 15 de julho de 2025, o homem desferiu ao menos oito golpes de faca contra o colega, dentro do açougue.

A vítima foi atingida no rosto, na mão direita, no abdômen e nos braços e pernas, mas, devido ao rápido atendimento médico que recebeu, conseguiu sobreviver ao ataque brutal.

Após o crime, o homem fugiu do local do crime e foi encontrado pelas autoridades em 13 de agosto. Ele acabou preso preventivamente e, depois da sentença desta semana, não poderá recorrer da decisão em liberdade.

O nome do réu não foi divulgado porque a ação penal tramita sob sigilo.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Desmatamento na Amazônia registra queda recorde de 35,4%, aponta Inpe

Publicado

em

desmatamento pará

Dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta quinta-feira (12/2) pelo governo federal, mostram que, entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, o desmatamento na Amazônia registrou queda de 35,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este é o menor valor da série histórica, iniciada em 2015.

Mesmo com a redução, o Inpe registrou aumento do desmatamento por degradação progressiva — modalidade associada à recorrência de incêndios, principalmente em razão das mudanças climáticas. Esse tipo respondeu por 38% do total de áreas desmatadas em 2025, ante 27% no ano anterior.

Os dados foram divulgados pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pela secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior — que substituirá o ministro Rui Costa (PT-BA) no cargo a partir de abril —, e por técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Inpe, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Segundo Marina Silva, o Brasil reduziu em 50% o desmatamento na Amazônia no ano passado em relação a 2022. Com a queda de 35,4% nos últimos seis meses, a expectativa do governo é que o país alcance a menor taxa histórica de desmatamento nas próximas medições.

Cerrado e Pantanal

Monitoramento

O Inpe tem dois sistemas de monitoramento. A taxa anual de desmatamento por corte raso na Amazônia Legal é fornecida desde 1988 pelo Prodes, que apresenta dados consolidados anuais.

Já o Deter realiza monitoramento em tempo quase real, com base em imagens de satélite que acompanham diariamente o que ocorre nos três grandes biomas monitorados: Amazônia, Cerrado e Pantanal. O sistema cobre mais de 75% do território brasileiro.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Brasileiro preso pelo ICE em entrevista de visto retorna ao Brasil

Publicado

em

Brasileiro preso pelo ICE retorna ao Brasil após 2 meses detido

O brasileiro Matheus Silveira, de 30 anos, voltou ao Brasil após passar mais de dois meses preso nos Estados Unidos. Ele foi detido em novembro de 2025 pelo Serviço de Imigração e Fronteira dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), durante uma entrevista para obtenção de visto.

Ele retornou ao Brasil na quarta-feira (11/2) por meio do programa “Aqui é Brasil”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O órgão informou que outros 59 brasileiros chegaram ao país no voo, que pousou em Confins, Minas Gerais.

Detimento

Em 24 de novembro, Matheus foi acompanhado da esposa, a norte-americana Hannah Silveira, a uma entrevista para a obtenção do visto de residência permanente nos Estados Unidos, no Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), em San Diego, Califórnia.

Matheus Silveira e esposa Hannah Silveira

Matheus e Hannah se casaram em agosto de 2024

Segundo relato de Hannah, a entrevista caminhava para a conclusão do processo quando a agente responsável informou que havia pessoas aguardando no corredor.

Então, segundo a esposa, quatro agentes do ICE entraram na sala e prenderam o brasileiro, alegando a existência de um mandado contra Matheus por permanência irregular nos EUA. Ele ficou preso no Centro de Detenção de Otay Mesa, em San Diego.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo