fbpx
Conecte-se conosco

Geral

O que os jogos online podem nos ensinar sobre gestão financeira?

Publicado

em

Fonte: Unsplash

Quem é responsável pela gestão financeira de uma empresa, ou até mesmo pelo orçamento doméstico, sabe que há diversas variáveis que têm que ser levadas em consideração na hora de fazer um bom planejamento. Existem vários tipos de treinamentos realizados por CFO’s e até mesmo doutrinas que visam minimizar impactos de crises econômicas e manter o caixa de uma companhia forte o bastante para enfrentar quaisquer adversidades.

No entanto, os desafios permanecem. Não há uma fórmula mágica que faça o planejamento financeiro de uma empresa estar imune a qualquer cenário, mesmo com as melhores mentes corporativas trabalhando para isso. É nessas horas que diferentes métodos, às vezes até os menos convencionais, podem fazer sentido e salvar uma empresa ou até mesmo proporcionar um plano financeiro mais sólido.

Neste artigo, nós vamos explicar como os jogos online podem ensinar um bom modelo de gestão financeira. Nos últimos anos, jogos como o poker online, por exemplo, vem sendo extremamente lucrativos para jogadores que sabem aplicar bons princípios administrativos. Confira como os jogadores profissionais de poker administram suas bancas e como isso pode ajudar a sua própria gestão financeira!

Visão conservadora

Quem assiste filmes ambientados em Las Vegas, pode pensar que a intenção de jogos como o poker é ser emocionante e arriscado, mas hoje em dia, essa visão não faz mais sentido. Para um jogador de poker profissional manter-se em tempos de variância, é preciso que ele adote uma visão conservadora com sua banca, ou bankroll, como eles costumam dizer.

Isso significa que, se ele jogar torneios de poker de R$100, por exemplo, ele precisa ter, no mínimo, 50 vezes esse valor no caixa, ou seja, R$5.000. Isso acontece porque apesar do poker ser um jogo de habilidade e não de azar, uma pequena parte dele ainda conta com a aleatoriedade.

Para “driblar” essa variância, é preciso sobreviver às longas marés de má sorte no curto prazo, e a chave para isso é ter uma banca confortável, que permita com que seu caixa sobreviva até mesmo aos piores cenários.

Em um orçamento empresarial ou até mesmo doméstico, o recomendável é que essa máxima também seja seguida à risca. Antes de abrir uma nova filial, uma nova empresa, ou até mesmo se comprometer com prestações de um novo carro, é interessante que essas variáveis sejam colocadas em consideração e que se esteja preparado para o pior cenário. Se a nova filial ou empresa não der lucros por dois anos, por exemplo, você ainda terá caixa para sobreviver a esse período?

Essas perguntas mais conservadoras podem ser cruciais para evitar que você se endivide. Saber que uma série de reveses podem ocorrer, ajuda a tomar decisões financeiras mais sensatas até mesmo dentro do orçamento doméstico, evitando gastos que comprometem muito seu orçamento. Esse tipo de mentalidade é o que faz jogadores online sobreviver e serem lucrativos a longo prazo, pois nesse mercado, uma gestão mais agressiva é simplesmente um risco desnecessário.

Saber aplicar o Stop Loss

Em suas sessões de jogos online, os melhores jogadores estipulam um limite de perdas e aplicam a disciplina necessária para segui-lo. Se um profissional de poker, por exemplo, investiu 10% da sua banca naquela sessão e não está dando retorno, ao invés de buscar reaver o prejuízo, correndo risco de perder mais dinheiro ou tomar decisões ruins procurando recuperar-se, ele simplesmente encerra a sessão e minimiza suas perdas.

Depois disso, eles ainda analisam suas mãos, estudam o que fizeram de errado, e só depois disso, voltam a jogar. Esse conceito, chamado de Stop Loss, também é aplicado no mercado financeiro. Quando se compra novas ações, os investidores já estipulam que se elas forem desvalorizadas até certo limite, será melhor vendê-las. 

Quem administra várias empresas, visando expandir seus negócios, pode aprender essa lição de uma maneira amarga, mas nem sempre tem que ser desse jeito. Em vez de investir em diversos setores, buscando alguma “oportunidade mágica” que seja extremamente lucrativa em um curto prazo, pode-se simplesmente “parar as suas perdas”, fazer um estudo maior do mercado, e repensar o seu modelo de administração.

Dessa forma, é possível repaginar as políticas da empresa e fazer investimentos mais inteligentes nos negócios que você já administra. Além disso, com essa “parada estratégica” você terá mais tempo para implementar mudanças e até achar um novo mercado mais atrativo, ao invés de mergulhar em mais uma aventura e continuar perdendo dinheiro com investimentos novos.

Recuar agora para avançar depois

Outra coisa que jogadores profissionais fazem com frequência é aquela velha máxima de “dar um passo para trás para depois dar dois para frente”. Conforme já falamos antes, os grinders do poker que possuem mais sucesso adotam uma visão conservadora e conhecem sobre mãos de poker.

Muitas vezes, quando eles aumentam seus limites e passam a entrar em mesas mais caras, eles acabam tendo prejuízos, pois o nível de seus novos oponentes é maior. Dessa forma, os mais inteligentes, para poupar seu planejamento financeiro, recuam a limites de aposta mais baixos, onde são lucrativos, até que tenham uma banca mais forte para aguentar a variância maior dos limites mais altos.

O mesmo conceito pode ser aplicado nos negócios, inclusive nas micro-empresas. Um exemplo disso é quando uma empresa de produtos artesanais começa a ter muitos pedidos, decide fazer novas contratações para dar conta da demanda, amplia sua produção, mas por consequência, acaba tendo que aumentar os preços e vendendo menos do que o planejado por causa disso.

Agora, além dos custos que a empresa já tinha, ela tem custos novos, mas por conta do preço maior, não consegue ser tão competitiva quanto antes. Nesse caso, é melhor dar uma “freada” no crescimento e voltar a fabricar artesanalmente até que se tenha caixa o bastante para lidar com essas flutuações. Não tem nada de errado em voltar atrás por um breve período de tempo até que se entenda melhor o mercado.

Crescimento sustentável

No fim das contas, esses diversos conceitos que os jogos online podem nos ensinar resumem a máxima do crescimento sustentável. No mundo moderno, há diversas variáveis que podem impactar as finanças, sejam elas corporativas ou domésticas e os profissionais de jogos online entendem essa aleatoriedade como ninguém. Por isso, certificam-se de estarem preparados para elas.

Não importa se você administra as economias de casa ou de uma multinacional, estar preparado para fatores alheios ao seu controle é fundamental para manter uma gestão financeira sólida e esse conhecimento os profissionais dos jogos online têm de sobra.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista e pedestre ficam feridos em acidente na Estrada de Porto Acre

Publicado

em

Colisão ocorreu em trecho escuro e de pista estreita; vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro

O motociclista Marcelo Gonçalves da Silva, de 42 anos, e o pedestre Lirvini Antony Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, ficaram feridos após uma colisão na noite desta quinta-feira (30), na altura do km 30 da Rodovia AC-10, nas proximidades da Vila do Incra, em Porto Acre.

De acordo com relatos de moradores, Marcelo pilotava uma motocicleta Honda Fan 125 vermelha no sentido Porto Acre/Vila do Incra quando, ao fazer uma curva, atingiu Lirvini, que caminhava pelo acostamento a caminho de casa. A falta de iluminação e a pista estreita podem ter sido fatores que contribuíram para o acidente.

Com o impacto, o motociclista sofreu escoriações no rosto e nos braços, além de um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado e perda momentânea de consciência. Já Lirvini teve escoriações no joelho esquerdo e um edema com suspeita de fratura no tornozelo.

Motoristas que passavam pelo local prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ambas foram internadas em estado estável.

A Polícia de Trânsito esteve no local para isolar a área e realizar a perícia. A motocicleta foi removida da rodovia após os procedimentos necessários.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Tarauacá

Publicado

em

Suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao avistar a guarnição, mas foi detido com 67 trouxinhas de cocaína

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (30), Pablo da Silva Oliveira, de 24 anos, por tráfico de drogas na Baixada do Habitasa, em Rio Branco. O suspeito havia chegado recentemente do município de Tarauacá e já possuía passagens pela polícia por tráfico e participação em organização criminosa.

Durante patrulhamento na Rua Bolívia, uma guarnição do 1° Batalhão avistou Pablo jogando um saco plástico por cima de uma cerca. Devido ao histórico de tráfico de drogas na região, os policiais imediatamente localizaram o material descartado e abordaram o suspeito.

Na revista, foram encontradas 37 trouxinhas de cocaína e um celular. Após uma busca mais detalhada no local, os policiais encontraram um pote contendo mais 30 invólucros da mesma substância, além de um invólucro de maconha e uma balança de precisão.

Diante das evidências, Pablo foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é agredido pelo irmão após discussão durante bebedeira em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atingida com um celular na cabeça e golpeada com cabo de enxada

Jackson Costa de Souza, de 20 anos, foi agredido pelo próprio irmão após uma discussão na noite desta quinta-feira (30), em uma residência no bairro 6 de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relatos de familiares, Jackson estava ingerindo bebida alcoólica quando decidiu ir até a casa do irmão. No local, uma discussão entre os dois começou e, em meio ao desentendimento, o irmão da vítima arremessou um celular contra sua cabeça, causando um corte profundo.

A briga evoluiu para uma luta corporal e, para se defender, o agressor pegou um cabo de enxada e golpeou Jackson, que sofreu ferimentos e reclamava de dores no quadril e nas costas.

Após a agressão, o jovem correu para a casa da mãe e pediu ajuda. Um motorista de aplicativo foi acionado e o levou ao pronto-socorro de Rio Branco, onde recebeu atendimento médico. Seu estado de saúde era estável.

A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas, e o caso não será investigado.

Comentários

Continue lendo