Geral
O que os jogos online podem nos ensinar sobre gestão financeira?

Fonte: Unsplash
Quem é responsável pela gestão financeira de uma empresa, ou até mesmo pelo orçamento doméstico, sabe que há diversas variáveis que têm que ser levadas em consideração na hora de fazer um bom planejamento. Existem vários tipos de treinamentos realizados por CFO’s e até mesmo doutrinas que visam minimizar impactos de crises econômicas e manter o caixa de uma companhia forte o bastante para enfrentar quaisquer adversidades.
No entanto, os desafios permanecem. Não há uma fórmula mágica que faça o planejamento financeiro de uma empresa estar imune a qualquer cenário, mesmo com as melhores mentes corporativas trabalhando para isso. É nessas horas que diferentes métodos, às vezes até os menos convencionais, podem fazer sentido e salvar uma empresa ou até mesmo proporcionar um plano financeiro mais sólido.
Neste artigo, nós vamos explicar como os jogos online podem ensinar um bom modelo de gestão financeira. Nos últimos anos, jogos como o poker online, por exemplo, vem sendo extremamente lucrativos para jogadores que sabem aplicar bons princípios administrativos. Confira como os jogadores profissionais de poker administram suas bancas e como isso pode ajudar a sua própria gestão financeira!
Visão conservadora
Quem assiste filmes ambientados em Las Vegas, pode pensar que a intenção de jogos como o poker é ser emocionante e arriscado, mas hoje em dia, essa visão não faz mais sentido. Para um jogador de poker profissional manter-se em tempos de variância, é preciso que ele adote uma visão conservadora com sua banca, ou bankroll, como eles costumam dizer.
Isso significa que, se ele jogar torneios de poker de R$100, por exemplo, ele precisa ter, no mínimo, 50 vezes esse valor no caixa, ou seja, R$5.000. Isso acontece porque apesar do poker ser um jogo de habilidade e não de azar, uma pequena parte dele ainda conta com a aleatoriedade.
Para “driblar” essa variância, é preciso sobreviver às longas marés de má sorte no curto prazo, e a chave para isso é ter uma banca confortável, que permita com que seu caixa sobreviva até mesmo aos piores cenários.
Em um orçamento empresarial ou até mesmo doméstico, o recomendável é que essa máxima também seja seguida à risca. Antes de abrir uma nova filial, uma nova empresa, ou até mesmo se comprometer com prestações de um novo carro, é interessante que essas variáveis sejam colocadas em consideração e que se esteja preparado para o pior cenário. Se a nova filial ou empresa não der lucros por dois anos, por exemplo, você ainda terá caixa para sobreviver a esse período?
Essas perguntas mais conservadoras podem ser cruciais para evitar que você se endivide. Saber que uma série de reveses podem ocorrer, ajuda a tomar decisões financeiras mais sensatas até mesmo dentro do orçamento doméstico, evitando gastos que comprometem muito seu orçamento. Esse tipo de mentalidade é o que faz jogadores online sobreviver e serem lucrativos a longo prazo, pois nesse mercado, uma gestão mais agressiva é simplesmente um risco desnecessário.
Saber aplicar o Stop Loss
Em suas sessões de jogos online, os melhores jogadores estipulam um limite de perdas e aplicam a disciplina necessária para segui-lo. Se um profissional de poker, por exemplo, investiu 10% da sua banca naquela sessão e não está dando retorno, ao invés de buscar reaver o prejuízo, correndo risco de perder mais dinheiro ou tomar decisões ruins procurando recuperar-se, ele simplesmente encerra a sessão e minimiza suas perdas.
Depois disso, eles ainda analisam suas mãos, estudam o que fizeram de errado, e só depois disso, voltam a jogar. Esse conceito, chamado de Stop Loss, também é aplicado no mercado financeiro. Quando se compra novas ações, os investidores já estipulam que se elas forem desvalorizadas até certo limite, será melhor vendê-las.
Quem administra várias empresas, visando expandir seus negócios, pode aprender essa lição de uma maneira amarga, mas nem sempre tem que ser desse jeito. Em vez de investir em diversos setores, buscando alguma “oportunidade mágica” que seja extremamente lucrativa em um curto prazo, pode-se simplesmente “parar as suas perdas”, fazer um estudo maior do mercado, e repensar o seu modelo de administração.
Dessa forma, é possível repaginar as políticas da empresa e fazer investimentos mais inteligentes nos negócios que você já administra. Além disso, com essa “parada estratégica” você terá mais tempo para implementar mudanças e até achar um novo mercado mais atrativo, ao invés de mergulhar em mais uma aventura e continuar perdendo dinheiro com investimentos novos.
Recuar agora para avançar depois
Outra coisa que jogadores profissionais fazem com frequência é aquela velha máxima de “dar um passo para trás para depois dar dois para frente”. Conforme já falamos antes, os grinders do poker que possuem mais sucesso adotam uma visão conservadora e conhecem sobre mãos de poker.
Muitas vezes, quando eles aumentam seus limites e passam a entrar em mesas mais caras, eles acabam tendo prejuízos, pois o nível de seus novos oponentes é maior. Dessa forma, os mais inteligentes, para poupar seu planejamento financeiro, recuam a limites de aposta mais baixos, onde são lucrativos, até que tenham uma banca mais forte para aguentar a variância maior dos limites mais altos.
O mesmo conceito pode ser aplicado nos negócios, inclusive nas micro-empresas. Um exemplo disso é quando uma empresa de produtos artesanais começa a ter muitos pedidos, decide fazer novas contratações para dar conta da demanda, amplia sua produção, mas por consequência, acaba tendo que aumentar os preços e vendendo menos do que o planejado por causa disso.
Agora, além dos custos que a empresa já tinha, ela tem custos novos, mas por conta do preço maior, não consegue ser tão competitiva quanto antes. Nesse caso, é melhor dar uma “freada” no crescimento e voltar a fabricar artesanalmente até que se tenha caixa o bastante para lidar com essas flutuações. Não tem nada de errado em voltar atrás por um breve período de tempo até que se entenda melhor o mercado.
Crescimento sustentável
No fim das contas, esses diversos conceitos que os jogos online podem nos ensinar resumem a máxima do crescimento sustentável. No mundo moderno, há diversas variáveis que podem impactar as finanças, sejam elas corporativas ou domésticas e os profissionais de jogos online entendem essa aleatoriedade como ninguém. Por isso, certificam-se de estarem preparados para elas.
Não importa se você administra as economias de casa ou de uma multinacional, estar preparado para fatores alheios ao seu controle é fundamental para manter uma gestão financeira sólida e esse conhecimento os profissionais dos jogos online têm de sobra.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende suspeito por porte ilegal de arma e tráfico de drogas em Mâncio Lima
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Mâncio Lima, em trabalho conjunto com a Polícia Militar, prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira, 20, um indivíduo pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

A ação foi coordenada pelo delegado Marcílio Laurentino, que informou que, desde as primeiras horas do dia, as forças de segurança vêm intensificando operações com o objetivo de localizar e prender foragidos da Justiça, além de indivíduos envolvidos com facção criminosa, roubos e furtos na região.
Segundo as informações repassadas à polícia, o suspeito estaria dando apoio logístico a uma facção criminosa, auxiliando na prática de roubos no município de Mâncio Lima e escondendo foragidos da Justiça.

Durante a abordagem policial, o indivíduo tentou fugir em uma motocicleta, mas foi rapidamente interceptado pelas equipes. Na revista pessoal, os policiais encontraram em sua cintura um revólver calibre .22. Em seguida, durante buscas realizadas no quintal da residência, foi localizada droga do tipo “skunk”, caracterizando o crime de tráfico de entorpecentes.
A motocicleta apreendida também é suspeita de ter sido utilizada em um roubo de outra motocicleta, ocorrido no último sábado no município de Cruzeiro do Sul, fato que será devidamente apurado no decorrer das investigações.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Mâncio Lima, onde foi autuado em flagrante. Após os procedimentos legais, ele será encaminhado para audiência de custódia, ocasião em que o Poder Judiciário decidirá sobre a manutenção da prisão ou eventual concessão de liberdade, conforme prevê a legislação.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Polícia Militar recupera motocicleta e apreende arma após roubo em Sena Madureira
Crime ocorreu às margens da BR-364; suspeito fugiu, mas deixou para trás veículo, objetos roubados e uma escopeta
A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão (8º BPM), recuperou uma motocicleta, diversos objetos e apreendeu uma arma de fogo durante uma ocorrência de roubo registrada na noite desta segunda-feira (19), em Sena Madureira, no interior do estado. A ação policial ocorreu nas proximidades do Ramal do Jacamim, às margens da BR-364, no km 01, sentido Rio Branco.
Segundo informações repassadas pela PM, a guarnição foi acionada via 190 após um entregador de uma distribuidora denunciar que havia sido rendido sob ameaça de arma de fogo. Durante a ação criminosa, o suspeito subtraiu uma motocicleta, dois aparelhos celulares, além de cervejas e cigarros.
Após o chamado, os policiais realizaram buscas imediatas na região e conseguiram localizar todos os bens roubados em curto espaço de tempo. Durante as diligências, também foi apreendida uma arma de fogo do tipo escopeta, que teria sido utilizada pelo criminoso durante o roubo.
Apesar do êxito na recuperação do material e na apreensão da arma, o autor do crime não foi localizado, não havendo prisão em flagrante. Todo o material recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, que ficará responsável pelos procedimentos legais e pela continuidade das investigações.
Comentários
Geral
Sem feridos: Carro perde o controle e atinge motocicleta em Xapuri

Acidente ocorreu nas proximidades do quartel da Polícia Militar; apesar do susto, não houve registro de feridos
Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira (20), em Xapuri, quase em frente ao quartel da Polícia Militar. Um veículo modelo Fiat Uno, de cor prata e placas OXP-8620, perdeu o controle e acabou atingindo uma motocicleta Honda XRE, placa OXP-4519.
De acordo com informações preliminares, o condutor do Fiat Uno seguia da Ponte da Sibéria em direção ao centro da cidade quando o veículo teria apresentado falha no sistema de freios. Desgovernado, o carro fez uma curva brusca à esquerda e colidiu com a motocicleta.
Os envolvidos, um jovem e um homem mais velho, não identificados, não sofreram ferimentos. Segundo relatos, o motociclista conseguiu reagir rapidamente e escapar do impacto direto, evitando consequências mais graves.
Apesar do acidente, não houve registro da presença de autoridades policiais ou de trânsito no local até o momento, nem confirmação sobre o registro de boletim de ocorrência. As circunstâncias do sinistro seguem sem apuração oficial.







Você precisa fazer login para comentar.