fbpx
Conecte-se conosco

Geral

“O novo coronavírus é um adversário a ser vencido com bom senso, empatia, equilíbrio e união”, dizem governadores

Publicado

em

O governador Gladson Cameli se reuniu, virtualmente, com os governadores de todos os estados brasileiros na tarde desta quarta-feira, 25, para discutir ações de combate ao novo coronavírus. A videoconferência foi realizada depois do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro realizado na noite de terça-feira, 24, quando Bolsonaro criticou governadores por medidas de restrições que estão sendo adotadas para minimizar os efeitos da pandemia.

Videoconferência foi realizada na tarde desta quarta-feira Foto: Diego Gurgel/Secom

Gladson voltou a falar que a prioridade do governo do Acre é salvar vidas. “Os casos da Covid-19 estão aumentando no Acre. Vamos continuar tomando as medidas que forem necessárias para salvar vidas. “Assuntos relevantes foram definidos. Na Carta definimos como prioridade a saúde pública da nossa população. Apresentei junto aos colegas a proposta de compra consorciada de medicamentos e insumos necessários para conter a pandemia do Covid-19 no nosso país, pois unidos poderemos obter descontos na aquisição desses produtos””, disse o governador durante a videoconferência do Fórum dos Governadores.

Desta forma, o governo do Acre mantém todas as medidas necessárias adotadas no sentido de resguardar o isolamento social visando promover a quebra da linha de contágio. Durante o encontro, o governador Gladson propôs que fossem criados mecanismos para compras consorciadas entre os estados. “Conversei com vários deputados federais do Acre, nossa sugestão é fazer compras em conjunto, traçarmos os trâmites legais”, destacou.

Já o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a importância da definição de um posicionamento de colaboração entre os governadores. “Há a necessidade de fazer regramento em questões conflitantes, precisamos de caminhos que deem legalidade às ações”, defendeu.

Após a explanação dos representantes dos estados foi elaborada uma Carta dos Governadores do Brasil.

Dentre as solicitações pactuadas pelos governadores está a suspensão, pelo período de 12 meses, do pagamento da dívida dos Estados com a União, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de organismos internacionais como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os governadores pedem, ainda, a abertura da possibilidade de quitação de prestações apenas no final do contrato, além da disponibilização de linhas de crédito do BNDES para aplicação em serviços de saúde e investimentos em obras.

Outra medida que consta na Carta é a adoção de políticas emergenciais capazes de mitigar os efeitos da crise sobre as parcelas mais pobres da população, principalmente no tocante aos impactos sobre o emprego e a informalidade, avaliando a aplicação da Lei nº 10.835, de 8 de janeiro de 2004, que institui a renda básica de cidadania, a fim de propiciar recursos destinados a amparar a população economicamente vulnerável.

Na área da saúde, os governadores pedem a ampliação do apoio do governo federal para a aquisição de equipamentos e insumos necessários à preparação de leitos, assistência da população e proteção dos profissionais de saúde.

“No que diz respeito ao enfrentamento da pandemia global, vamos continuar adotando medidas baseadas no que afirma a ciência, seguindo orientação de profissionais de saúde e, sobretudo, os protocolos orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, diz parte da Carta.

Outro desdobramento do encontro foi a definição de novas videoconferências, com a proposta de uniformizar métodos e definir novas ações consorciadas.

A primeira reunião conjunta de todos os governadores desde o início da crise causada pelo avanço da Covid-19 foi coordenada pelo governador de São Paulo, João Dória.

“Sem diálogo não venceremos a pior crise de saúde pública da história de nosso país. A nossa prioridade é salvar vidas. Estamos preocupados com as vidas de brasileiros em nossos estados. Preservando também empregos e o mínimo que a economia possa se manter ativa. Os estados estão conscientes disso e os governadores também”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Gonzaga visita Complexo do Café, Sítio Colonial e apresenta ao secretário de Feijó potencial da cafeicultura no Juruá

Publicado

em

Durante extensa agenda na região do Vale do Juruá na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou o Complexo Industrial do Café do Juruá, que será inaugurado em breve em Mâncio Lima.

Gonzaga também aproveitou para visitar o Sítio e Granja Colonial, em Mâncio Lima, propriedade que trabalha com produção e venda de hortaliças, polpas de frutas e carnes.

O deputado Gonzaga, que defende investimentos no agronegócio como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico do Acre, destacou o potencial de produção do estado e reforçou a parceria do Legislativo com o homem do campo. Sobre o Complexo Industrial do Café, o parlamentar afirmou que o espaço vai beneficiar centenas de cafeicultores.

“Estou muito feliz em ver que esse complexo está pronto para funcionar, aguardando somente a vinda do presidente ou vice-presidente da República para a inauguração. Esse espaço vai beneficiar todos os produtores de café da região do Juruá. Estamos com uma equipe da Prefeitura de Feijó que vieram conhecer como funciona o plantio de café para levar essa experiência até Feijó e também conhecer o complexo que veio para atender nossa região”, disse Gonzaga.

O secretário de Agricultura de Feijó, Ronaldo Reis, destacou que recebeu a missão do prefeito Railsson para conhecer de perto a produção do café no Juruá e levar a experiência para ser implantada nas propriedades rurais de Feijó. Ronaldo agradeceu ao deputado Gonzaga pelo apoio aos agricultores.

“Viemos conhecer as plantações de café de Mâncio Lima, pois acreditamos que Feijó também poderá se tornar um grande produtor de café. Queremos levar o que deu certo aqui para o nosso município. Isso vai levar novas oportunidades e melhoria de vida para nosso povo. Quero parabenizar o deputado Gonzaga pelo apoio ao homem do campo e agradecer ao nosso prefeito que tem o coração voltado para a agricultura familia. Assim como o açaí, o café vai aquecer nossa economia”, disse.

O presidente da Coopercafé, ex-deputado Jonas Lima, afirmou que o complexo vai atender do pequeno ao grande cafeicultor do Juruá. Jonas apresentou também a usina de placa solar que vai produzir energia para tocar as máquinas do complexo.

“Esse complexo terá capacidade para atender do pequeno produtor, com 500, mil sacos de café, até o grande produtor. Este ano temos o planejamento para secar aqui 20 mil sacas de café e gerar cerca de mil empregos. Essa indústria vai desenvolver toda a região do Juruá. Nós temos uma usina de placa solar que vai gerar 21 kwhs, pois temos um compromisso que esse projeto seja autossustentável”, destacou.

Nesta sexta-feira, Gonzaga visitou o Sítio e Granja Colonial, que emprega 20 funcionários, onde conheceu de perto o trabalho realizado por produtores que acreditam que o agronegócio pode mudar a vida de muitos acreanos.

“Em todas essas viagens que faço para acompanhar o homem do campo de perto e ouvir suas demandas eu me surpreendo cada vez mais com o trabalho do nosso povo. O Sítio e Granja Colonial é uma prova disso. Mostra que o nosso estado tem gente trabalhadora e potencial de produção para exportar nossos produtos para vários locais do mundo”, concluiu o parlamentar.

O gerente da propriedade, Igor de Souza Oliveira, explicou como funciona a produção no sítio e destacou que o Acre tem potencial para exportar seus produtos. Igor também agradeceu ao deputado Gonzaga por ouvir as demandas dos produtores e apoiar o homem do campo.

“Hoje estamos produzindo o caipirão, ovos, suínos, bovinos, peixe, côco, hortaliças e outras mais. O nosso estado tem grande potencial para produzir o que nosso povo necessita. Hoje acredito que temos capacidade de vender para fora e não comprar esses produtos. Aproveito para agradecer ao deputado Gonzaga por ouvir nossas demandas e vir aqui ver que estamos prosperando e gerando emprego”, disse.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Cristiano dos Santos Araújo, de 35 anos, foi flagrado com rifle calibre .22 e munições; suspeito já tem passagens por crimes anteriores.

Na madrugada desta sexta-feira (28), Cristiano dos Santos Araújo, de 35 anos, foi preso por porte ilegal de arma de fogo na Rua Praia Grande, no Loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco. A ação foi realizada por policiais militares do Tático do 2° Batalhão durante patrulhamento de rotina na região, que visava evitar confrontos entre organizações criminosas.

Ao avistar a viatura policial, Cristiano fugiu para dentro de uma residência e arremessou um objeto em uma área de mata nos fundos da casa. A equipe policial realizou o cerco e conseguiu detê-lo. Durante a busca, foi recuperado um rifle calibre .22, com nove munições intactas.

Cristiano já possui passagens pela polícia por porte ilegal de arma de fogo, receptação e envolvimento com organização criminosa. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com a arma e as munições apreendidas, para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar age rápido e prende autores de tentativa de homicídio em Feijó

Publicado

em

Na madrugada desta sexta-feira, 28/02, a guarnição de serviço foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio na BR-364, KM 82, sentido Manoel Urbano.

De acordo com as informações, a vítima identificada como D.P. (40 anos), trafegava em um caminhão quando foi surpreendida por um disparo de arma de fogo que atingiu seu rosto. Graças à ajuda de um motorista que passava no local, a vítima foi levada para o hospital em estado grave.

Nossos policiais, após colherem relatos, chegaram a dois indivíduos identificados como Idemátio Araújo de Santo, 26 anos e Ridiomaro Araújo de Souza, de 23 anos, que estariam envolvidos no ocorrido. Durante a abordagem, os suspeitos assumiram a participação no fato e a arma utilizada, uma espingarda calibre 32, foi apreendida.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Lembramos que a segurança é um compromisso de todos! Se você presenciar qualquer situação suspeita, entre em contato imediatamente com a Polícia Militar pelo 190.

Comentários

Continue lendo