Flash
Número de eleitores com 16 e 17 desaba pela metade em quatro anos
Pouco mais de 1,030 milhão de brasileiros com menos de 18 anos estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. O número é 55,4% menor em relação ao pleito de 2016, quando 2,3 milhões brasileiros com 16 ou 17 anos tiveram a chance de escolher seus representantes.
Com a mudança, o percentual de eleitores com menos de 18 anos passou a representar menos de 0,7% dos 147,9 milhões de brasileiros com direito de votar. Há quatro anos, os mais jovens correspondiam a 1,6% dos 144 milhões de eleitores.
A queda mais acentuada foi entre os cidadãos de 16 anos, com apenas 239.961 habilitados para comparecer às urnas. Há quatro anos, eram 833.333 autorizados a votar. Já o número de eleitores com 17 anos ficou 46,5% menor, passando de 1,47 milhão para pouco mais de 790 mil.
Na análise por sexo, as mulheres representam 50,58% (521.223) de todos os menores com permissão para exercer a cidadania nas eleições deste ano. Os demais 509.340 de cadastrados são homens.
Para o advogado especialista em Direito Eleitoral Tony Chalita, a queda pela metade no número de eleitores com menos de 18 anos, para o quais o voto ainda é facultativo, pode ter sido motivada pelo fechamento dos cartórios em função da pandemia do novo coronavírus e um desinteresse geral dos jovens com a política.
Voto facultativo
Apesar da queda no número menores na comparação com o pleito de 2016, a quantidade de eleitores cujo voto é facultativo cresceu 6,4%, de 13,6 milhões para 14,5 milhões. A alta foi puxada pelos eleitores mais velhos.
Ao analisar a evolução do eleitorado, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disse que o aumento ocorre devido ao envelhecimento populacional no Brasil.
“A redução no número de eleitores mais jovens e o aumento nos com maior idade revela a evolução demográfica do Brasil em que, felizmente para todos nós, embora ruim para a Previdência, as pessoas estão vivendo mais”, analisou Barroso.
O voto no Brasil é obrigatório para todos aqueles cidadãos com mais de 18 anos e menos de 70. Além dos menores de 18 e dos maiores de 70, o comparecimento às urnas também é facultativo para os analfabetos.
Comentários
Flash
Governo entrega madeira para reforma de passarelas em Epitaciolândia

Entrega de madeira para a reforma das passarelas de pedestres da Ponte José Augusto, que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. Foto: Felipe Freire/Secom
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizou na manhã deste sábado, 3, a entrega de madeira para a reforma das passarelas de pedestres da Ponte José Augusto, que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. A ação visa garantir mais segurança e condições adequadas de mobilidade para a população que transita diariamente entre os dois municípios.
Durante a entrega, o governador Gladson Camelí destacou o compromisso de sua gestão com a população e a importância da iniciativa. “Essa entrega é importante principalmente para garantir o direito de ir e vir de toda uma população. São ações que reforçam nosso compromisso com as prefeituras e mostram que com união conseguimos vencer desafios. A passarela da Ponte José Augusto é uma prioridade, pois oferece segurança para os pedestres que a utilizam todos os dias”, afirmou.
Segundo o presidente do Imac, André Hassem, a doação das madeiras atende a uma demanda urgente da população e visa garantir trafegabilidade segura. “As passarelas, que somam 240 metros — 120 metros de cada lado —, já estavam com trechos bastante comprometidos. Algumas tábuas já tinham caído, o que representava um risco. Estamos entregando esse material para que a prefeitura possa iniciar a troca imediata e garantir melhores condições aos pedestres e ciclistas”, destacou.
Comentários
Flash
Justiça mantém prisão de homem que forneceu moto e arma para assalto em Assis Brasil
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu, por unanimidade, manter a condenação de Cleiton Viera do Nascimento, acusado de envolvimento em um roubo ocorrido em Assis Brasil, na região de tríplice fronteira. A defesa do réu havia recorrido da sentença, mas teve o pedido negado.
Segundo os autos, Cleiton forneceu uma motocicleta de sua propriedade e um simulacro de arma de fogo para que outros homens praticassem um assalto a um estabelecimento comercial no município. Ele também recebeu parte do dinheiro roubado. O crime ocorreu no ano passado e, após a prisão dos assaltantes, a participação do acusado foi descoberta.
Cleiton foi condenado a 4 anos e 19 meses de reclusão por roubo majorado. A defesa alegou que os depoimentos que embasaram a condenação partiram de policiais que não estavam presentes no local do crime, mas o relator do processo entendeu que há provas suficientes da participação do réu, inclusive o uso de bens de sua propriedade no delito e o recebimento de parte do valor subtraído. Com a decisão, a pena foi mantida e o acusado continua preso.
Comentários
Flash
Governador Gladson Camelí prestigia amistoso em Epitaciolândia e participa das festividades pelos 33 anos do município
O município de Epitaciolândia, no Alto Acre, tem vivido dias de repleta celebração pelos seus 33 anos de emancipação política. E nesta sexta-feira, 2, um dos destaques da programação foi o amistoso de futebol entre a equipe local e o time Amigos do Nicolau Júnior, realizado no Estádio Municipal e prestigiado pelo governador Gladson Camelí, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior, e pelo prefeito Sérgio Lopes.

Amistoso de futebol entre a equipe local e o time Amigos do Nicolau Júnior. Foto: Felipe Freire/Secom
Animado com o clima festivo, Camelí destacou a importância de estar próximo da população e participar diretamente das comemorações municipais. “Participar de eventos como esse em Epitaciolândia é fazer parte da nossa história. É um povo empreendedor, determinado. Eu fiz questão de estar presente com o prefeito Sérgio, a quem agradeço pela recepção. Hoje temos o rodeio, o show e amanhã a cavalgada. Está prometendo muito aqui no Alto Acre”, afirmou o governador sem esconder a energia de participar dos eventos.
O presidente da Assembleia Legislativa e realizador do amistoso, Nicolau Júnior, também enfatizou o momento de celebração e o reconhecimento ao trabalho da gestão municipal.

Epitaciolândia, no Alto Acre, tem vivido dias de repleta celebração pelos seus 33 anos de emancipação política. Foto: Felipe Freire/Secom
Animado com o clima festivo, Camelí destacou a importância de estar próximo da população e participar diretamente das comemorações municipais. “Participar de eventos como esse em Epitaciolândia é fazer parte da nossa história. É um povo empreendedor, determinado. Eu fiz questão de estar presente com o prefeito Sérgio, a quem agradeço pela recepção. Hoje temos o rodeio, o show e amanhã a cavalgada. Está prometendo muito aqui no Alto Acre”, afirmou o governador sem esconder a energia de participar dos eventos.
O presidente da Assembleia Legislativa e realizador do amistoso, Nicolau Júnior, também enfatizou o momento de celebração e o reconhecimento ao trabalho da gestão municipal.

Governador Gladson Camelí, presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior, e pelo prefeito Sérgio Lopes. Foto: Felipe Freire/Secom
O prefeito Sérgio Lopes, que também é delegado da Polícia Civil, participou ativamente da organização do evento e comandou diretamente o time da instituição no amistoso. Para ele, o momento é de alegria e reconhecimento à história do povo.
“Temos muitos motivos para celebrar esses 33 anos. É uma data simbólica para esse povo aguerrido. A presença do governador, do deputado Nicolau e de tantas autoridades é uma demonstração de carinho com nossa cidade. Estão todos convidados a participar dessa grande festa”, declarou o gestor.

Camelí continua sua peregrinação pelos municípios estando próximo da população. Foto: Felipe Freire/Secom
Além do amistoso, as comemorações incluem a realização do tradicional Circuito Country, com rodeio, shows e a esperada cavalgada, que deve reunir moradores de toda a região do Alto Acre.
Você precisa fazer login para comentar.