Conecte-se conosco

Acre

Novos defensores públicos começam a trabalhar no dia 22 de abril pelo interior

Publicado

em

A Defensoria Pública do Acre começou a distribuir os defensores públicos, aprovados no último concurso, pelo interior do Acre. A lotação dos profissionais foi divulgada no Diário Oficial do Estado. Eles começarão o exercício no dia 22 de abril. Ao todo são doze novos defensores.

Os novos profissionais representam uma conquista tanto para o órgão, por possuir defasagem no quadro de servidores, quanto para a população que muitas vezes não recebe o atendimento adequado.

Defensores públicos foram empossados em março (Foto: Ângela Peres)

Defensores públicos foram empossados em março (Foto: Ângela Peres)

Embora a problemática da falta de servidores englobe todo o Estado, em Cruzeiro do Sul é que se encontra as precárias condições. Lá, a defensoria teve as portas fechadas por falta de pessoal e material para atendimento ao público.

Com a gravidade do caso, uma greve geral chegou a ser articulada pela categoria no intuito de pressionar o governo do Estado a abrir negociações para melhorar a situação. As reuniões ainda acontecem.
Na ocasião, em visita ao Acre, o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, André Castro, revelou que a Defensoria Pública do Acre tem cinco vezes menos investimentos por parte do governo do Estado do que as defensorias dos outros estados brasileiros.

O Acre conta hoje com 49 defensores. Com as nomeações, aumentará para 61.

Os defensores foram empossados no dia 18 de março, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Veja a lotação dos defensores


– Defensor público Marco Túlio Rodrigues Lopes será lotado na unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Cruzeiro do Sul-AC, para atuar perante a 1ª Defensoria Criminal;

-Defensor público José Raphael Silvérico será lotado na unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Cruzeirodo Sul-AC, para atuar perante a 2ª Defensoria Criminal com Atribuições Cíveis;

– Defensor público Dianslei Gonçalves Santana será lotado na Unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Cruzeiro do Sul-AC, para atuar perante a 1ª Defensoria Cível com Atribuições para o Presídio de Cruzeiro do Sul-AC;

– Defensor público Bruno José Vigato será lotado na Unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Cruzeiro do Sul-AC, para atuar perante a 2ª Defensoria Cível de Cruzeiro do Sul e Designação para municípios circunvizinhos;

– Defensor público Gilberto Leite Campelo será lotado na Unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Tarauacá, para atuar perante a 1ª Defensoria Cível e Criminal;

– Defensora pública Natália Lima fontenele será lotada na Unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Feijó, para atuar perante a 1ª Defensoria Cível e Criminal;

– Defensor Público Daniel Souza Faria será lotado na Defensoria Pública do Estado do Acre, em Plácido deCastro, para atuar perante a 1ª Defensoria Cível e Criminal;

– Defensor Público Henrique da Costa Sennem será lotado na Defensoria Pública do Estado do Acre, em Brasiléia, para atuar perante a 1ª Defensoria Cível e Criminal;

– Defensor público Luiz Alberto Magalhães Feitosa será lotado na unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Epitaciolândia-, atuar perante a 1ª Defensoria Cível e Criminal;

– Defensora pública Fernanda Santos Nascimento será lotada na Unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, de Xapuri, para atuar perante a 1ª Defensoria Cível e Criminal;

– Defensora pública Thaís Maria Oliveira de Araújo será lotada na unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Sena Madureira, para atuar perante a 1ª Defensoria Cível;

– Defensor público Bruno Bispo de Freitas será lotado na unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Sena Madureira, atuar perante a 1ª Defensoria Criminal.

Por Ana Paula Batalha, do Site Agazeta.net

 

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Jovem fica ferido após queda de moto durante suposto racha em arena esportiva de Rio Branco

Publicado

em

Acidente ocorreu na Arena Race, na Estrada do Quixadá; vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro

Um jovem de 21 anos ficou ferido após sofrer uma queda de motocicleta na noite desta quinta-feira (18), na Arena Race de Esportes Radicais, localizada no km 3 da Estrada do Quixadá, na região do bairro São Francisco, em Rio Branco.

A vítima foi identificada como João Ícaro Sousa Araújo, que conduzia uma motocicleta Honda Fan 150, de cor vermelha. Segundo informações apuradas no local, o jovem participava de um suposto racha com outro motociclista quando, ao retornar pela pista, perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma placa da Arena Race, situada no início do trajeto.

Com a força do impacto, a motocicleta atingiu a estrutura e João Ícaro foi arremessado por cima da placa, caindo violentamente ao solo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico, que prestou os primeiros atendimentos ainda no local antes de encaminhar a vítima ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

No hospital, o jovem foi entregue ao setor de Traumatologia, onde foram constatados um corte no joelho direito, ferimento na cabeça e a amputação de uma unha do pé direito. Apesar das lesões, o estado de saúde do motociclista foi considerado estável.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

OAB/AC ajuíza ACP contra o Detran: “obstáculos ao exercício da advocacia”

Publicado

em

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, anunciou o protocolo de uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), em virtude de uma série de exigências que geram obstáculos ao exercício da advocacia em processos administrativos do órgão. No processo, consta ainda um pedido de antecipação de tutela.

Baseado na defesa das prerrogativas, Rodrigo Aiache argumenta que o Detran vem exigindo a apresentação de documentos originais ou cópias autenticadas e a aceitação exclusiva de assinatura eletrônica efetuada pelo GOV.BR — negando a validade de assinaturas de outras plataformas. Além disso, aponta a falta de um sistema eletrônico de protocolos, o que obriga os profissionais a realizarem o procedimento exclusivamente de forma física.

Para o presidente da Seccional acreana, existe uma grave violação do Estatuto da Advocacia, o que dificulta a defesa dos clientes.

“A Portaria 1.119 do Detran, infelizmente, ofende diversas prerrogativas e não podemos tolerar que isso aconteça. O advogado tem fé pública, não necessitando apresentar originais ou cópias autenticadas. Tentamos resolver por via administrativa, mas não houve resultado; por isso, ajuizamos o processo e não vamos retroceder”, finalizou Rodrigo Aiache.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre realiza pagamento da segunda parcela do 13º salário

Publicado

em

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Seguindo o cronograma anunciado pelo governador Gladson Camelí, o governo do Acre efetuou, nesta sexta-feira, 19, o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos mais de 56 mil servidores públicos estaduais, entre ativos, aposentados e pensionistas. Os valores já estão creditados nas contas, reafirmando o compromisso da gestão com a pontualidade e a valorização do funcionalismo público.

O pagamento contribui diretamente para o aquecimento da economia local neste período de fim de ano, fortalecendo o comércio e garantindo mais tranquilidade financeira às famílias acreanas.

O governador Gladson Camelí destacou que a regularidade do calendário salarial é resultado de uma gestão responsável e comprometida com os servidores públicos. “Os servidores são os grandes diamantes do Estado. Manter os salários e o 13º em dia é um compromisso inegociável, que demonstra respeito, responsabilidade e cuidado com quem dedica seu trabalho ao desenvolvimento do Acre”, ressalta.

O salário referente ao mês de dezembro seguirá o cronograma já divulgado: dia 27 de dezembro para correntistas do Banco do Brasil e dia 29 de dezembro para servidores que recebem por outras instituições financeiras.

Os contracheques estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado do Acre e no aplicativo MeuAC.

Comentários

Continue lendo