fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Novo secretário de Justiça e Segurança Pública é anunciado pelo governo do Acre

Publicado

em

O governador Gladson Cameli confirmou, nesta sexta-feira, 30, o nome do coronel da reserva da Polícia Militar do Acre, José Américo de Souza Gaia, como novo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública

José Américo de Souza Gaia, como novo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Foto: Cedida)

Com vasto conhecimento na área, Gaia substituirá o também coronel da reserva da PM, Paulo Cézar Rocha dos Santos, que, por decisão própria, decidiu entregar o cargo. O gestor estava à frente da pasta desde janeiro de 2019 e foi responsável por avanços históricos na instituição.

“Gostaria de agradecer o coronel Paulo Cézar por todo seu empenho e dedicação nestes últimos quatros anos. Profissional sério e muito competente, o governo do Estado ganhou muito com a contribuição que ele deu para a Segurança Pública. Ao mesmo tempo, desejo as boas-vindas ao novo secretário, coronel Gaia, que é um militar extremamente preparado para conduzir esta importante pasta”, afirmou o governador Gladson Cameli.

O novo secretário possui mais de 20 anos de experiência em administração e gestão de Segurança Pública. Já foi subcomandante da Polícia Militar acreana e exerceu funções de comando na segurança de grandes eventos internacionais, como a Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo, em 2014. Atualmente, ocupava o cargo de diretor da Força Nacional, em Brasília (DF).


À sociedade acreana, aos meus colegas gestores das Forças do Sistema de Segurança Pública, aos abnegados servidores da SEJUSP, a todos os operadores de segurança, aos meus amigos e, especialmente, a minha família,

Ao deixar ‘a pedido’ o cargo de Secretário Estadual de Justiça e Segurança Publica, venho a público agradecer inicialmente ao Governador Gladson Cameli pela oportunidade que me foi confiada para servir ao povo acreano.
Frise-se, que foi um período intenso, de muita dedicação e de pouco descanso, porém extremamente gratificante, em razão de ter acompanhado a dedicação dos operadores do sistema à causa da segurança pública e a incansável entrega dos servidores da SEJUSP para carrear melhorias logísticas, tecnológicas, sistêmicas e gestacionais para todos os órgãos que integram o referido sistema.
Ao meu sucessor e amigo, Cel PM Gaia, oficial exemplar e que detém um capital intelectual notável, deixo um sistema eivado de iniciativas estruturantes e com entregas agendadas no decorrer dos próximos seis meses que robustecerão as Forças de Segurança.
Por fim, a toda a sociedade muito obrigado e desculpe se não consegui atender as expectativas inerentes ao cargo.

Paulo Cézar Rocha dos Santos

Comentários

Continue lendo

Extra

Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes

Publicado

em

O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.

Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.

Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.

Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.

Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.

Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco

Publicado

em

Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).

A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.

Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.

O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.

A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.

O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.

Publicado

em

Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.

A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.

A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.

A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.

 

Comentários

Continue lendo