Cotidiano
Novilha de quase 400 kg cai em poço com mais de 5 metros e é resgatada com vida pelos bombeiros
Animal foi resgatado com vida e, aparentemente, sem ferimentos. Novilha caiu dentro do poço de aproximadamente 5 metros no domingo (23) no bairro Apolônio Sales, em Rio Branco.

Novilha caiu dentro de um poço de aproximadamente 5 metros no domingo (23) no bairro Apolônio Sales, em Rio Branco — Foto: Asscom/1º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre
Por Aline Nascimento
Uma equipe do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiro do Acre montou uma operação para retirar uma novilha de dentro de um poço de mais de 5 metros de profundidade. O animal, que pesa quase 400 quilos, caiu no local domingo (23) no bairro Apolônio Sales, em Rio Branco.
Após mais de duas horas de trabalho, o animal foi resgatado com vida e, aparentemente, sem ferimentos. O poço estava seco.
O Corpo de Bombeiro informou que a equipe utilizou o sistema multiplicador de força usando uma árvore, que fica ao lado do poço, como ancoragem para retirar o animal com segurança. Imagens gravadas no local mostram os bombeiros amarrando a novilha.
“O sistema utilizado para a retirada do animal distribui o peso, diminuindo a força a ser empregada pelos militares”, destacou a assessora de comunicação dos bombeiros, Laiza Luz.

Animal foi retirado por bombeiros no domingo (23) – Foto: Asscom/1º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre
Comentários
Cotidiano
Sena Madureira registra aumento de internações por pneumonia nos primeiros dias de 2026
Hospital local contabilizou seis pacientes internados, incluindo crianças; casos mais graves foram transferidos para Rio Branco

Pneumonias bacterianas geralmente exigem antibióticos, enquanto as virais podem demandar apenas acompanhamento médico e cuidados de suporte. Casos mais graves podem necessitar de internação hospitalar. Foto: captada
Os primeiros dez dias de janeiro de 2026 registraram um aumento preocupante de internações por pneumonia em Sena Madureira, no interior do Acre. Segundo dados do Hospital João Câncio Fernandes, ao menos seis pessoas — entre adultos e crianças — foram internadas para tratamento da doença, com alguns casos sendo transferidos para o Pronto-Socorro de Rio Branco para atendimento especializado.
O cenário reforça a importância da vacinação contra a grive, disponível nas unidades básicas de saúde do município, como medida preventiva para evitar complicações respiratórias. A pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo mais grave em crianças, idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa.
O tratamento varia de acordo com a causa da doença, podendo incluir o uso de antibióticos em casos bacterianos ou apenas suporte clínico em infecções virais. Casos mais severos exigem internação. Além da vacinação, medidas como higiene frequente das mãos, evitar o tabagismo e manter hábitos saudáveis são recomendadas para prevenção.
A direção do hospital orienta que a população procure atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, tosse com secreção, falta de ar e dor no peito, para que o diagnóstico e o tratamento adequados sejam iniciados rapidamente.
Comentários
Cotidiano
Nível do Rio Acre cai e segue distante da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou leve redução na manhã deste sábado (10), em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 5h25 o manancial marcou 9,49 metros, registrando tendência de vazante.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuvas acumulado na capital foi de 9,80 milímetros. Apesar das precipitações, o nível do rio permanece bem abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros.




Você precisa fazer login para comentar.