Acre
Noite Gospel leva público de 10 mil pessoas na primeira noite de Expolândia
Um público jamais visto em evento evangélico compareceu na Abertura Oficial da 1ª Expolândia Feira de Agronegócios de Epitaciolândia, segundo informações da Organização do Evento cerca de 10 mil pessoas participaram da já tradicional Noite Gospel que marca o inicio dos festejos em alusão ao aniversário de Epitaciolândia.
Apresentaram no início da noite desta quinta-feira dia 25 Artista locais do mundo gospel, em primeiro a Banda Ásimos da Igreja Católica, em seguida a Dupla Marcos e Maria, Cantor Paulinho Filgueira, Banda Koinnia da Igreja Assembléia de Deus, a Cantora Sarah Mendes e Paolo Almeida, dando seqüência a programação os Pastores juntamente com o padre de Epitaciolândia fizeram uma oração abençoando as 05 noites de festa.
O Prefeito André Hassem fez uso da palavra para declarar aberta oficialmente a 1ª Expolândia Feira de Agronegócios de Epitaciolândia, após a queima de fogos anunciando os festejos o Prefeito falou da importância das parcerias para a realização de um evento tão grandioso como a Expolândia, “Estamos muitos felizes e emocionados por ver que o público atendeu nosso chamado e compareceu em massa em nosso evento, só temos que agradecer a primeiramente a Deus e todos que nos ajudaram a preparar essa festa tão grandiosa e importante para nossa região, não tenho dúvidas que a Expolândia em breve será a maior festa de Agronegócios do Estado Acre, finalizou André Hassem.
E, para fechar a noite com chave de ouro a Banda Som e Louvor direto de Fortaleza Ceará agitou a multidão até as 3 horas da manhã.
HISTÓRICO DE EPITACIOLÂNDIA
A sede se estabeleceu nas terras do antigo Seringal Bela Flor, na margem direita do rio Acre. Em 1992, a partir de uma divisão do município de Brasiléia, foi elevada a categoria de município, mas com as duas sedes separadas apenas por um rio. Sua área urbana também é contígua com a cidade de Cobija, capital do estado de Pando, na Bolívia. Estas três cidades juntas abrigam uma população de cerca de 50 mil habitantes, sendo que as 02 brasileiras formam o terceiro conglomerado urbano do estado do Acre.
O nome Epitaciolândia se originou da junção do nome “Epitácio” – em homenagem ao Presidente da República, Epitácio Pessoa– e o sufixo “lândia”, que significa “terra de…”. Representa a época em que a localidade passou a categoria de Vila Epitácio Pessoa.
Por volta do ano de 1958, a vila se desenvolveu para um pequeno vilarejo, com locais comerciais, igrejas e escolas. Posteriormente, se instalaram a Subdelegacia, a Subprefeitura, a 4a Companhia Especial de Fronteira, o Campo de Aviação e o Posto de Fiscalização de tributos na fronteira. A Vila Epitácio Pessoa adquiriu, então, condições para se transformar em município. Na gestão do governador Edmundo Pinto, amparado pela lei que criou 10 novos municípios no Estado do Acre. Atualmente são 22 municípios. No dia 13 de abril de 1992 realizou-se um Plebiscito sobre a criação do município, onde a população da vila foi convidada a votar, direta e secretamente. A população decidiu, com um percentual de 95% dos votos válidos, pelo “Sim” à sua emancipação política e administrativa. Epitaciolândia tornou-se município, respaldado pela lei no 1.026/92, de 28 de abril de 1992.
OBJETIVO DA EXPOLÂNDIA – FEIRA DE AGRONEGÓCIOS DE EPITACIOLÂNDIA
21 anos depois Epitaciolândia se destaca entre os outros municípios acreanos, fica geograficamente bem localizada servindo de porta de entrada para dois países, Bolívia e Peru a tão sonhada rota do Pacífico, o seu povo preserva sua tradição e cultura, em 2007 foi realizado a Primeira Festa no Estilo Country tendo grande aceitação pela população e visitantes.
Porem, o Prefeito André Hassem logo após assumir a prefeitura em 01 de janeiro de 2013, teve uma iniciativa mais ousada, transformar a Festa Country em Feira de Exposições e Negócios, surgiu então a Expolândia uma junção dos Nomes Exposição e Epitaciolândia.
A realização da Primeira Expolândia tem como objetivo principal proporcionar laser a população e visitantes e ainda aquecer a economia local, pois assegura oportunidades para todos, desde o pequeno vendedor de pipocas ao expositor de Gado de Raça, na visão da administração do Prefeito André Hassem as oportunidades devem ser para todos, pois só assim teremos um crescimento homogêneo onde todos tenham condições melhores de vida.
A 1º Expolândia Feira de Agronegócios de Epitaciolândia mostra a todos que essa região já está “Vivendo um novo tempo”.
Senhoras e senhores com vocês o Prefeito André Hassem para fazer a abertura oficial da A 1º Expolândia Feira de Agronegócios de Epitaciolândia.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.



















































Você precisa fazer login para comentar.