fbpx
Conecte-se conosco

Geral

No Panorama, produtores de macaxeira recebem incentivo da prefeitura

Publicado

em

Leandro Medeiros produz todos os produtos derivados da macaxeira (Foto: Marcos Araújo / Assecom)

A farinha do Acre é considerada uma das melhores do Brasil e já faz parte da identificação da  população do estado e não pode faltar na mesa dos acreanos, gerando renda e aquecendo a economia de Rio Branco. O que vem ao encontro do que a gestão municipal defende: campo rico, cidade rica.

Uma agroindústria localizada no Panorama, zona rural de Rio Branco é assistida pela prefeitura e está dentro dos padrões técnicos para a produção de farinha, goma, beiju e outros derivados da macaxeira. A cadeia de produção começa pelo plantio do tubérculo que é a matéria prima para a produção da farinha.

O produtor rural Osias Ferreira é proprietário de uma área de 8 hectares onde ele plantou mandioca com auxílio técnico da prefeitura. Hoje, ele entende que é possível plantar sem o auxílio do fogo.

“Antigamente eu achava que sem queimar a gente não produzia, mas aí foi indo com a ajuda dos técnicos, das pessoas desenvolvendo, a prefeitura, os apoios que a gente precisa aqui na zona rural, a gente tem sim como manter as plantações sem fogo, tendo os maquinários, as mecanizações, a gente produz com os adubos, com a ajuda do calcário para tirar a acidez da terra. Eu tô vendo já o resultado.”

Osias vendeu toda produção para o produtor rural Leandro Medeiros, dono da agroindústria. Ele produz todos os produtos derivados da macaxeira.

“Essa parceria de prefeitura e produtor é muito importante para nós como produtor, porque hoje tem a garantia da venda do produto e com o incentivo da prefeitura a gente está conseguindo produzir em mais quantidade por hectare a macaxeira. Essa parceria que está dando certo, a prefeitura entrou com calcário, adubo, o arado e continua dando esse apoio para nós, o transporte. Então esse conjunto está fazendo que a cadeia produtiva da macaxeira aumente”, disse Leandro.

“Os produtores estão animados e está aumentando a capacidade produtiva de cada regional. Sabendo que os solos estavam degradados, com assistência técnica, com mecanização, com a adubação a gente consegue maior produtividade por área plantada. Então, com isso a gente diminui a queima, que o produtor mesmo já vem falando que não precisa queimar pra produzir. E com assistência técnica consegue fazer toda a produtividade aumentar em Rio Branco e todo mundo ganha”, explicou o coordenador técnico da secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), Gleison Aguiar.

Na agroindústria o processo de produção da farinha, também passou por todo o auxílio técnico da Seagro. O que é produzido aqui, abastece boa parte dos comércios da cidade.

“Hoje a gente está levando, só para o comércio local, uma capacidade em média de 1.500 de goma semanal, 1.200 litros de tucupi. Além também do aproveitamento da massa para a fábrica de colorau”, destacou Leandro.

A cadeia produtiva gera centenas de empregos. A agroindústria do Leandro é moderna e atente todas as exigências técnicas de produção.

“O produtor arranca a mandioca, a indústria paga por quilo.Então a gente tem essa parceria do caminhão da secretaria que está cedido para a associação trazer até a água para a indústria. Ela chega, passa pelo processo da área suja, pelo processo do descascamento, vem pro servador e aí passa para área limpa que é destinado ou pra tirar a goma ou fazer a farinha”, concluiu Leandro.

Comentários

Continue lendo

Geral

Bebê de um mês é encontrada morta em Porto Velho; mãe é presa em flagrante

Publicado

em

Por

Bebê estava roxa e ela tinha sangramento no ouvido e no nariz. Mãe contou à polícia que dormia com a filha e, em um momento da madrugada, pode ter rolado sobre a bebê enquanto dormia

Polícia Militar, RO, em Rondônia — Foto: Polícia Civil/ divulgação

Uma bebê de apenas um mês foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (9) em uma vila de apartamentos na zona Leste de Porto Velho. A mãe da criança foi presa em flagrante após a chegada das equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

De acordo com o boletim de ocorrência, a bebê estava enrolada em um cobertor, sobre uma cadeira. O corpo estava roxo e ela tinha sangramento no ouvido e no nariz. Uma equipe do Samu esteve no local e informou que o óbito havia ocorrido há pelo menos seis horas.

A mãe contou à polícia que dormia com a filha e, em um momento da madrugada, pode ter rolado sobre a bebê enquanto dormia. Ao perceber que a criança estava roxa e aparentemente sem vida, ela pediu ajuda aos vizinhos e à própria mãe.

Como não encontrou a chave de casa, um vizinho arrombou a porta para que ela saísse com a bebê e pedisse socorro. Os policiais que entraram no apartamento relataram que o local estava em situação de abandono, com sujeira por todos os lados e fezes de animais até na pia do banheiro.

Além do Samu e da Polícia Militar, equipes da Delegacia de Homicídios, da Perícia Técnica e do Instituto Médico Legal (IML) também foram acionadas. Após os trabalhos no local, a mãe foi presa e levada à Central de Flagrantes. O caso agora é investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

PMAC realiza solenidade em homenagem ao dia das mães

Publicado

em

Em comemoração ao dia das mães, a Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou solenidade de homenagem às militares e funcionárias civis do Quartel do Comando Geral (QCG), na manhã desta sexta-feira, 09.

O dia das mães é a data mais celebrada, repleta de carinho e reconhecimento. Em frente ao QCG, a PMAC prestou sua homenagem a todas as mães que atuam na instituição. Na oportunidade, as homenageadas receberam uma lembrança especial das mãos da comandante-geral, coronel Marta Renata, que destacou a importância da data.

“O dia das mães revela a força da mulher. Nós somos construtoras, mas não de edifícios. Nós construímos seres humanos. E, talvez, seja ainda mais difícil moldar um caráter do que levantar prédios. Mas cabe a nós essa missão. Gostaria de parabenizar a todas as mães que compõem nossa instituição”, disse a oficial.

A solenidade também com a presença do subcomandante-geral, coronel Kleison Albuquerque. Na ocasião, a banda de música da PMAC fez uma apresentação musical para abrilhantar o evento com músicas selecionadas ao contexto de homenagens e celebração. Além disso, foi disponibilizado um café da manhã, que marcou o encerramento do evento em alusão ao dia das mães.

Comentários

Continue lendo

Geral

Pela primeira vez, PM do Acre fará curso de câmeras corporais e uso da força

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC) vai realizar na manhã da próxima segunda-feira, 12, no Anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), a abertura do Curso de Câmeras Corporais e Uso Da Força: Princípios e Práticas, realizado pela primeira vez no Estado.

O curso será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, e engloba instruções teóricas e práticas, totalizando 40 horas aula.

No total, 80 policiais militares, entre oficiais e praças da PMAC, participarão das instruções e atuarão como multiplicadores do curso, que aborda disciplinas como verbalização, postura policial e manejo de instrumentos de menor potencial ofensivo (taser e espargidores de pimenta).

Comentários

Continue lendo