Acre
No MEC, Alan Rick participa de assinatura de Termo de Compromisso para implantação da Faculdade de Medicina em Cruzeiro do Sul
Alan Rick, por sua vez, reafirmou a importância do ato, mais uma vitória do seu mandato parlamentar em prol do povo acreano
A implantação da Faculdade de Medicina em Cruzeiro do Sul deixou de ser um sonho e hoje é uma realidade, graças ao trabalho e ao esforço do deputado federal Alan Rick (DEM) e empenho do prefeito do município, Ilderlei Cordeiro (PMDB). Os dois, acompanhados do senador Sérgio Petecão (PSD), estiveram nesta quarta-feira, 21, no Ministério da Educação para a assinatura do Termo de Compromisso para a implantação da Faculdade de Medicina do município, uma vez que a prefeitura concluiu com rapidez todas as etapas necessárias do processo.
Durante o ato, diante do ministro Mendonça Filho, Ilderlei Cordeiro agradeceu ao deputado Alan Rick Miranda o apoio que tem recebido do Ministério para que o curso possa ser implantado.
“A assinatura do Termo de Compromisso é um momento histórico para a nossa cidade de Cruzeiro do Sul, que vai receber um curso de medicina, um dos mais desejados por todos os municípios do país. Só tenho a agradecer ao ministro pelo apoio e ao deputado Alan Rick que não tem medido esforços para a realização desse sonho que vai beneficiar todo nosso Juruá”, disse o prefeito.
Alan Rick, por sua vez, reafirmou a importância do ato, mais uma vitória do seu mandato parlamentar em prol do povo acreano. “Lutamos pela implantação deste curso de Medicina que vai beneficiar centenas de estudantes, além de aquecer a economia da região do Juruá e melhorar o atendimento médico. O prefeito Ilderlei Cordeiro tem sido um grande parceiro nessa luta e agora a cidade vai ser contemplada com um dos cursos mais desejados pelas instituições de todo o país”, disse Alan Rick, que agradeceu ainda ao ministro Mendonça Filho pelo apoio à sua proposta.
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.


Você precisa fazer login para comentar.