Conecte-se conosco

Acre

No MEC, Alan Rick participa de assinatura de Termo de Compromisso para implantação da Faculdade de Medicina em Cruzeiro do Sul

Alan Rick, por sua vez, reafirmou a importância do ato, mais uma vitória do seu mandato parlamentar em prol do povo acreano

Publicado

em

A implantação da Faculdade de Medicina em Cruzeiro do Sul deixou de ser um sonho e hoje é uma realidade, graças ao trabalho e ao esforço do deputado federal Alan Rick (DEM) e empenho do prefeito do município, Ilderlei Cordeiro (PMDB). Os dois, acompanhados do senador Sérgio Petecão (PSD), estiveram nesta quarta-feira, 21, no Ministério da Educação para a assinatura do Termo de Compromisso para a implantação da Faculdade de Medicina do município, uma vez que a prefeitura concluiu com rapidez todas as etapas necessárias do processo.

Durante o ato, diante do ministro Mendonça Filho, Ilderlei Cordeiro agradeceu ao deputado Alan Rick Miranda o apoio que tem recebido do Ministério para que o curso possa ser implantado.

“A assinatura do Termo de Compromisso é um momento histórico para a nossa cidade de Cruzeiro do Sul, que vai receber um curso de medicina, um dos mais desejados por todos os municípios do país. Só tenho a agradecer ao ministro pelo apoio e ao deputado Alan Rick que não tem medido esforços para a realização desse sonho que vai beneficiar todo nosso Juruá”, disse o prefeito.

Alan Rick, por sua vez, reafirmou a importância do ato, mais uma vitória do seu mandato parlamentar em prol do povo acreano. “Lutamos pela implantação deste curso de Medicina que vai beneficiar centenas de estudantes, além de aquecer a economia da região do Juruá e melhorar o atendimento médico. O prefeito Ilderlei Cordeiro tem sido um grande parceiro nessa luta e agora a cidade vai ser contemplada com um dos cursos mais desejados pelas instituições de todo o país”, disse Alan Rick, que agradeceu ainda ao ministro Mendonça Filho pelo apoio à sua proposta.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Nível do Rio Acre sobe para 11,25 metros na capital

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

A medição realizada ao meio-dia desta quinta-feira, 12, pela Defesa Civil de Rio Branco, apontou que o nível do Rio Acre atingiu 11,25 metros, mantendo tendência de elevação ao longo do dia. O dado consta no boletim oficial divulgado pelo órgão municipal.

De acordo com o relatório, nas primeiras horas da manhã, o rio já apresentava aumento gradual. Às 5h22, o nível estava em 11,13 metros, subindo para 11,20 metros às 9h, até chegar aos 11,25 metros na medição das 12h.

Continua depois da publicidade

Nas últimas 24 horas, também foi registrado acumulado de chuva de 16,20 milímetros, o que contribui para a elevação do nível do manancial que corta a capital acreana.

Apesar da subida, o rio ainda permanece abaixo da cota de alerta, que em Rio Branco é de 13,50 metros. Já a cota de transbordo é de 14 metros, segundo os parâmetros da Defesa Civil municipal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vivência no Procon fortalece educação para o consumo consciente entre estudantes de Rio Branco

Publicado

em

Estudantes da Escola Natalino da Silveira Brito, de Rio Branco, participaram na terça-feira, 10, de um momento especial de aprendizado, durante uma vivência na sede do Procon Acre, na capital, iniciativa que aproximou o público jovem das ações desenvolvidas pelo órgão na defesa e proteção dos direitos do consumidor. 

Crianças aprendem de maneira lúdica, sobre educação financeira. Foto: Samuel Moura/Sema

A atividade permitiu que os participantes conhecessem de forma prática o funcionamento do Procon e a importância do trabalho realizado na orientação à população.

Durante a programação, os estudantes receberam orientações sobre consumo consciente, direitos do consumidor, educação financeira e práticas sustentáveis no dia a dia. As atividades foram conduzidas com dinâmicas, incentivando o diálogo e a reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de relações de consumo mais responsáveis.

A ação contou ainda com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que contribuiu com orientações voltadas à educação ambiental e ao incentivo de atitudes sustentáveis.

Crianças aprenderam mais sobre o papel do Procon na sociedade. Foto: Samuel Moura/Sema

De acordo com o chefe do Setor de Educação para o Consumo do Procon/AC, Sérgio Garcia, a iniciativa busca apresentar aos estudantes o trabalho do órgão e estimular a formação de cidadãos socialmente responsáveis: “O objetivo é começar esses ensinamentos desde cedo, para que as crianças cresçam e se tornem adultos conscientes”.

A coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Esmilia Medeiros, ressalta que a parceria reforça a importância da integração entre as políticas de defesa do consumidor e a educação ambiental.

“Como parte dessa colaboração, a Sema apresentou o programa Agente Ambiental Mirim, que é uma iniciativa voltada à formação socioambiental de crianças, jovens e adultos. Esse projeto estimula  a reflexão sobre diversos tipos de consumo, o consumo responsável, sustentável, a cidadania e o cuidado com o meio ambiente, e contribui para a formação de novas gerações comprometidas com a sustentabilidade ambiental”, explicou.

 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre convoca novos aprovados em processo seletivo do Saneacre

Publicado

em

Avançando no chamamento de novos servidores para aumentar a eficácia do serviço público, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead), publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 12, a convocação de novos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre). A medida tem como objetivo reforçar a atuação da autarquia em municípios do interior do estado.

De acordo com o Edital nº 018/2026, os convocados deverão entregar a documentação exigida e assinar o contrato provisório até o dia 23 de março de 2026, no horário das 8h às 14h, nos locais indicados no edital.

Foram convocados candidatos para os cargos de laboratorista, no município de Assis Brasil, e operador de estação de tratamento, em Tarauacá. A convocação segue a ordem de classificação final do processo seletivo simplificado regido pelo Edital nº 001, publicado em abril de 2023.

Os candidatos deverão comparecer aos endereços indicados no edital munidos da documentação pessoal e comprobatória, incluindo identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de escolaridade, certidões negativas, comprovante de residência e atestado médico admissional que declare aptidão física e mental para o exercício da função.

Após a conferência dos documentos e o cumprimento dos requisitos estabelecidos, os convocados estarão aptos a assinar o contrato temporário, passando a integrar o quadro de colaboradores da autarquia.

A convocação foi assinada pelo secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia da Silva, e pelo presidente do Saneacre, José Raimundo Barroso Bestene.

A chegada de novos profissionais fortalece a capacidade operacional do Saneacre e contribui para a melhoria dos serviços de abastecimento de água e saneamento nos municípios acreanos, ampliando a presença da autarquia e garantindo maior eficiência no atendimento à população.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo