Conecte-se conosco

Acre

No Lide Brasil, vice-governadora Mailza Assis apresenta estratégias e resultados da política econômica do Acre na geração de emprego e renda

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, apresentou no painel “Desenvolvimento Regional gerando emprego e renda”, na 23ª edição do Fórum Empresarial Lide, considerado o mais representativo encontro empresarial do Brasil, nesta sexta-feira, 16, no Rio de Janeiro, resultados da política econômica do governo do Estado na geração de emprego e renda.

Debate reuniu 11 governadores de diferentes estados brasileiros para discutiu políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento econômico. Foto: Evandro Macedo/Lide

O debate, que reuniu 11 governadores de diferentes estados brasileiros, discutiu a importância de políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento econômico e evidenciou a diversidade de estratégias adotadas pelos estados brasileiros para promover o crescimento econômico, com foco em educação, inovação, sustentabilidade e parcerias público-privadas.

Fórum Empresarial Lide reuniu autoridades e empresários. O evento é considerado o mais representativo do setor produtivo. Na 23ª edição, mais de 300 líderes empresariais estiveram presentes. Foto: Evandro Macedo/Lide

Mailza destacou alguns dos avanços conquistados na gestão, como a ampliação dos serviços digitais do governo, a modernização de escolas, a distribuição de tablets, o reforço da merenda escolar, a adoção do mesmo material didático para mais de 145 mil alunos da rede pública estadual (o mesmo utilizado pelas grandes redes de ensino privado) e a Agenda Acre 10 Anos.

Mailza mencionou a rota do Quadrante Rondon, principal acesso ao Oceano Pacífico pelo Acre. Foto: Evandro Macedo/Lide

Mailza mencionou também que a rota do Quadrante Rondon, principal acesso ao Oceano Pacífico pelo Acre, como “Rota Celeiro do Brasil”, que ligará Rondônia e Acre ao portos de Lima, no Peru, é a saída para acesso aos portos chilenos e novos negócios com China e a Índia, e a alternativa que empresários brasileiros estão procurando para a oportunidade de escoar a produção do Norte.

Outro exemplo de sucesso apresentado vem  dos avanços dos serviços digitais do governo como forma de facilitar a vida do cidadão por meio da ampliação de serviços, e fortalecimento da transparência na gestão.

Isso permitiu ao Acre alcançar a segunda posição entre todos os estados do país no prêmio de gestão pública digital.

“Convidei os governos, investidores, empresários e os brasileiros em geral a conhecer o nosso Acre e investir em suas potencialidades. Importante essa integração, ao mesmo tempo que levamos e também conhecemos políticas de outros estados que podemos adotar na nossa região. Estamos determinados em assumir um papel de destaque na criação de oportunidades e geração de emprego e renda com novas parcerias”, enfatizou.

Acre e seus avanços econômicos 

O ano de 2023 foi um marco para o Acre. Foram criadas  4.562 novas vagas de emprego formais, e contratados mais de 3,3 mil novos trabalhadores para o serviço público.

Uma iniciativa que tem feito a diferença é o Programa de Compras Governamentais, o Comprac. Desde sua implementação, em 2022, tem facilitado a participação de micro e pequenas empresas locais em licitações governamentais. Ao priorizar fornecedores locais, o Comprac tem incentivado o crescimento dos negócios regionais, gerado empregos e aumentado a renda nas comunidades.

No campo do empreendedorismo, o estado também tem se destacado. Recentemente, ficou em 2º lugar no ranking nacional de saldo de empregos gerados por pequenos negócios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados apontam que no primeiro semestre de 2024, foram criadas 2.420 novas vagas, demonstrando a vitalidade do setor e a eficácia das nossas políticas de apoio ao empreendedorismo.

A abertura do segundo dia de conferência contou ainda com a presença dos ministros Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os assuntos em pauta foram institucionalidade, democracia e segurança jurídica.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, palestrou no painel “Institucionalidade, Democracia e Segurança Pública” e abordou a necessidade urgente de modernização das instituições brasileiras diante dos desafios contemporâneos. Foto: Evandro Macedo/Lide

À tarde, Mailza participou dos painéis “Os caminhos da inovação, tecnologia e da inteligência artificial”, “O impacto da transição energética para a evolução da qualidade de vida nas cidades” e  “A economia do Brasil e sua atratividade para investimentos.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre registra mais de 4,5 mil casos de sífilis entre 2023 e 2025, diz Sesacre

Publicado

em

Dados oficiais revelam que Rio Branco responde por metade dos casos; especialistas alertam para subnotificação e riscos da sífilis congênita, enquanto diagnóstico e tratamento gratuitos são subutilizados

A tabela divulgada pela Sesacre também mostra que, entre os infectados, os homens aparecem em maior quantidade. A população mais atingida é formada por jovens com idade entre 15 e 25 anos. Foto: captada 

O Acre registrou 4.546 casos de sífilis entre 2023 e 2025, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Deste total, mais de dois mil foram contabilizados apenas na capital Rio Branco. A doença atinge principalmente homens jovens, com idade entre 15 e 25 anos — público considerado prioritário para ações de prevenção.

Os números acompanham uma tendência mundial de crescimento da infecção, acendendo alerta para os serviços de saúde pública. Apesar de ser uma IST de diagnóstico simples e com tratamento eficaz, os registros permanecem elevados. Em 2024, o Brasil somou 35,4 mil diagnósticos da doença.

No estado, a preocupação maior é com a sífilis congênita, transmitida da gestante para o bebê. Josadaque Bezerra, coordenador do Núcleo de ISTs da Sesacre, reconhece uma leve melhora no cenário local, mas ressalta que o problema ainda demanda atenção.

“Precisamos melhorar bastante em relação ao nível nacional”, afirmou a coordenador do Núcleo de ISTs da Sesacre.

A Sesacre reforça a importância da população buscar atendimento médico aos primeiros sinais. Testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, e o tratamento é gratuito. “A população é o principal ator desse processo”, destacou Bezerra.

Dados alarmantes:
  • Total de casos (2023–2025): 4.546
  • Rio Branco: mais de 2 mil notificações
  • Faixa etária mais vulnerável: 15 a 25 anos
  • Gênero mais afetado: Homens
  • Casos de sífilis congênita (2024): 65 no estado
Tendência nacional e local:

O crescimento acompanha uma tendência mundial de aumento da sífilis, infecção sexualmente transmissível (IST) com diagnóstico simples e tratamento gratuito no SUS. Em 2024, o Brasil registrou 35,4 mil casos.

Fala da autoridade:

“O Acre teve uma leve melhora em relação a outros anos, mas, comparado ao nível nacional, precisamos avançar”, afirmou Josadaque Bezerra, coordenador do Núcleo de ISTs da Sesacre.

Orientação à população:
  • Procure uma UBS ao notar sintomas
  • Testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades
  • Tratamento é gratuito e deve ser feito até o fim
  • Uso de preservativos é a principal forma de prevenção

A Sesacre planeja intensificar campanhas educativas nas escolas e unidades de saúde, com foco nos jovens e gestantes – grupo crítico para prevenir a sífilis congênita.

Dado importante: A sífilis não tratada pode causar complicações graves, como cegueira, paralisia e danos neurológicos. A transmissão vertical (mãe-bebê) é a mais preocupante.

Comentários

Continue lendo

Acre

Headscon Acre projeta games da Amazônia Legal para a Gamescom Alemanha e a Gamescom LATAM

Publicado

em

Realizada no Acre desde 2023, a Headscon Acre se consolida como uma das principais plataformas de visibilidade e acesso ao mercado para criadores de games da Amazônia Legal. Em sua edição de 2025, o evento sediou a segunda edição da Mostra Competitiva de Games da Amazônia Legal com premiação de aproximadamente R$ 60 mil. Essa é uma iniciativa do Instituto Gamecon que conecta estúdios da região a grandes vitrines internacionais, como a Gamescom Alemanha e a Gamescom LATAM.

A Mostra teve sua primeira edição em 2024 e, em 2025, ampliou o alcance da proposta ao reunir 10 jogos finalistas da região Norte, com produções do Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Os vencedores garantiram vagas em delegações oficiais para a Gamescom Alemanha e para a Gamescom LATAM, com apoio para participação nos eventos e acesso direto a publishers e agentes do mercado global.

Na edição de 2025, o prêmio de Melhor Jogo (Júri Técnico) ficou com Catventure: The Curse of the Dark Tower, do Retrocat Studios (PA). Já o Melhor Jogo pelo voto do Júri Popular foi conquistado por Carbon-0, desenvolvido pelo estúdio Moonlight Games, do Acre.

O projeto acreano também recebeu reconhecimento pela força narrativa e pelo diálogo com temas ambientais e sociais. Para o desenvolvedor André Lucas Lima Siqueira, o jogo é uma forma de dar visibilidade à região por meio da linguagem dos games.

“Temos algumas empresas que estão causando mal ao mundo, com poluição, desperdício de recursos. Nosso jogo acompanha Ícaro e sua irmã Maria na busca pelo pai desaparecido, enquanto descobrem o que estava acontecendo. O objetivo é mostrar um pouco da nossa região na gameplay e evoluir o jogo até termos locais daqui jogáveis. A gente quer mostrar o nosso estado e a nossa região nesse jogo”, afirma André Siqueira.

Porta de entrada para o mercado internacional

Além dos vencedores, todos os finalistas da Mostra recebem material oficial de apresentação e participam de ações voltadas ao networking e à circulação profissional. A participação na Gamescom Alemanha e na Gamescom LATAM representa, para muitos estúdios amazônicos, o primeiro contato direto com o mercado internacional.

Ao longo de três edições realizadas no Acre, em 2023, 2024 e 2025, a Headscon tem fortalecido o ecossistema de games da Amazônia Legal. Após a primeira edição da Mostra Competitiva, Ciro Facundo, representante do estúdio acreano K Games, foi um dos selecionados para apresentar seu trabalho na Gamescom, na Alemanha, destacando que a região produz jogos com qualidade técnica, identidade cultural e potencial competitivo no cenário global.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre registra 8,70 metros e situação é de “tranquilidade” na fronteira, cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija

Publicado

em

Coordenador da Defesa Civil de Brasiléia afirma que vazante nas cabeceiras é significativa e equipe monitora nível diariamente

De acordo com o major, as águas que elevaram o nível na região de fronteira com Cobija (Bolívia)já eram esperadas, e a situação está dentro da normalidade para o período. Foto: captada 

O Rio Acre registrou 8,70 metros na manhã desta sexta-feira (19) na ponte metálica que liga Brasiléia a Epitaciolândia, na régua linimetrica, segundo medição realizada pelo coordenador da Defesa Civil de Brasiléia, major Sandro. Ele classificou o momento como de “tranquilidade”, devido à significativa vazante nas cabeceiras do rio.

De acordo com o major, as águas que elevaram o nível na região de fronteira com Cobija (Bolívia)já eram esperadas, e a situação está dentro da normalidade para o período. Ele destacou que a equipe da Defesa Civil acompanha diariamente as medições e que a tendência é de estabilidadenas próximas horas.

— O nível do rio nas cabeceiras, como acima, nas aldeias do Patos e também em Assis Brasil, está com uma vazante bastante significativa — informou o coordenador.

O monitoramento contínuo busca antecipar possíveis elevações que possam afetar áreas ribeirinhas, especialmente com a previsão de chuvas para os próximos dias na região. A Defesa Civil mantém alerta, mas sem indicação de risco iminente para as comunidades urbanas na fronteira.

Vídeo assessoria:

Comentários

Continue lendo