Conecte-se conosco

Acre

No Lide Brasil, vice-governadora Mailza Assis apresenta estratégias e resultados da política econômica do Acre na geração de emprego e renda

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, apresentou no painel “Desenvolvimento Regional gerando emprego e renda”, na 23ª edição do Fórum Empresarial Lide, considerado o mais representativo encontro empresarial do Brasil, nesta sexta-feira, 16, no Rio de Janeiro, resultados da política econômica do governo do Estado na geração de emprego e renda.

Debate reuniu 11 governadores de diferentes estados brasileiros para discutiu políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento econômico. Foto: Evandro Macedo/Lide

O debate, que reuniu 11 governadores de diferentes estados brasileiros, discutiu a importância de políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento econômico e evidenciou a diversidade de estratégias adotadas pelos estados brasileiros para promover o crescimento econômico, com foco em educação, inovação, sustentabilidade e parcerias público-privadas.

Fórum Empresarial Lide reuniu autoridades e empresários. O evento é considerado o mais representativo do setor produtivo. Na 23ª edição, mais de 300 líderes empresariais estiveram presentes. Foto: Evandro Macedo/Lide

Mailza destacou alguns dos avanços conquistados na gestão, como a ampliação dos serviços digitais do governo, a modernização de escolas, a distribuição de tablets, o reforço da merenda escolar, a adoção do mesmo material didático para mais de 145 mil alunos da rede pública estadual (o mesmo utilizado pelas grandes redes de ensino privado) e a Agenda Acre 10 Anos.

Mailza mencionou a rota do Quadrante Rondon, principal acesso ao Oceano Pacífico pelo Acre. Foto: Evandro Macedo/Lide

Mailza mencionou também que a rota do Quadrante Rondon, principal acesso ao Oceano Pacífico pelo Acre, como “Rota Celeiro do Brasil”, que ligará Rondônia e Acre ao portos de Lima, no Peru, é a saída para acesso aos portos chilenos e novos negócios com China e a Índia, e a alternativa que empresários brasileiros estão procurando para a oportunidade de escoar a produção do Norte.

Outro exemplo de sucesso apresentado vem  dos avanços dos serviços digitais do governo como forma de facilitar a vida do cidadão por meio da ampliação de serviços, e fortalecimento da transparência na gestão.

Isso permitiu ao Acre alcançar a segunda posição entre todos os estados do país no prêmio de gestão pública digital.

“Convidei os governos, investidores, empresários e os brasileiros em geral a conhecer o nosso Acre e investir em suas potencialidades. Importante essa integração, ao mesmo tempo que levamos e também conhecemos políticas de outros estados que podemos adotar na nossa região. Estamos determinados em assumir um papel de destaque na criação de oportunidades e geração de emprego e renda com novas parcerias”, enfatizou.

Acre e seus avanços econômicos 

O ano de 2023 foi um marco para o Acre. Foram criadas  4.562 novas vagas de emprego formais, e contratados mais de 3,3 mil novos trabalhadores para o serviço público.

Uma iniciativa que tem feito a diferença é o Programa de Compras Governamentais, o Comprac. Desde sua implementação, em 2022, tem facilitado a participação de micro e pequenas empresas locais em licitações governamentais. Ao priorizar fornecedores locais, o Comprac tem incentivado o crescimento dos negócios regionais, gerado empregos e aumentado a renda nas comunidades.

No campo do empreendedorismo, o estado também tem se destacado. Recentemente, ficou em 2º lugar no ranking nacional de saldo de empregos gerados por pequenos negócios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados apontam que no primeiro semestre de 2024, foram criadas 2.420 novas vagas, demonstrando a vitalidade do setor e a eficácia das nossas políticas de apoio ao empreendedorismo.

A abertura do segundo dia de conferência contou ainda com a presença dos ministros Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os assuntos em pauta foram institucionalidade, democracia e segurança jurídica.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, palestrou no painel “Institucionalidade, Democracia e Segurança Pública” e abordou a necessidade urgente de modernização das instituições brasileiras diante dos desafios contemporâneos. Foto: Evandro Macedo/Lide

À tarde, Mailza participou dos painéis “Os caminhos da inovação, tecnologia e da inteligência artificial”, “O impacto da transição energética para a evolução da qualidade de vida nas cidades” e  “A economia do Brasil e sua atratividade para investimentos.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Último dia do ano será de calor e chuvas rápidas em todo o Acre

Publicado

em

Quarta-feira (31) terá tempo quente e abafado, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva forte

Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal

A quarta-feira (31), último dia do ano, será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, conforme informações do portal O Tempo Aqui. Apesar da possibilidade de pancadas mais intensas em áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia e Mato Grosso, o risco de chuva forte no território acreano é considerado baixo.

Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor, com variação de nuvens e chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, podendo alcançar entre 80% e 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do Acre

No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com tempo quente, abafado, sol entre nuvens e chuvas pontuais. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância do quadrante norte.

Temperaturas nos municípios

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Já em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas mais elevadas, entre 33°C e 35°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 34°C.

Nos municípios de Tarauacá e Feijó, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 33°C e 35°C.

No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 33°C e 35°C.

Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco garante assistência integral a famílias afetadas pela alagação

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco segue prestando todo o suporte necessário às famílias que precisaram deixar suas casas em decorrência da Cheia do Rio Acre. Em uma ação coordenada entre diversas secretarias municipais, os abrigos montados pelo município oferecem acolhimento, atendimento em saúde, alimentação e acompanhamento diário às famílias afetadas.

Atualmente, os abrigos instalados nas escolas Jorge Kalume e Álvaro Vieira acolhem, cada um, 14 famílias, totalizando cerca de 100 pessoas atendidas. Nos locais, equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência.

Escolas abrigados 12
Equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência (Foto: Val Fernandes/Secom)

Além do acolhimento, as famílias recebem todas as refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar — asseguradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O cuidado também se estende aos animais de estimação. Os abrigos contam com atendimento específico para os pets, com o apoio da equipe de Zoonoses, que realiza o recolhimento e o acompanhamento dos animais.

Escolas abrigados 1
De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos. (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos.

“A Escola Jorge Kalume está com 14 famílias, somando 52 pessoas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está oferecendo toda a questão da alimentação, assistência e atendimento médico na área da saúde e a Zoonoses está vindo para recolher e acompanhar os animais”, destacou.

Escolas abrigados 11
Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal.

“Está ótimo, graças a Deus, as meninas tratam a gente muito bem. Não tenho o que reclamar. O atendimento, a alimentação, tudo certinho”, afirmou.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que continuará mobilizada para garantir assistência às famílias afetadas, priorizando o bem-estar, a dignidade e a segurança da população durante este período. As famílias que necessitarem de apoio podem entrar em contato pelo telefone 193. As equipes seguem de prontidão para atender e garantir assistência à população afetada.

Escolas abrigados 4
Escolas abrigados 9
Escolas abrigados 7
Escolas abrigados 6
Escolas abrigados 5
Escolas abrigados 2
Escolas abrigados 8

<p>The post Prefeitura de Rio Branco garante assistência integral a famílias afetadas pela alagação first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre entra em vazante e registra queda no nível em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução para 14,75 metros, mas rio segue acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre manteve tendência de vazante nesta terça-feira (31) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o monitoramento, às 5h16 o rio marcava 14,88 metros, apresentando queda em relação aos dias anteriores. Na medição das 9h, o nível baixou ainda mais, atingindo 14,75 metros, confirmando a redução do volume do manancial.

A Defesa Civil informou que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital, com volume acumulado de 0,00 milímetro, fator que contribuiu para a manutenção da vazante.

Apesar da redução gradual, o Rio Acre permanece acima da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e ainda ligeiramente acima da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros. As autoridades seguem monitorando a situação e mantendo o estado de atenção nas áreas ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo