Conecte-se conosco

Acre

No interior, festa de Carnaval tem blocos das Virgens e Rolinhas do Coronel que atrai foliões de todo o Estado

Publicado

em

Por Williandro Derze

A crise financeira parece que acaba no período de Carnaval. enquanto alguns prefeitos pelo Brasil, como da cidade de Colatina, no Estado do Espírito Santo, Sérgio Meneguelli (PMDB), afirmou que vai investir o dinheiro que poderia ser gasto na festa em saúde e educação, os prefeitos do Acre garantiram apoio à folia em suas cidades mesmo que de forma logística em alguns casos.

Os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco, Senador Guiomard e Brasiléia irão realizar a festa carnavalesca. Algumas prefeituras apostaram em realizar o evento garantindo somente o apoio logístico e deixando os demais gastos para os empresários do setor comercial da cidade.

A festa em Brasileia, de acordo com a prefeita Fernanda Hassem (PT), será organizada pela iniciativa privada com o apoio do poder público municipal com a limpeza, iluminação, interdição de ruas e utilização de espaços. “Esperamos um carnaval animado com muita paz e sem violência. Garantimos o apoio logístico para a realização da festa carnavalesca, mas quem irá organizar é o setor privado de nosso município”, destacou a prefeita.

O município também conta com um bloco famoso denominado “As Rolinhas do Coronel” que desfila no domingo (11). Neste bloco, os homens usam roupas de mulheres e a as mulheres de homens e todos saem ao lado de uma carroça pelas principais ruas da cidade. A festa carnavalesca contará com bandas do Amazonas para animar as noites.

 

Bloco Rolinhas do Coronel é atração desde a década de 80.

Em Cruzeiro do Sul, a festa será organizada com parceria entre o setor privado e público na logística. Mesmo sendo da denominação evangélica, o prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB) garantiu a realização da festa.

No município de Sena Madureira, o prefeito Mazinho Serafim (PMDB) também confirmou a festa, mas destacou que será toda bancada pela Prefeitura. “O carnaval é tradicional e a população de Sena Madureira não pode ficar sem a festa. Vai ser um carnaval 100% popular e com apoio também de parceiros”, destacou o prefeito.

A atração no município é o bloco das virgens que reúne foliões do município e até de Rio Branco para curti a folia. O carnaval em Sena começa também nesta sexta-feira (9) e durante a tarde terá a folia da melhor idade.

Em Tarauacá, a prefeita Marilete Vitórino (PSD), também realiza o Carnaval que começa neste sábado (10) com atrações locais. A festa será realizada com a parceria do setor privado e terá quatro noites de folia.

No município de Plácido de Castro também é a prefeitura que irá bancar a festa de Carnaval durante as quatro noites. A folia será realizada no centro da cidade e contará com bandas regionais.

Em Rio Branco, a folia começa nesta sexta-feira com a escolha das realezas do Carnaval que será realizada no calçadão da Gameleira no segundo distrito da cidade a partir das 19h. O carnaval na Capital será realizado em 14 bairros, além das festas no Mercado Novo patrocinado pelo Município e Governo do Estado. Na Gameleira a festa será realizada pelo setor empresarial.

No município de Senador Guiomard, a festa será realizada pela iniciativa privada com apoio logístico da prefeitura. O prefeito André Maia (PSD) informou que a festa será organizada pelo setor privado igualmente ano passado. “Como chefe do Executivo temos que ter o dever de buscar a parceria da iniciativa privada para garantir o aquecimento da economia local e manter a tradicional festa da cidade resgatada em nossa gestão”, relatou.

A reportagem entrou em contato com os prefeitos e assessores de outros municípios, mas não recebeu informações até o fechamento desta edição.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue em alta e atinge 14,94 metros em Rio Branco neste domingo

Publicado

em

Nível do rio sobe 8 centímetros em menos de quatro horas e mantém risco de alagamentos na capital

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste domingo (28), segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Na medição realizada às 9h, o manancial alcançou 14,94 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, realizada às 5h21, já indicava o rio em 14,86 metros, confirmando a continuidade da cheia observada desde a noite de sábado. Em menos de quatro horas, o nível subiu mais 8 centímetros, aumentando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.

Apesar da elevação do rio, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco, com índice de 0,00 milímetro. A Defesa Civil destaca que a subida do nível é influenciada principalmente pelo volume de água proveniente das cabeceiras e dos afluentes do Rio Acre.

A cota de alerta do manancial é de 13,50 metros, patamar que já havia sido ultrapassado desde o sábado.

Comentários

Continue lendo

Acre

De seringal à capital do Acre: Rio Branco completa 143 anos neste domingo

Publicado

em

Foto: Pedro Devani

Rio Branco celebra neste 28 de dezembro 143 anos de fundação. A data remete ao surgimento do antigo Seringal Volta da “Empreza”, criado em 28 de dezembro de 1882 pelo cearense Neutel Maia, às margens do rio Acre.

O local, inicialmente um seringal, rapidamente se transformou em um povoado estratégico, impulsionado pelo intenso movimento de vapores durante o período das cheias e pela instalação da casa comercial Nemaia e Cia., que atendia comerciantes, pequenos seringais e o abastecimento da região.

O crescimento espontâneo fez com que a Volta da “Empreza” deixasse de ser apenas um espaço privado e passasse a exercer papel central na economia e na vida social do médio rio Acre. Esse processo foi decisivo para que o povoado se tornasse palco de episódios importantes da história acreana, incluindo conflitos do fim do século XIX e início do XX e, posteriormente, a ocupação militar de 1903.

O nome Rio Branco surgiu nesse contexto de reorganização administrativa. Após a anexação do Acre ao Brasil, pelo Tratado de Petrópolis, o povoado passou a ser chamado de “Villa” Rio Branco, em homenagem ao Barão do Rio Branco, figura central na diplomacia que garantiu a incorporação do território ao país.

Entre 1903 e 1912, a denominação ainda oscilou entre Rio Branco e Penápolis, mas, em 23 de outubro de 1912, o Decreto Federal nº 9.831 elevou oficialmente o local à categoria de cidade com o nome definitivo de Rio Branco.

Ao longo das primeiras décadas, a área urbana permaneceu concentrada na margem direita do rio Acre, atual Segundo Distrito, onde surgiram os primeiros arruamentos, casas comerciais e bairros operários. A partir de 1909, a expansão avançou para a margem esquerda, com a abertura de novas ruas e a formação de colônias agrícolas, dando início ao processo de integração dos dois lados da cidade.

Por ser o mais importante núcleo urbano do estado e o principal centro político e econômico do Acre, Rio Branco foi escolhida como capital do antigo Território Federal e, posteriormente, do Estado do Acre.

Rio Branco é a quarta capital mais antiga da Região Norte, atrás apenas de Belém, Manaus e Macapá, consolidando-se como referência histórica, administrativa e populacional da Amazônia ocidental.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Branco

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

Comentários

Continue lendo