Acre
No Dia Mundial de Doação de Leite Materno, governo incentiva a atitude no Acre
O nascimento de um bebê é a realização de um sonho para uma mãe. E a amamentação é um elo de amor e cuidado. No entanto, essa não é a realidade para todos os bebês e mamães. Muitos recém-nascidos prematuros e de baixo peso precisam de leite humano doado para terem mais chances de recuperação e uma vida saudável, devido a muitos fatores.

Neste domingo, 19 de maio, celebra-se o Dia Mundial de Doação de Leite Materno. Para marcar a data, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde, lança a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano, fundamental para a recuperação e desenvolvimento de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.
A vontade de ajudar outros bebês e suas mães foi o que motivou Fabiula dos Santos, 31 anos, mãe da pequena Ísis Alice Ferreira, de nove meses, que teve a experiência de doar leite materno e compartilhou essa vivência. “Quando a Ísis nasceu, logo na maternidade, a minha produção de leite já foi grande. Quando eu cheguei em casa, havia muito leite e eu não sabia o que fazer. Foi quando conversei com a pediatra dela e perguntei se existia uma possibilidade de eu doar leite. Consegui o contato para doação, a enfermeira veio aqui em casa, trouxe os kits, me mostrou todos os procedimentos, para fazer a doação. Porque toda vez que eu tirava, não sabia o que fazer com o leite e acabava jogando fora. Eu achava um desperdício.”

Fabiula soube que havia bebês prematuros na maternidade Bárbara Heliodora que precisavam de leite materno para sobreviver e que eram poucas as mamães que realizavam a doação. Observando essa necessidade, ela, que produz muito leite, doa sempre para o banco de leite.
“Eu começo a falar e já vem o choro, espero conseguir falar, mas no momento em que eu entendi que eu ajudava outros nenês e quando eu soube também como que é a UTI Neonatal, isso mexeu muito comigo, porque entendi que eu entrego vida. Eu falo isso para as mães, que quando a gente passa a ser doadora, entregamos oportunidade de vida, porque eu sei que amamentar é desafiador. Quem amamenta sabe o tanto que é desafiador.”

Emocionada a mamãe da Ísis falou sobre a importância do ato de doar leite materno. “Para as mamães que não conseguem ou que não têm leite, ver que o seu bebê poderia estar com ela e não pode, e aí a gente sendo doadora, isso me deixa muito feliz e ao mesmo tempo emocionada, porque eu gostaria de estar ali com aquela mãe. Quando eu entregava os potes, eu ficava pensando, meu Deus, será que a mamãe não pode amamentar?”
Ela conclui com um apelo às mães: “Eu quero incentivar você mamãe a doar vida, o leite materno é super importante. Se você tem uma grande produção de leite, doe. Eu a quero incentivar a ser essa doadora de coração aberto, porque é muito gratificante ajudar outras mamães e ajudar os nenês neonatal que estão na maternidade e precisam de leite humano”.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora
Inaugurado em dezembro de 2001, na Maternidade Bárbara Heliodora, o Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano do Acre conta, atualmente, com sete mamães doadoras externas e doze mães internas (que ainda estão hospitalizadas).
Para garantir a qualidade do leite materno doado, a maternidade realiza um cuidadoso processo de pasteurização. Após a coleta, o leite é analisado quanto à presença de sujidades e sua acidez. Aprovado nessas etapas, passa pela pasteurização a 62,5°C durante 30 minutos, seguida de resfriamento. Após exame microbiológico, o leite é congelado e armazenado até sua utilização.

Ingrid Taveira, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, enfatiza o papel da comunidade na doação de leite materno: “As mães que se prontificam a doar fazem toda a diferença para o nosso estoque. Estamos aqui para orientar, agendar visitas e garantir que o processo de doação seja seguro e eficiente”.

A doação de leite materno é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas de bebês com baixo peso, com menos de 1,5 kg. As mães interessadas em doar podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, para mais informações e orientações sobre o processo de doação.
Como doar leite materno?
Qualquer mulher que esteja amamentando pode se tornar uma doadora, desde que esteja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Quanto mais leite é retirado da mama, seja para o seu bebê ou para doação, mais leite será produzido. Para doar e ter mais informações, basta entrar em contato no telefone 68 99281-6564 (para ligação convencional).
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.






Você precisa fazer login para comentar.