Conecte-se conosco

Acre

No Dia dos Povos Indígenas, governo do Acre comemora avanços em políticas públicas e preservação da cultura

Publicado

em

Comemorado todo 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas tem como objetivo celebrar a diversidade cultural indígena e contribuir para a preservação da cultura e da história. A data também traz reflexões sobre a luta contra o preconceito e pela manutenção dos direitos dos povos.

Dia dos Povos Indígenas é comemorado em 19 de abril. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

Para garantir o diálogo, manutenção, condução e elaboração das políticas públicas voltadas aos povos indígenas, o governo do Acre nomeou este ano duas grandes lideranças para ficar como frente e apoio.

Uma grande liderança reconhecida nacional e internacionalmente na defesa dos povos indígenas, Francisca Arara atua como frente de apoio na Assessoria Especial Indígena no Gabinete do governador Gladson Cameli.

Nedina Yawanawa, que também tem representatividade dentro e fora do país, assumiu a Diretoria de Povos Indígenas da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi).

Além disso, outros cargos foram criados em várias secretarias de Estado, dando visibilidade, representatividade e fala aos povos.

Francisca Arara fala da importância do Abril Indígena e garante o compromisso que o Estado tem em garantir políticas públicas voltadas aos povos indígenas.

“Com a nossa assessoria, estamos indo em todas as secretarias de Estado, apresentando e explicando o nosso compromisso, as nossas ações e isso é muito importante para que as políticas voltadas aos povos sejam concretizadas de forma unificada. Nós estamos em processo de organização do Fórum Estadual dos Povos Indígenas, que iria ocorrer este mês, mas, por conta da alagação, do acolhimento que demos aos indígenas no abrigo, vai ser realizado em julho”, disse.

A criação da Diretoria de Povos Indígenas, segundo Nedina Yawanawa, era uma reivindicação: “A diretoria tem essa atribuição de trabalhar linhas gerais principalmente voltadas para a questão da gestão territorial e ambiental dos povos indígenas. Dentro dessa linha entram também as ações que já existem e precisam ser retomadas e fortalecidas e a articulação interinstitucional entre as secretarias e o governo federal, e municipais e a governança, que são os instrumentos que garantem a participação dos povos indígenas nas ações em todas as esferas”.

A diretora também ressaltou a importância da participação dos povos indígenas para que as políticas funcionem: “Temos uma tradição e ela precisa ser respeitada. E a partir do momento que o indígena passa a participar das políticas de Estado, as coisas mudam porque eu trago o olhar do povo indígena”.

Governo, por meio da Semapi, entregou materiais em terras indígenas em Marechal Thaumaturgo. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

Investimentos e suporte para as TIs

Apenas este ano, já foram investidos mais de R$ 2,5 milhões em 12 terras com a distribuição de equipamentos para auxiliar beneficiários do Programa de Incremento Produtivo Comunitário (IPC) e Planos de Gestão em Terras Indígenas (PGTIs). Não apenas no Abril Indígena, o governo tem cumprido com o compromisso e já fez diversas ações. Na última delas, realizada este mês no município de Marechal Thaumaturgo, foi realizada uma verdadeira força-tarefa pela Semapi e parceiros para cumprir com a entrega de barcos, motores, microtratores com implementos agrícolas, trilhadeira, despolpadeira de açaí, kit rapel para coleta de sementes, ferramentas e utensílios agrícolas, violão, caixa amplificada, microfone, gravador de som, freezer, dentre outros materiais.

José Batista Siqueira, que é cacique da Aldeia São Sebastião e da Associação do Povo Jaminawa Arara, da terra indígena do Rio Bagé (Ajarb), disse que:

“É bom ver o governo cumprindo com o compromisso, trabalhando por nós, povos indígenas. Esses patrimônios entregues para as comunidades também vão servir à Ajarb. Eles serão de uso coletivo em cada comunidade o serão entregues para as lideranças locais. Trarão muitos benefícios, como transporte das famílias em deslocamento da aldeia para o município e do município para a aldeia, e também para a escoação da produção. Vamos fazer uso também na área da saúde, da educação, fiscalização da terra indígena Jaminawa Arara do Rio Bagé. É pra isso que estamos ganhando esses cinco barcos”.

O cacique Fernando Henrique Kaxinawá disse que o barco que a comunidade recebeu vai servir para escoar a produção e ajudar no dia a dia da da aldeia: “O barco vai ser usado para suprir a necessidade em relação à produção. Hoje temos dificuldade para levar a feira e a produção. Com esse barco, estamos pensando em levar mais produção para a cidade”.

Fórum Estadual Indígena

Com o tema Políticas Públicas para os Povos Indígenas, o governo do Acre vai realizar o 1º Fórum Estadual dos Povos Indígenas com data prevista para a primeira semana de julho deste ano.

Na organização do Fórum estão envolvidos a Secretaria de Meio Ambiente e dos Povos Indígenas (Semapi) por meio da Diretoria Indígena, a Assessoria Especial Indígena, o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e a Secretaria da Casa Civil (Secc). Dentre as diretrizes do Fórum está a integração de políticas públicas indígenas estaduais com as esferas municipais e federais.

As famílias receberam cesta básica, kits de limpeza e higiene pessoal, filtros de água e outros insumos. Foto: cedida

Acolhimento durante a cheia

Para garantir segurança e um espaço maior para acolher as famílias indígenas atingidas pela cheia, o governo, por meio da Semapi, montou três abrigos, sendo um só para indígenas em Rio Branco, um em Assis Brasil e um em Brasiléia, os três com atendimentos voltados para a cultura indígena. Além disso, eram realizadas atividades respeitando a cultura.

Em Assis Brasil, acompanhada da secretária do Meio Ambiente e Políticas Indígenas, Julie Messias, do coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Carlos Batista, e do prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, a vice-governadora foi até a aldeia da terra indígena Mamoadate. A terra foi 100% atingida pelas águas e os indígenas receberam assistência.

A ação foi realizada por força-integrada entre a Semapi, Prefeitura de Assis Brasil, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Povos indígenas do Acre. Foto: Alexandre Cruz-Noronha, Diego Gurgel, Ricardo Stuckert, Marcos Santos, Arisson Jardim

Povos indígenas do Acre

O Acre tem, ao todo, 16 povos indígenas, sendo eles: Huni Kuĩ (Kaxinawa), Ashaninka, Ashenĩka, Yawanawa, Puyanawa, Noke Ko’í (Katukina), Jaminawa Arara, Nukini, Manxineru (Manchineri), Jaminawa, Kuntanawa, Apolima Arara, Nawa, Shanenawa, Shawãdawa (Arara), Madijá (Kulina), povos isolados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco promove ação de vacinação contra meningite neste sábado (28)

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (28), uma ação especial de vacinação contra a meningite. A iniciativa integra as estratégias preventivas do município com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de ocorrência da doença. Durante a mobilização, também será ofertada a vacina contra a influenza.

Foto de Vacinação
No Via Verde Shopping, a vacinação ocorrerá das 14h às 22h, ampliando o acesso para a população que não consegue se vacinar durante o horário comercial. (Foto: Secom)

A ação contará com atendimento em pontos estratégicos da cidade. No Via Verde Shopping, a vacinação ocorrerá das 14h às 22h, ampliando o acesso para a população que não consegue se vacinar durante o horário comercial. Além disso, quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) estarão em funcionamento no sábado, com atendimento das 7h às 17h.

WhatsApp Image 2026 02 26 at 08.37.05
Quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) estarão em funcionamento no sábado, com atendimento das 7h às 17h.

Participam da mobilização as seguintes unidades:
URAP Francisco Roney Meireles (Adalberto Sena);
URAP Augusto Hidalgo de Lima (Palheiral);
URAP Farmacêutica Cláudia Vitorino (Taquari);
URAP Rozangela Pimentel (Calafate).

Nos locais, serão disponibilizadas vacinas destinadas a crianças de 3, 5 e 12 meses, bem como a adolescentes de 11 a 19 anos, conforme as diretrizes do Calendário Nacional de Vacinação. A imunização também estará disponível para pais e responsáveis que acompanharem crianças e adolescentes durante a ação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, a iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços de imunização e reforçar a importância da prevenção.

Foto Rennan Biths
“A meningite é uma doença grave, mas pode ser prevenida, e nosso objetivo é proteger principalmente crianças e adolescentes”, destacou o gestor.

“Estamos ampliando os horários e levando a vacinação para locais de grande circulação, como o shopping, para garantir que mais pessoas tenham acesso às vacinas. A meningite é uma doença grave, mas pode ser prevenida, e nosso objetivo é proteger principalmente crianças e adolescentes”, destacou o gestor.

A meningite é uma doença séria, com potencial de evolução rápida e risco de sequelas, mas pode ser prevenida por meio da vacinação. A mobilização reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção, considerada uma das medidas mais eficazes de proteção individual e coletiva.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento pessoal e, quando disponível, a carteira de vacinação. A orientação é que a população mantenha a caderneta atualizada e aproveite a ação para fortalecer a proteção contra doenças imunopreveníveis.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco promove ação de vacinação contra meningite neste sábado (28) first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Dia Municipal da Dança 2026 fortalece economia criativa e reúne artistas em Rio Branco

Publicado

em

A cidade de Rio Branco já se prepara para celebrar o Dia Municipal da Dança Edição 2026, que será realizado no dia 18 de março, na quadra do SESC Acre. A iniciativa é articulada pela Câmara Temática de Dança de Rio Branco e conta com parceria confirmada da Associação de Dança do Estado do Acre (ASDAC), além do apoio da Prefeitura de Rio Branco.
O evento nasce a partir da Lei Municipal “Alex Matos”, que instituiu oficialmente a data no calendário cultural do município. Mais do que uma celebração artística, o projeto se consolida como uma estratégia de fortalecimento da economia criativa local, promovendo geração de renda, profissionalização e visibilidade para o setor da dança.
Foto de Dança
O evento nasce a partir da Lei Municipal “Alex Matos”, que instituiu oficialmente a data no calendário cultural do município. (Foto: Secom)
Programação e objetivos
A proposta prevê um dia inteiro de atividades, com apresentações em diversos formatos  solo, duo, trio, quartetos e grupos contemplando múltiplas linguagens e estilos. A expectativa de público varia entre 500 e 1.500 pessoas, com acesso gratuito.
Além das apresentações, o projeto inclui o mapeamento de profissionais, grupos, escolas e empreendedores da dança em Rio Branco e em todo o Acre. O levantamento servirá como base de dados para subsidiar futuras ações de credenciamento, capacitação e políticas públicas voltadas à economia criativa.
CURSO DANCA 11.01 1
Além das apresentações, o projeto inclui o mapeamento de profissionais, grupos, escolas e empreendedores da dança em Rio Branco e em todo o Acre. (Foto: Secom)
Entre os principais objetivos estão:
  • Incentivar a profissionalização de artistas;
  • Estimular a circulação econômica no setor cultural;
  • Promover networking entre artistas e instituições;
  • Ampliar o acesso da população a eventos culturais gratuitos.
Impacto econômico e social
A organização estima a geração direta de renda para aproximadamente 30 a 40 profissionais, além do fortalecimento de microempreendimentos culturais locais. O projeto também busca ampliar o alcance das instituições parceiras junto ao setor criativo.
MARACATU ARENA VF 21.02 17 768x512 1
A organização estima a geração direta de renda para aproximadamente 30 a 40 profissionais. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Para a articuladora da Câmara Temática de Dança, Verônica Ermosinda, o evento representa um marco para a categoria. “A dança é arte, mas também é trabalho e geração de renda. Esse dia simboliza reconhecimento e fortalecimento para todos nós”, destacou.
O presidente da FGB, Klowsbey Pereira, reforçou a importância institucional da iniciativa. “Apoiar a dança é investir na economia criativa e no talento do nosso estado. Projetos como esse movimentam cultura e oportunidades”, afirmou.
Foto de Klowsbey
O presidente da FGB, Klowsbey Pereira, reforçou a importância institucional da iniciativa. (Foto: Secom)
Já o professor Rocha ressaltou o papel formativo do evento. “É um momento de integração e crescimento. Quando a dança se organiza, toda a classe sai fortalecida”, pontuou.
Parcerias e contrapartidas
Como contrapartida institucional, o projeto prevê inserção de marca das instituições apoiadoras em todo o material de divulgação, espaço para fala institucional durante o evento e possibilidade de ações promocionais no local.
Foto de dança junina
O Dia Municipal da Dança 2026 se apresenta como uma ação estratégica de impacto cultural e econômico. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Com orçamento total estimado em R$ 33.500,00, o Dia Municipal da Dança 2026 se apresenta como uma ação estratégica de impacto cultural e econômico, ampliando não apenas a visibilidade da dança, mas consolidando o setor como parte essencial da economia criativa acreana.
A expectativa é que a edição de 2026 fortaleça ainda mais o movimento iniciado nos últimos anos, consolidando Rio Branco como referência regional na valorização da dança.

<p>The post Dia Municipal da Dança 2026 fortalece economia criativa e reúne artistas em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco segue com matrículas abertas na rede municipal de ensino

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), mantém o processo de matrículas aberto para garantir o acesso de crianças à sala de aula. Na Escola Municipal Padre Pelegrino, as inscrições seguem até a próxima sexta-feira, com disponibilidade de vagas concentrada no turno da tarde para turmas do 1º, 2º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

A atual gestão trabalha ininterruptamente para melhorar cada vez mais o ensino na rede pública, entendendo que a educação de qualidade é a base da formação científica e cidadã de uma sociedade. Com investimentos em infraestrutura e valorização profissional, o município reafirma seu compromisso em preparar os estudantes para os desafios do futuro, consolidando Rio Branco como referência em ensino básico.

cc518eb1 bc48 4719 8c82 40e115dcb8b6
De acordo com a diretora da unidade a procura segue positiva, com expectativa de manter cerca de 560 alunos nos dois turnos, número que pode variar conforme transferências e novas matrículas. (Foto: Ana Melo/Secom)

De acordo com a diretora da unidade, Antônia Roneide Costa, a procura tem sido positiva e a expectativa é manter a média de atendimento registrada nos últimos anos, que varia entre 540 e 560 alunos nos dois turnos. Atualmente, a escola atende cerca de 560 estudantes, número que pode sofrer alterações conforme transferências e novas matrículas ao longo do período.

Além da vaga garantida, a Prefeitura assegura a entrega de kits escolares completos para todos os alunos. Na Escola Padre Pelegrino, o material é personalizado de acordo com a faixa etária, garantindo que as crianças recebam itens adequados ao seu nível de aprendizagem.

“Seguimos com as matrículas abertas e estamos nos organizando para receber nossos alunos com todo o cuidado e responsabilidade. A entrega do kit escolar é fundamental, pois representa uma economia significativa para os pais e garante que todas as crianças iniciem o ano letivo com igualdade de condições”, afirmou a diretora Antônia Roneide.

A entrega dos materiais é realizada mediante assinatura dos responsáveis, assegurando total transparência. A previsão para o início das aulas é o dia 10 de março, data em que a rede municipal se prepara para acolher os alunos com organização e entusiasmo para o novo ciclo letivo.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco segue com matrículas abertas na rede municipal de ensino first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo