fbpx
Conecte-se conosco

Acre

No banco dos réus: “Marcola” é julgado por execução de rival no Santa Inês

Publicado

em

O presidiário Marcos Willian Tavares Lopes está sendo  julgado pelos crimes de homicídio, por corrupção de menores e também por integrar organização criminosa.

A sessão é realizada nesta terça-feira, 14, no plenário da 1ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Criminal.

Marcola com é mais conhecido foi denunciado pela execução de Mizael Oliveira da Silva.

O crime aconteceu na manhã de 20 de novembro de 2022, no Bairro Santa Inês, em Rio Branco.

Consta na denúncia, que Marcos Willian e um adolescente de 17 anos, mataram a vítima por volta das 6h30 da manhã.

Mizael Oliveira, tinha saída para comprar pão, quando foi surpreendido pelos rivais.

A investigação da Delegacia de homicídios revelou que o crime, ocorreu no contexto da disputa por território, entre facções criminosas rivais.

Logo após a morte de Mizael, a casa de Marcos Willian, foi alvo da ação de criminosos que fizeram uma sequência de tiros.

O ataque seria uma retaliação pelo homicídio de Mizael.

Em maio do ano passado o réu foi condenado a 7 anos 11 meses e oito dias pelo crime de tráfico de drogas.

Ele foi preso em dezembro de 2022, por investigadores da Delegacia de Homicídios.

Comentários

Continue lendo

Acre

Últimos dias para convocados na modalidade Urbana do CNH Social apresentarem documentos

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alerta os contemplados na modalidade Urbana do programa CNH Social 2025 sobre o prazo para entrega da documentação exigida. A lista com os nomes dos 1.849 candidatos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 11 de agosto e estabelece o limite de 10 dias úteis para apresentação dos documentos.

Lista com os nomes dos 1.849 candidatos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado. Foto: Renato Beiruth/Detran

O prazo, que está chegando ao fim, termina na próxima sexta-feira, 22 de agosto. Os selecionados devem procurar a sede do Detran, em Rio Branco, ou uma das representações da autarquia no interior do estado. Para aqueles que residem em localidades sem unidade física do órgão, a documentação deve ser enviada pelo e-mail: detrancnhsocial@gmail.com.

Entre os aprovados está Raimunda Vieira, diarista, moradora da Cidade do Povo. Aos 49 anos, ela terá sua primeira habilitação e comemorou o benefício.

A diarista Raimunda Vieira vai iniciar o processo para conseguir a CNH. Foto: Renato Beiruth/Detran

“Eu tinha fé de que receberia essa bênção, pois era um sonho. Eu não deixei esse sonho morrer. Acredito que, quando temos um sonho, devemos persistir. Ao saber da aprovação, ergui as mãos em agradecimento. Pretendo, inicialmente, ter uma moto. Em seguida, penso em um carro, quem sabe. Acredito que terei mais facilidade para me locomover, visitar meus filhos e parentes, além de poder ir à igreja e fazer visitas aos irmãos da fé”, disse.

Já o estudante universitário Edson Oliveira, morador da Vila Acre, foi contemplado com a adição da categoria A em sua habilitação, pois já possui a categoria B.

“Na época, só consegui tirar a carteira de carro, pois não tinha condições de pagar o valor total das categorias. Optei por participar do Programa CNH Social, que vai me proporcionar a oportunidade de tirar a carteira de moto. Isso facilitará minha mobilidade, principalmente para os estudos. Pretendo utilizar, quem sabe, para conseguir um trabalho, pois a moto é um veículo mais acessível que um carro”, contou.

Edson Vieira já possui a CNH na categoria B e vai fazer o processo de adição para a categoria A. Foto: Renato Beiruth/Detran

A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, reforça a importância da participação dos contemplados e as oportunidades que o programa oferece. “Estamos fazendo as convocações por modalidade, facilitando o atendimento daqueles que nos procuram e dando o tempo necessário para que as pessoas organizem sua documentação. Os convocados devem ficar atentos aos prazos para garantir o benefício”, destacou.

O CNH Social é o maior programa de inclusão já criado pelo Detran. Só em 2025, 5 mil pessoas serão contempladas pela iniciativa. Até o fim de 2026, mas de 22 mil carteiras de habilitação serão entregues pelo governo do Estado por meio da iniciativa.

Comentários

Continue lendo

Acre

Boletim da Fiocruz aponta SRAG em crianças em nível de alerta no Acre

Publicado

em

Estado integra lista de 16 unidades da federação com incidência elevada da doença, embora sem tendência de crescimento

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta semana, mostrou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), permanecem em níveis elevados em grande parte do Brasil. O Acre está entre os 16 estados classificados em situação de alerta, risco ou alto risco, ainda que sem registro de aumento nas curvas de longo prazo.

Situação no Acre

Segundo o levantamento, o estado apresenta circulação expressiva de vírus respiratórios, o que mantém em alerta as autoridades de saúde locais para possíveis agravamentos do cenário. Apesar disso, não há sinal de crescimento recente nos indicadores.

Panorama nacional

No Brasil, os casos de SRAG seguem em queda tanto na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) quanto de curto prazo (últimas três semanas). Ainda assim, alguns estados registram aumento de hospitalizações, como a alta de casos de Covid-19 no Ceará e no Rio de Janeiro, além do crescimento de rinovírus na Bahia.

Dados de 2025

Desde o início do ano epidemiológico, foram notificados 150.615 casos de SRAG em todo o país. Desses, 80.577 (53,5%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, enquanto 51.291 (34,1%) deram negativo e 8.853 (5,9%) seguem em investigação.

Entre os casos confirmados, 46% foram causados por VSR, 25,7% por influenza A, 1,1% por influenza B, 23,6% por rinovírus e 7% por Sars-CoV-2 (Covid-19).

Sobre o InfoGripe

O InfoGripe é uma ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS) que monitora casos de SRAG em todo o território nacional, auxiliando as vigilâncias em saúde na definição de ações de prevenção e resposta a surtos. A atualização mais recente se refere à Semana Epidemiológica 31, entre 27 de julho e 2 de agosto.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre seleciona entidades para o Conselho de Meio Ambiente e Floresta

Publicado

em

Foto: Juvenal Pereira/ WWF-Brasil

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), publicou nesta segunda-feira, 18, o Edital nº 006/2025, que abre o processo de seleção de órgãos e entidades para a composição do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (CEMAF), no ciclo 2025-2028.

O conselho integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Floresta (SISMAF) e tem papel estratégico na formulação de políticas públicas, acompanhamento e deliberação sobre questões ambientais e de desenvolvimento sustentável no estado.

De acordo com o edital, serão preenchidas três vagas, destinadas a: uma entidade do setor produtivo das áreas de agricultura, indústria ou comércio; uma organização não governamental da área ambiental ou social e uma entidade representativa de comunidades indígenas, ribeirinhas e populações tradicionais.

As instituições interessadas devem estar legalmente constituídas no Acre, com pelo menos dois anos de atuação comprovada, e poderão se inscrever no prazo de 30 dias úteis a partir da publicação do edital. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cemaf.sema@gmail.com ou presencialmente na sede da Sema, em Rio Branco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.

Após o período de inscrições, a comissão responsável analisará a documentação e divulgará a lista preliminar de habilitados no Diário Oficial do Estado e no site da Sema (www.sema.ac.gov.br). Haverá prazo para apresentação de recursos, e, caso o número de interessados seja superior ao de vagas disponíveis, a escolha será feita por sorteio, realizado na sede da Sema.

A função de conselheiro é considerada de relevância pública e não prevê remuneração. O resultado final será homologado pela Sema e oficializado em decreto do Governo do Estado, com a nomeação dos titulares e suplentes.

Comentários

Continue lendo