Acre
No bairro Calafate, prefeitura participa de ação de saúde aos moradores da regional
“Santa Casa na Comunidade”. Foi com essa declaração que o jovem Gabriel Moraes, morador do bairro Calafate, definiu a ação realizada durante todo o sábado (22) e que contou com o apoio da Prefeitura de Rio Branco e diversos outros parceiros.
A iniciativa faz parte de um cronograma de ações sociais na área da saúde do gabinete do vereador Antônio Moraes e realizada pela Santa Casa da Amazônia. Essa foi a primeira de três ações que serão realizadas em Rio Branco, frutos de emenda parlamentar na ordem de R$ 375 mil, destinada pelo parlamentar municipal.

“Desde o ano passado que eu coloco minha emenda parlamentar para Santa Casa e lá a gente desenvolve três ações. Estamos desenvolvendo a primeira ação aqui no Novo Calafate, na escola José Pontiguara, também para os bairros adjacentes e ainda tem a segunda e a terceira. Todos os bairros mais carentes. A gente sabe que a saúde de Rio Branco melhorou muito, mas precisa de mais. Quero agradecer ao prefeito de Rio Branco por ter aprovado minha emenda. Não tem nada mais gratificante eu como morador dessa região, ajudar a minha população no meu município”, destacou Moraes.
Parceira em todas as ações que levam melhorias para a população de Rio Branco, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esteve com duas vans odontológicas para o atendimento do público, além de outras ações de saúde.
O Prefeito da capital acreana enalteceu a iniciativa afirmando que é uma ação de “todos àqueles que querem cuidar de gente”.
“Esse projeto “Santa Casa na Comunidade”, a Prefeitura tem sido uma grande parceira, os nossos vereadores têm colocado emendas, como é esse caso aqui, do Antônio Moraes, que mora aqui no Calafate, e que também colocou dinheiro. Nós temos que continuar melhorando a cada dia que passa a saúde, pra que a nossa população possa ter mais tranquilidade pra trabalhar, pra viver melhor, e pra ter mais tempo de vida”, explicou o prefeito.

Médico oftalmologista, o agora deputado federal Eduardo Velloso, compareceu à ação e destacou a importância de ações dessa natureza e agradeceu a Santa Casa pela parceria de mais de 10 anos.
“Já são mais de 10 anos que estamos trabalhando juntos, em prol da nossa população. A Santa Casa na Comunidade consegue levar aqueles atendimentos de especialidade, geralmente nos bairros, nos locais mais distantes, aonde eles não conseguem ter um acesso facilitado. Esse é o nosso trabalho, o nosso compromisso”.

Gabriel Moraes, o jovem morador do Calafate que comemorou a realização da ação de saúde na sua comunidade também não poupou elogios a gestão municipal.
“A boa gestão é aquela que fala com as pessoas, que vai até onde as pessoas estão, e as pessoas estão nos bairros, nas comunidades, nas comunidades rurais. Então, a gestão bem feita é aquela gestão que se comunica com o povo, e a gestão municipal atual, o prefeito e a sua equipe, tem estado onde as pessoas estão. Isso sim é uma boa gestão, conversar com a comunidade para propor melhorias, ouvindo as sugestões e atuando em conjunto com as pessoas”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico
O 6º Festival Kãda Shawã Kaya, na Aldeia Foz do Nilo, município acreano de Porto Walter, marcou um momento importante para o Povo Shawãdawa. Durante quatro dias, entre 8 e 11 de janeiro, os indígenas celebraram sua cultura ancestral por meio de pinturas corporais, vestimentas originais, arcos e flechas, cantos e danças inspiradas na rica natureza da floresta.

Toda essa profusão de cores e formas foi captada pelas lentes do fotógrafo Cleiton Lopes, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Mesmo imerso na floresta, em condições adversas, o profissional montou um verdadeiro estúdio fotográfico para registrar os melhores momentos do Festival Kãda Shawã Kaya, com foco, sobretudo, nos personagens que participaram das festividades.
Os aspectos humanos e criativos do povo Shawãdawa foram registrados com sensibilidade. O resultado é um arquivo fotográfico que servirá de referência para quem quiser estudar a cultura dos povos originários do Acre.

A beleza indígena e o vigor desse povo, que sofreu no passado um massacre cultural, não podendo praticar os seus costumes, espiritualidade e idioma, passaram por uma regeneração profunda nos mais recentes anos. E o olhar do fotógrafo Cleiton capturou esse renascimento com detalhes, numa sinfonia de imagens que revelam para o mundo a alma da cultura Shawãdawa.
O concurso de beleza nas vestimentas originais, a disputa de arco e flecha, as brincadeiras, as danças e cantorias, as pinturas corporais, as cerâmicas e artesanatos estão detalhados nas fotos do profissional da Secom, constituindo um registro antropológico que servirá de espelho para as futuras gerações da Nação Shawãdawa, conhecidos como “Arara”.

Um dito popular afirma que uma imagem vale mais do que mil palavras. Nas fotos produzidas por Cleiton Lopes, está impressa uma história de lutas para a afirmação cultural de um povo que transcende o tempo cronológico.

Na verdade, nesse simples registro fotográfico, estão as almas de homens, mulheres e crianças que fizeram da conexão com a natureza um suspiro de amor e alegria para seguir a jornada da construção dos valores do Povo Shawãdawa.
The post O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre
Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.
“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.
Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.
“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada





































Você precisa fazer login para comentar.