Conecte-se conosco

Acre

No AC, jornalista boliviano pede refúgio e se diz vítima de ‘perseguição’

Publicado

em

Wilson García estaria sendo perseguido após denúncias contra ministro.
Imigrante diz que entrou com pedido de refúgio na Polícia Federal.

G1

Wilson García está no Acre desde o último dia 19 e busca refúgio (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)

Wilson García está no Acre desde o último dia 19 e busca refúgio (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)

O jornalista boliviano Wilson García está no Brasil desde o último dia 19 de maio em busca de refúgio. Ele diz que é acusado de conspiração contra o governo boliviano por ter denunciado o ministro da presidência Juan Ramón Quintada por um suposto envolvimento com o narcotráfico e crimes como homicídio, extorsão e corrupção.

Hospedado em um hotel de Rio Branco, o jornalista diz aguardar o advogado, que estaria em Epitaciolândia, a 230 km da capital acreana, montar sua defesa e assim retornar ao país vizinho. García diz que registrou uma denúncia contra o ministro boliviano na Superintendência da Polícia Federal (PF-AC) e fez um pedido de refúgio ao governo brasileiro.

O prazo para que o pedido seja aceito é de até um ano e enquanto não sai, o imigrante pode obter documentação brasileira, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos do Acre (Sejudh). Em contato com a PF-AC, para confirmar a solicitação de refúgio do imigrante, a reportagem foi informada que apenas na segunda-feira (30) as informações poderiam ser repassadas.

Já o consulado da Bolívia disse desconhecer o pedido do jornalista e também não tem conhecimento de nenhum mandado de prisão contra ele no país.

“Sou perseguido por meu trabalho. Esse ministro da presidência é corrupto e vinculado ao narcotráfico e organizações criminais que incluem também empresários brasileiros. Ele quer tomar o governo de Evo Morales, mas eu apoio a gestão de Morales”, afirma o imigrante.

O jornalista diz que divulgou áudios do ministro em negociações com um chefe do narcotráfico local em um blog e então começou a ser hostilizado. “O traficante Mauro Vasquez Guerra controla uma rede de prostituição no Brasil e na Bolívia. Devido minhas publicações nos jornais ele foi preso, mas os negócios continuam funcionando com outro grupo que trabalha diretamente com o ministro”, ressalta.

García ressalta ainda que passou a sofrer perseguição e ser acusado de conspiração. “As acusações são uma mentira que tiram meus direitos constitucionais, me arrancando da minha família e me julgando injustamente. Exijo que governo da Bolívia explique como conspirei contra o estado. Não quero ser refugiado. Quero voltar para meu país, mas com a garantia de que não serei preso”, conclui.

CLIQUE AQUI PARA VER VÍDEO

Estratégia
O coordenador da Divisão de Apoio e Atendimento ao Imigrante e Refugiado da Sejudh, Lucinei Peres, informou que o jornalista possui uma cópia do pedido de prisão expedido a mando do ministro e teme ser preso sem defesa.

“Ele procurou a igreja católica, que fez o contato com a gente, e começamos a acompanhar o caso. A ideia dele é mobilizar os colegas de imprensa e ver se o ministro que o acusa mostra as provas que ele praticou isso e volte em segurança”, esclarece o coordenador.

Peres ressalta que o imigrante poderia ter deixado o país com o carimbo de turista, porém, afirmou que seria preso caso procurasse as autoridades bolivianas.

“Ele disse que trabalha em Pando, mora em Cochabamba e de cinco em cinco dias voltava para casa. Contou também que fez o pedido de refúgio como estratégia para ganhar tempo para o advogado montar a defesa e ele retornar. Ele tem o protocolo do pedido”, diz.

Colaborou Luizio Oliveira, da Rede Amazônia Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo entrega equipamentos para fortalecer atuação da Associação Comercial de Sena Madureira

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou nessa quinta-feira, 22, a entrega de diversos equipamentos à Associação Comercial e Empresarial de Sena Madureira (Aces), para estruturar a sede e fortalecer a atuação da entidade no município. A ação integra as políticas do Executivo estadual voltadas ao fortalecimento da iniciativa privada e ao incentivo à organização do setor produtivo nas cidades.

A instituição foi beneficiada com uma geladeira, computador de mesa, notebook, impressora multifuncional, aparelho celular para comunicação institucional, ar-condicionado e uma televisão. Os equipamentos vão garantir melhores condições de trabalho na sede, ofertar mais conforto para os associados e ampliar a capacidade de atendimento aos 48 empresários filiados, além dos demais não filiados, que buscam os serviços da associação de forma diária e constante.

Os materiais foram adquiridos por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Tanízio Sá no valor de R$ 20 mil, destinada ao fortalecimento das entidades representativas do setor produtivo. O investimento contribui para o desenvolvimento de ações voltadas ao comércio local e ao apoio direto aos empreendedores do município. A ideia é que as melhorias ajudem a ampliar as ações da Aces e reflitam diretamente nos empreendimentos locais com novos avanços.

Equipamentos vão estruturar sede da Aces e fortalecer ações em Sena Madureira. Foto: Emely Azevedo/Seict

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que a atuação do governo do Estado busca assegurar que os recursos públicos cheguem a quem gera emprego e renda. Segundo ele, a parceria com as associações comerciais fortalece o ambiente de negócios e contribui para o crescimento econômico. “Essa entrega reforça o compromisso da gestão estadual com todo o setor empresarial, que tem papel estratégico no desenvolvimento dos municípios em nosso estado. Estruturar essas entidades significa apoiar de forma direta quem movimenta a economia local e gera empregos”.

O secretário enfatizou ainda outras parcerias do Executivo com a Associação Comercial e a Assembleia Legislativa (Aleac), como a emenda de R$ 50 mil do deputado estadual Gilberto Lira para realizar o Feirão do Consumidor de Sena Madureira em dezembro de 2025. “Apoiar o associativismo empresarial, instrumento muito importante no atual contexto, é uma política pública do governo que traz resultados efetivos para concretizar os avanços necessários”, falou.

O presidente da Aces, Francisco Bezerra, ressaltou que os equipamentos chegam em um momento importante e estratégico para a entidade. “É motivo de satisfação receber esses equipamentos, que vão permitir uma melhor assistência aos nossos associados e, também, aos não associados, já que estamos de portas abertas para todos. Antes não tínhamos estrutura adequada e agora passamos a ter melhores condições de trabalho para atender quem procura a nossa Associação Comercial”.

Governo também celebrou outras parcerias com a Aces para fortalecer o associativismo empresarial. Foto: Emely Azevedo/Seict

Representando o deputado estadual Tanízio Sá, Jeany Freitas destacou que a emenda simboliza o compromisso com o fortalecimento e o desenvolvimento do comércio local. “Em nome do deputado Tanízio Sá, externo a satisfação em estar presente nessa cerimônia. Essa emenda representa mais do que um investimento, ela simboliza o compromisso com o fortalecimento das instituições que atuam em prol do comércio local e da valorização dos empreendedores”, afirmou.

O diretor de Projetos da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre), Clóvis Console, enfatizou a importância da construção conjunta das políticas públicas. “Quando o poder público e a iniciativa privada caminham juntos, os resultados aparecem da melhor forma. Essa parceria fortalece as entidades empresariais, impulsiona o associativismo e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico dos municípios no Acre todo”, disse.

The post Governo entrega equipamentos para fortalecer atuação da Associação Comercial de Sena Madureira appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça do Acre oferece serviço gratuito para reconhecimento de paternidade pelo programa “Pai Presente”

Publicado

em

Procedimento não tem custo e pode ser feito por mães, pais ou pelo próprio interessado; processo consensual leva até 45 dias

O programa também contempla o reconhecimento da paternidade socioafetiva, como nos casos de padrastos que assumiram o papel paterno, desde que haja manifestação voluntária. Foto: captada 

O Tribunal de Justiça do Acre disponibiliza gratuitamente o serviço de reconhecimento de paternidade por meio do programa Pai Presente, que oferece orientação jurídica e apoio a mães, pais e pessoas sem o nome do pai no registro civil. Em entrevista ao Boletim TJ Acre, a juíza Luana Campos, titular da Vara de Registros Públicos de Rio Branco, explicou que o procedimento não gera custos em nenhuma etapa.

O pedido pode ser feito pela mãe, pelo pai ou pelo próprio interessado. Quando o registro é feito sem o pai, o cartório encaminha o caso ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde se inicia uma averiguação pré-processual. Se houver consenso, o prazo médio é de 45 dias; se necessário exame de DNA, o processo pode se estender.

A juíza destacou a importância do reconhecimento para garantir cidadania, identidade e direitos fundamentais. Em 2024, mais de 91 mil crianças no Brasil foram registradas sem o nome do pai, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Em Rio Branco, o atendimento ocorre na Cidade da Justiça. Informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (68) 3212-8724 ou no Cejusc pelos telefones (68) 9982-2031 e (68) 9982-2032.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota pública sobre o Carnaval da Família

Publicado

em

O governo do Estado do Acre informa à população que, em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento, não realizará, neste ano, o tradicional Carnaval da Família.

A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio.

Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais.

O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana.

Governo do Estado do Acre

 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo