Acre
No AC, jornalista boliviano pede refúgio e se diz vítima de ‘perseguição’
Wilson García estaria sendo perseguido após denúncias contra ministro.
Imigrante diz que entrou com pedido de refúgio na Polícia Federal.
G1

Wilson García está no Acre desde o último dia 19 e busca refúgio (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)
O jornalista boliviano Wilson García está no Brasil desde o último dia 19 de maio em busca de refúgio. Ele diz que é acusado de conspiração contra o governo boliviano por ter denunciado o ministro da presidência Juan Ramón Quintada por um suposto envolvimento com o narcotráfico e crimes como homicídio, extorsão e corrupção.
Hospedado em um hotel de Rio Branco, o jornalista diz aguardar o advogado, que estaria em Epitaciolândia, a 230 km da capital acreana, montar sua defesa e assim retornar ao país vizinho. García diz que registrou uma denúncia contra o ministro boliviano na Superintendência da Polícia Federal (PF-AC) e fez um pedido de refúgio ao governo brasileiro.
O prazo para que o pedido seja aceito é de até um ano e enquanto não sai, o imigrante pode obter documentação brasileira, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos do Acre (Sejudh). Em contato com a PF-AC, para confirmar a solicitação de refúgio do imigrante, a reportagem foi informada que apenas na segunda-feira (30) as informações poderiam ser repassadas.
Já o consulado da Bolívia disse desconhecer o pedido do jornalista e também não tem conhecimento de nenhum mandado de prisão contra ele no país.
“Sou perseguido por meu trabalho. Esse ministro da presidência é corrupto e vinculado ao narcotráfico e organizações criminais que incluem também empresários brasileiros. Ele quer tomar o governo de Evo Morales, mas eu apoio a gestão de Morales”, afirma o imigrante.
O jornalista diz que divulgou áudios do ministro em negociações com um chefe do narcotráfico local em um blog e então começou a ser hostilizado. “O traficante Mauro Vasquez Guerra controla uma rede de prostituição no Brasil e na Bolívia. Devido minhas publicações nos jornais ele foi preso, mas os negócios continuam funcionando com outro grupo que trabalha diretamente com o ministro”, ressalta.
García ressalta ainda que passou a sofrer perseguição e ser acusado de conspiração. “As acusações são uma mentira que tiram meus direitos constitucionais, me arrancando da minha família e me julgando injustamente. Exijo que governo da Bolívia explique como conspirei contra o estado. Não quero ser refugiado. Quero voltar para meu país, mas com a garantia de que não serei preso”, conclui.
Estratégia
O coordenador da Divisão de Apoio e Atendimento ao Imigrante e Refugiado da Sejudh, Lucinei Peres, informou que o jornalista possui uma cópia do pedido de prisão expedido a mando do ministro e teme ser preso sem defesa.
“Ele procurou a igreja católica, que fez o contato com a gente, e começamos a acompanhar o caso. A ideia dele é mobilizar os colegas de imprensa e ver se o ministro que o acusa mostra as provas que ele praticou isso e volte em segurança”, esclarece o coordenador.
Peres ressalta que o imigrante poderia ter deixado o país com o carimbo de turista, porém, afirmou que seria preso caso procurasse as autoridades bolivianas.
“Ele disse que trabalha em Pando, mora em Cochabamba e de cinco em cinco dias voltava para casa. Contou também que fez o pedido de refúgio como estratégia para ganhar tempo para o advogado montar a defesa e ele retornar. Ele tem o protocolo do pedido”, diz.
Colaborou Luizio Oliveira, da Rede Amazônia Acre.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.