Acre
No AC, imigrantes fazem exames de elefantíase, malária e mal de chagas
Exames serão feitos até a segunda-feira (25), de acordo com o Lacen.
Estimativa é que 800 imigrantes sejam examinados.
G1/Ac

Exames de filariose, malária e doença de chagas são feitos até a segunda-feira (25) em abrigo da capital (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Os imigrantes que vivem no abrigo em Rio Branco são submetidos, desde a quarta-feira (24), a exames para o diagnóstico de filariose, doença parasitária popularmente conhecida como elefantíase. A estimativa é que 800 pessoas sejam avaliadas até a segunda-feira (29), tendo em vista a rotatividade do local. Exames de malária e doença de chagas também são feitos.
O trabalho é realizado pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco, com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Laboratório Central (Lacen) e Serviço de Assistência Especializada (SAE).
O coordenador do Serviço de Referência Nacional em Filariose da Fiocruz, Abraham Rocha, explica que atualmente a prevalência da doença está praticamente controlada no Brasil. Por isso, o intuito é oferecer tratamento aos que, porventura, forem portadores do parasita e também evitar que a doença chegue em outras áreas do país.
“Como os imigrantes vêm de várias áreas pesadamente endêmicas, é importante que se faça o exame, porque muitos podem levar a doença para áreas que não existem mais esse problema ou introduzir em lugares que nunca, historicamente, existiram casos positivos”, explica.

Estimativa é que 800 exames de filariose sejam feitos nos imigrantes em Rio Branco (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
O resultado do exame de filariose fica pronto após 10 minutos. No entanto, o Lacen deve encaminhar ao abrigo, na próxima semana, os resultados por escrito dos três exames. De acordo com a coordenadora do setor de endemias do Lacen, Lucineide Valentim, casos diagnosticados de qualquer uma das doenças serão informados para o estado de destino, caso o imigrante já tenha viajado. O local de referência para tratamento da filariose no estado é o SAE, localizado no Hospital das Clínicas.
“Os casos diagnosticados serão comunicados para a vigilância epidemiológica estadual e municipal, que terão a responsabilidade de localizar essas pessoas e verificar a lista de embarque par que seja comunicado ao estado de destino”, garante.
Abraham Rocha explica que a filariose é uma doença assintomática, que tem como vetor o pernilongo (culex quinquefasciatus), presente em todo o Brasil. “O indivíduo que tem o verme no sangue não sente nada. Quando vem se expressar a doença, no homem é na parte escrotal e na mulher é um inchaço na perna. O parasito é mais prevalente em indivíduos jovens, que é a maioria que migra para o Acre”, explica.
Abrigo e rota migratória
O abrigo na estrada Irineu Serra é administrado pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Justiça e Direitos Humanos do Acre e recebe imigrantes desde junho de 2014, quando foram transferidos de um outro local montado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, também na capital. Todavia, entre 2010 e abril de 2014, os imigrantes ficaram em abrigos montados na cidade de Brasiléia, distante 232 km da capital acreana.
O Acre é, desde 2010, porta de entrada para estrangeiros que desejam entrar no Brasil. A rota que passa pelo Equador, Peru e pelas cidades acreanas de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, foi iniciada por imigrantes haitianos que desejavam refazer suas vidas, após um terremoto que devastou Porto Príncipe. Porém, atualmente também é utilizada por pessoas de outros países, incluindo República Dominicana, Senegal e Nigéria.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.