fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Níveis dos rios Amazonas e Tapajós atingem cota de alerta no Pará

Publicado

em

Municípios de Santarém e Óbidos já sofrem com chuvas

A girl paddles her canoe through a street flooded by the rising Solimoes river, one of the two main branches of the Amazon River, in Anama, Amazonas state, Brazil May 13, 2021. Picture taken May 13, 2021. REUTERS/Bruno Kelly

Os níveis dos rios Amazonas e Tapajós já atingiram a cota de alerta nos municípios de Santarém e Óbidos, na região oeste do Pará, desde segunda-feira (28).

O nível do Rio Amazonas é influenciado pelo degelo da Cordilheira dos Andes, no Peru, onde fica a sua nascente.

As fortes chuvas que caem na sua cabeceira, na divisa do Pará com Mato Grosso, provoca uma subida do nível das águas do Rio Tapajós nesta época do ano.

Preocupa também a situação da enchente do Rio Jurubatuba, em Monte Alegre; Rio Surubiú, em Alenquer; e Rio Trombetas, em Oriximiná.

Em Santarém, o nível do Rio Tapajós chegou a 7,10 metros, atingindo a cota de transbordo. Nesta terça-feira (29), a régua da Agência Nacional de Águas (ANA) mede 7,16 m. Em Óbidos, o nível do Rio Amazonas ultrapassou em 8 cm a cota de alerta, que é de 7,20 m.

Apesar da situação de alerta, este ano o nível do Rio Amazonas está 30 cm abaixo da maior cheia histórica do Baixo Amazonas, ocorrida em 2009.

O avanço das águas já prejudicou alguns pontos da cidade de Óbidos, e as chuvas também têm causado inúmeros transtornos à população. Em fevereiro deste ano, o governo federal reconheceu a situação de emergência por causa das chuvas intensas em Óbidos e Santarém.

Comentários

Continue lendo

Geral

Comunidade do Caipora recebe programa Saúde na Comunidade

Publicado

em

No último sábado (22), a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforçou seu compromisso em oferecer serviços de qualidade à população da zona rural levando o Programa Saúde Itinerante na Comunidade para a Escola Nova Esperança, localizada na AC-90, Km 07, Ramal Caipora, Km 32, para proporcionar atendimento integral e acessível.

Na escola, foram disponibilizados serviços como consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames de PCCU e teste rápido, testes de aferição de pressão e glicemia, ações voltadas para a saúde da mulher, como pré-natal, planejamento familiar e vacinação para proteger crianças e adultos contra diversas doenças.

A iniciativa não apenas facilita o acesso aos cuidados de saúde, mas fortalece os laços entre a comunidade e os serviços públicos promovendo bem-estar e qualidade de vida para todos os participantes. A prefeitura reafirma seu comprometimento em continuar ampliando e melhorando essas ações, buscando sempre atender às necessidades da população rural com eficiência e humanização.

“Essa ação não apenas reforça o compromisso da prefeitura com a saúde pública, mas também fortalece o vínculo com os moradores locais, proporcionando cuidados que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida de todos. O programa Saúde na Comunidade continuará sendo uma prioridade na gestão do prefeito Tião Bocalom, buscando sempre melhorar e expandir seus serviços para atender cada vez mais pessoas de forma eficiente e humanizada”, disse o secretário municipal de Saúde, Eliatian Nogueira.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeito Jerry Correia garante acesso e infraestrutura para comunidades rurais avançam no seringal Icuriã e outras regiões de Assis Brasil

Publicado

em

Recuperação de ramais facilita acesso ao povo da zona rural

Na tarde desta segunda-feira, 24, o prefeito Jerry Correia e o vice-prefeito Reginaldo Martins vistoriaram os trabalhos de melhorias nos ramais da região.

Uma das equipes de recuperação já chegou à comunidade Xapuri, no seringal Icuriã, localizado na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, iniciando os serviços no ramal Humaitá. Outra equipe está ao leste do município, trabalhando nos ramais da Bélgica e do Gringo.

“Vamos chegar com os trabalhos de recuperação de ramais e pontes em todas as localidades, assim como temos feito nos últimos anos”, afirmou o prefeito Jerry Correia.

O objetivo dessas ações é garantir melhor acesso e infraestrutura para as comunidades rurais, facilitando o transporte e o escoamento da produção local. A prefeitura de Assis Brasil tem se comprometido a manter a continuidade dessas melhorias, essenciais para o desenvolvimento das áreas rurais do município.

Comentários

Continue lendo

Geral

Colisão entre bicicleta e motocicleta deixa dois gravemente feridos em Rio Branco

Publicado

em

O motociclista Amós Darc da Costa, 29 anos, e o ciclista Elissandro da Silva Oliveira, 27, ficaram gravemente feridos após uma colisão na noite desta segunda-feira (24), na Estrada Jarbas Passarinho, na região do bairro Apolônio Sales, em Rio Branco.

Segundo informações de populares que presenciaram o acidente, Amós trafegava em uma motocicleta modelo Yamaha Crosser, de cor bege e placa QWO-2I38, no sentido bairro-centro, quando, ao passar por um buraco, teve que ir para a pista contrária e colidiu de frente com o ciclista Elissandro.

Com o impacto, Amós sofreu fraturas na face, no nariz, deformidade no braço esquerdo, escoriações e um traumatismo crânioencefálico (TCE) moderado. Já Elissandro teve perda de consciência, hematomas na face direita, escoriações e também um traumatismo crânioencefálico (TCE) moderado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância básica foi enviada. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos às vítimas e, devido ao agravamento do quadro clínico de Amós, foi solicitado o apoio de uma ambulância de suporte avançado.

Após serem estabilizados, Amós e Elissandro foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco. Segundo os socorristas do Samu, Amós deu entrada no hospital em estado grave, enquanto o quadro clínico de Elissandro é estável, mas pode se agravar.

A área foi isolada por policiais militares do Batalhão de Trânsito para os trabalhos de perícia, e, após o término dos procedimentos, a moto e a bicicleta foram removidas por familiares das vítimas.

Moradores da região relataram à reportagem que a Estrada Jarbas Passarinho tem registrado vários acidentes devido à quantidade de buracos e à falta de iluminação pública na região.

Comentários

Continue lendo