fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Nilson Areal é preso por desvio de verba pública e vai cumprir 18 anos de prisão em regime fechado

Publicado

em

nilson-areal

O ex- prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal foi preso na tarde desta segunda-feira, 12, no município, que fica a 143 km da capital Rio Branco. Segundo denúncia do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o ex-prefeito de Sena Madureira participou de forma ativa de esquema criminoso instalado na prefeitura do município ao ordenar a contratação e remuneração de pessoas por serviços não prestados.

Juntamente com Nilson Areal, foram condenados a diretora financeira à época, Cecília Teixeira de Sousa, Jussara Santos de Matos, Evangélico Ferreira Moreira, Antônia da Silva Pessoa, Adalvani Pinheiro de Carvalho e Jailson de Souza Barbosa, condenados por receber o pagamento por parte da prefeitura municipal sem trabalhar.

Na sentença, fica comprovada a montagem de um esquema em Sena Madureira, nos anos de 2011 e 2012, para o desvio e utilização indevida de verbas públicas. A situação foi descoberta após instauração de procedimento investigativo criminal para apurar crimes praticados pelo ex-prefeito. Nesse contexto, o MPAC ofereceu duas denúncias. sendo que um processo aguarda julgamento e no outro ele foi condenado.

Nilson Areal nomeava, sem qualquer rigor técnico, particulares para prestar serviço na rede pública de educação, pelo tempo de 1 a 3 meses. Como os funcionários fantasmas nunca apareceram para trabalhar, Nilson e Cecília criaram ordenações fictícias de despesas para justificar os pagamentos indevidos.

Das penas
Nilson Roberto Areal de Almeida teve a pena definitiva fixada em dezoito anos e oito meses de reclusão em regime fechado, não podendo responder em liberdade.

A ex-secretária de finanças do município, Cecília Teixeira de Sousa, foi condenada a dezesseis anos de reclusão em regime fechado, também sem possibilidade de responder em liberdade.

Os demais acusados devem cumprir dois anos e quatro meses de reclusão em regime aberto, tendo o direito de recorrer da prisão em liberdade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretário executivo do Consórcio Intermunicipal (Cinreso), Emerson Leão busca apoio da Funasa para acabar com lixões no Acre

Publicado

em

Secretário Emerson Leão se reúne com diretores em Brasília e vislumbra recursos para solução definitiva do problema

O apoio da Fundação Nacional de Saúde é considerado importante para a solução do problema, segundo ele, que teve o apoio do Governo do Acre em sua caminhada, representado pelo secretário da Representação na capital Federal.

Brasília, 25 de abril de 2025 – O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso), Emerson Leão, encerrou nesta sexta-feira (25) uma série de articulações em Brasília com um avanço significativo: a Funasa sinalizou possibilidade de recursos para erradicação dos lixões no estado.

Em reunião com José Antônio da Motta, diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública da fundação, Leão apresentou a urgência do tema, recebendo como resposta a informação sobre um edital previsto para julho que poderá destinar verbas ao Acre. O encontro contou com o reforço da Representação do Governo do Estado, através do secretário Fábio Rueda e do chefe de gabinete William Raad.

“Estamos trazendo perspectivas concretas para os 22 municípios acreanos”, comemorou Leão, destacando que a solução para os lixões envolverá ações de engenharia sanitária e saúde pública. A reunião também teve a participação de técnicos da Funasa, incluindo a coordenadora-geral de engenharia Grazielle Marra, e do chefe de Relações Federativas da Repac, Reziery Lopes.

O pedido de apoio a Funasa foi feito nesta sexta-feira, 25, em Brasília, diretamente ao diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública daquela fundação. Emerson Leão está levando para o Acre boas notícias para os 22 prefeitos. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia encerra semana dedicada a luta contra malária com ações educativas

Publicado

em

Nesta sexta-feira (25), aconteceu o encerramento das atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária com um Pit Stop educativo.

O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a doença.

Durante a semana, diversas ações foram realizadas pela secretaria de saúde como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio A Hora de Brasiléia e gravação de vídeo institucional falando sobre a malária.

Para o secretário de saúde Francelio Barbosa as ações realizadas pela secretaria são essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate a malária”. Destacou Francelio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry participa do lançamento da Operação Verão 2025

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 25, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou do lançamento oficial da Operação Verão 2025, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em Rio Branco.

A Operação Verão 2025 marca uma grande mobilização de equipamentos e equipes em todo o estado, com foco na melhoria da infraestrutura viária, especialmente nas comunidades rurais. Assis Brasil está entre os 11 municípios que serão contemplados com o envio de massa asfáltica para reforço da malha urbana.

“Parabenizo o governador Gladson Cameli e a diretora do Deracre, Sula Ximenes, por essa ação grandiosa que vai garantir o direito de ir e vir de muitas pessoas, especialmente na zona rural. Estamos firmando parcerias importantes para que Assis Brasil continue avançando. Seguimos com trabalho, compromisso e união”, afirmou o prefeito.

Com a chegada do verão amazônico, as obras devem ganhar ritmo acelerado, e a Prefeitura de Assis Brasil, em conjunto com o Governo do Estado, garantirá que as ações cheguem até quem mais precisa: o povo da zona rural e os moradores dos bairros da cidade.

Comentários

Continue lendo