brasileia-fumaca_06

Alexandre Lima, com agências

As cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, localizadas na fronteira do estado do Acre e que fazem vizinhança com a cidade de Cobija, capital do estado de Pando (Bolívia), amanheceram nesta segunda-feira, dia 12, coberta por uma intensa nuvem de fumaça.

Com resultado, crianças e idosos são os mais atingidos sendo necessário a busca de atendimento médicos nas unidades de saúde e hospital da fronteira. Os profissionais recomendam cuidados como não ficar exposto ao clima.

Segundo meios de comunicação da capital, Rio Branco também vem sofrendo com a fumaça que é produzida na região, segundo o secretario do meio ambiente, Edgard de Deus, onde diz que no mês de setembro, a quantidade de queimadas locais aumentou de forma considerável por causa do período da seca.

brasileia-fumaca_11

Por outro lado, segundo Edgard de Deus, a grande quantidade de queimadas “não tira o mérito do Acre de ser o estado que menos queima na Amazônia, 5% de todos os estados da Amazônia”, acrescentou.

Foi informado que, para esta segunda-feira, a umidade do ar mínima, durante a tarde, varia, entre 25 e 40%, em todo o estado. As informações são do pesquisador meteorológico Davi Friale.

“O tempo segue muito quente, mas bastante ventilado, com possibilidade de chuvas passageiras, até a próxima quarta-feira, quando a aproximação de uma frente fria de fraca intensidade, juntamente com pulsos úmidos originários do Atlântico, deverão provocar chuvas generalizadas, com possibilidade de temporais, no Acre, em Rondônia, em parte de Mato Grosso e no sul e sudoeste de Goiás. Nessas áreas, as chuvas passageiras deverão ocorrer até por volta do próximo domingo, dia 18 de setembro, mas não necessariamente todos os dias”, explica Friale.

Temperaturas:

– Rio Branco, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 36 e 38ºC;

– Sena Madureira, mínima, entre 21 e 23ºC e máxima, entre 36 e 38ºC;

– Assis Brasil, mínima, entre 19 e 21ºC, e máxima, entre 35 e 37ºC;

– Brasileia e Xapuri, mínima, entre 19 e 21ºC, e máxima, entre 35 e 37ºC;

– Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, mínima, entre 22 e 24ºC, e máxima, entre 36 e 38ºC;

– Marechal Thaumaturgo e Jordão, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 36 e 38ºC;

– Tarauacá e Feijó, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 36 e 38ºC.

Comentários