Acre
Nicolau é o primeiro deputado reeleito a ter as contas de campanha aprovadas pela Justiça Eleitoral

Deputado Nicolau Júnior/Foto: ascom
Em decisão assinada pela juíza eleitoral Maha Manasfi, a Justiça Eleitoral do Acre aprovou a prestação de contas dos gastos da campanha do deputado estadual e atual presidente da ALEAC, Nicolau Júnior, reeleito para o terceiro mandato consecutivo.
Na decisão publicada nesta terça-feira, 22, a magistrada relatou não ter havido impugnação e que a prestação foi protocolizada dentro do prazo. Diz ainda a juíza, que após a efetiva fiscalização nos gastos durante o período eleitoral, foi constatada a confiabilidade das informações e documentos examinados, o que embasa a aprovação do pedido.
“Da análise dos autos, constata-se que todas as informações e documentos foram apresentados pelo candidato nos moldes do que é exigido pelo TSE. Antes o exposto, julgo aprovadas as contas”, diz trecho da decisão.
Fortalecimento da democracia
Nicolau Junior disse ao comentar a aprovação de suas de contas de campanha, que o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral em todo país fortalece a democracia e amplia as relações entre as instituições. Ele destacou em particular, a forma como o TRE/AC conduziu o pleito, sem nenhum incidente e atuando de forma imparcial.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.