Cotidiano
Neymar não treina e desfalca PSG por preocupação com parte física após lesão na Copa do Mundo

Em jogo contra o Strasbourg, no fim de dezembro, Neymar foi expulso e ficou de fora da partida contra o Lens
REUTERS/SARAH MEYSSONNIER – 28.12.2022
Técnico do clube francês, Christophe Galtier afirmou que a ausência foi programada pelo time para avaliação médica
Neymar não participou do treinamento comandado pelo técnico Christophe Galtier nesta quinta-feira (5) e será desfalque do Paris Saint-Germain no duelo de sexta-feira, contra o Châteauroux, pela Copa da França. Em coletiva depois das atividades, Galtier explicou que o atacante brasileiro foi poupado por preocupação com sua situação física após a lesão no tornozelo sofrida por ele na estreia do Brasil na Copa do Mundo, no fim de novembro.
“Já estava planejado havia algum tempo. Como todos os jogadores que disputaram a Copa do Mundo, ele foi avaliado pela nossa unidade de desempenho e pela equipe médica. Todos vocês sabem que ele teve uma entorse feia num tornozelo. Foi durante esse período que ele teve que ser tratado. Temos um Neymar sério, que quer jogar. Ele queria continuar jogando, mas foi punido (suspenso após expulsão). Eu conversei com ele sobre isso, e ele está tão dedicado quanto na primeira parte da temporada. Estamos cuidando dele fisicamente”, disse o treinador.
Neymar fez seu primeiro jogo pelo PSG após a Copa do Mundo na quarta-feira passada, quando foi expulso na vitória por 2 a 1 sobre o Strasbourg, por isso ficou de fora do jogo seguinte, no qual a equipe parisiense foi derrotada por 3 a 1 pelo Lens. Durante esta semana, participou normalmente dos demais treinos, inclusive na segunda-feira, quando não pôde ir ao velório de Pelé, em Santos, e enviou o pai para representá-lo.
No treinamento de quarta-feira, o brasileiro era um dos jogadores mais animados do elenco na recepção ao campeão do mundo Messi em seu retorno ao clube após férias estendidas. O craque argentino participou normalmente do treino desta quinta, mas também não vai jogar contra o Châteauroux na sexta e deve ir a campo pela primeira vez após a Copa apenas na próxima quarta, dia em que o PSG encara o Angers no Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês.
“Leo treinou ontem e hoje. Ele teve pouco mais de 12 dias de recuperação, com obrigações e comemorações em casa. Ele não vai jogar amanhã. Nós discutimos isso com ele. Ele jogou uma Copa do Mundo extraordinária, com muito esforço físico e choque. Estarei muito atento ao que ele me disser. Quero que ele esteja disponível para enfrentar Angers”, disse Galtier, antes de responder sobre a possibilidade de homenagens ao campeão mundial quando ele finalmente entrar em campo.
“Era importante que seu retorno fosse celebrado no treino. Ele estava feliz, um pouco emocionado por ter essa comemoração. Ele ficou feliz em reencontrar seus parceiros. Todos ficam felizes em vê-lo. Haverá uma celebração no Parque dos Príncipes? Veremos quando será seu próximo jogo, mas não há demanda de Leo para ser homenageado. Ele é um campeão mundial, é um jogador extraordinário. Espero que seja celebrado pelos torcedores. Temos muita, muita sorte de ter um jogador como Leo Messi. Não há razão para que não seja comemorado”, completou.
O PSG também não terá outros astros da última Copa do Mundo em campo neste fim de semana. O vice-campeão Mbappé e seu inseparável amigo Hakimi, destaque do Marrocos, ganharam folga ao longo de toda a semana e viajaram juntos para os Estados Unidos, onde assistiram a um jogo da NBA, entre Brooklyn Nets e San Antonio Spurs em Nova York. Eles também passearam pela Times Square, vestidos com balaclava para não serem reconhecidos.
Comentários
Cotidiano
Gauchão: Grêmio e Juventude empatam pelo jogo de ida da semifinal
Grêmio e Juventude empataram em 1 x 1, na Arena, neste domingo (15/2), no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Gaúcho
Grêmio e Juventude empataram, neste domingo (15/2), por 1 x 1, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. A bola rolou com mando do Tricolor, na Arena. Com este resultado o duelo está igualado e as equipes entrarão em campo na volta sem vantagem. A segunda partida será disputada no próximo domingo (22/2), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O Grêmio saiu na frente da disputa, com gol ainda no primeiro tempo. Mas o Juventude reagiu na etapa seguinte, para correr atrás do prejuízo e desbancar a vantagem Tricolor.
As redes balançaram pela primeira vez na partida por meio de uma grande jogada, aos 39 minutos do primeiro tempo. Willian utilizou da experiência no futebol europeu e cruzou quase do meio campo. A bola preciou apenas triscar na cabeça de Tetê, para entrar no ângulo esquerdo do gol de Jandrei.
Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. A qualidade também não faltou pelo lado do Jaconero. Na marca do meio de campo, Gabriel Pinheiro tocou para Patryck, que invadiu sozinho pelo lado esquerdo. O meio-campista conduziu a bola até a área e chutou firme para deixar sem chances de bloqueio por Weverton.
No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.
Comentários
Cotidiano
Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) amplia o acesso à internet nas escolas rurais e indígenas. Das 411 escolas dessas modalidades em nosso Estado, 186 já estão conectadas, uma demonstração de cuidado com da política de inclusão digital dessas comunidades por parte do governo do Estado.
A expansão dessa conexão é viabilizada por meio de contratos firmados pela SEE e a partir da utilização de fibras ópticas e satelital, além da adesão a programas do governo federal voltados à conectividade educacional. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, enfatiza o chefe do departamento de tecnologias educacionais e da informação (Detei) da SEE, José Carlos Batista de Souza Neto.
Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas rurais e indígenas contempladas com conectividade. Até o mês de março a meta é contemplar mais 21 escolas.
Entre as 45 escolas já contempladas com conexão via satélite estão a João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

Técnicos trabalham para garantir conexões em escolas de difícil acesso do Estado. Foto: cedida/Detei
“Os desafios são muito significativos, já que muitas dessas escolas estão localizadas em regiões remotas, de dificílimo acesso sendo necessário, em alguns caso, o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, destaca o chefe de departamento.
Ele explica o planejamento técnico é muito específico para viabilizar a futura conexão educacional.
“Mesmo diante das barreiras geográficas e estruturais, a expansão segue avançando. Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026, ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em todas as regionais do nosso Estado”, afirmou.
Além da conectividade das escolas rurais e indígenas, o governo do Acre, por meio da SEE, também irá garantir 33 laboratórios de informática para as escolas integrais, já incluindo as 25 que foram aprovadas para essa modalidade esse ano. “Nossa meta é fechar 100% das escolas de ensino médio com laboratórios agora em 2026”, garante o chefe do Detei.
Comentários
Cotidiano
Flamengo vence Botafogo e garante vaga para semifinal do Carioca
O placar terminou em 2 x 1 para o time rubro-negro. Os gols foram de Paquetá e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza descontou
Com a vitória, o Rubro-Negro credenciou-se para enfrentar o Madureira nas semifinais do Cariocão. Vale lembrar que esta fase será disputada em jogos de ida e volta.






Você precisa fazer login para comentar.