Conecte-se conosco

Cotidiano

Navio-hospital da Marinha do Brasil chega em Cruzeiro do Sul para atender até 10 mil moradores de áreas isoladas

Publicado

em

Equipes oferecem serviços odontológicos, clínicos, exames de mamografia e ultrassonografia, além da entrega de medicamentos até o mês de abril. Também serão atendidos moradores de áreas isoladas de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo

A ação é feita em parceria com Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, para que os moradores das áreas isoladas cheguem até a unidade atracada às margens do Rio Juruá.

O Navio-Hospital Doutor Montenegro chegou em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, nessa sexta-feira (14) com diversos atendimentos de saúde para a população do Vale do Juruá. As equipes da Marinha do Brasil oferece atendimentos odontológicos, clínico, exames e entrega de medicamentos.

Essa é a 25ª missão da tripulação, denominada Operação Acre 2025. As equipes, que devem ficar no Acre até abril deste ano, pretendem atender entre 9 a 10 mil moradores das cidades da região.

Além de Cruzeiro do Sul, as equipes vão atender comunidades ribeirinhas também de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

“Nossa grande missão é superar os desafios do Rio Juruá para alcançar essas comunidades e oferecer o melhor serviço possível”, concluiu o comandante da operação. Foto: cedida

A embarcação partiu de Manaus dia 21 de janeiro em direção ao Juruá com o objetivo de fornecer atendimento médico e odontológico às comunidades ribeirinhas e isoladas da região. A equipe é formada por 16 profissionais, entre médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O comandante da tripulação dá ênfase no objetivo da viagem.

“Traz atendimento médico, odontológico, laboratoriais, exames de mamografia, ultrassonografia e, o mais importante, o paciente sai do navio com os medicamentos necessários para começar o tratamento”, explicou o capitão de corveta da Marinha do Brasil e comandante da tripulação, Hallan Maforte.

A Operação Acre é uma iniciativa anual da Marinha do Brasil que visa levar assistência médica a áreas de difícil acesso na Amazônia, reafirmando, segundo a organização, o compromisso com o bem-estar das populações ribeirinhas e indígenas.

Navio chegou em Cruzeiro do Sul nessa sexta-feira (14) para atendimentos. Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

“Nossa perspectiva é fazer cerca de 9 mil a 10 mil atendimentos não apenas em Cruzeiro do Sul, mas também nas comunidades mais isoladas, como Triunfo, Paraná dos Mouras, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

A coordenadora regional de saúde no Juruá, Diani Carvalho diz que a vinda da equipe hospitalar da Marinha reforça o trabalho do estado para levar saúde e acessibilidade para as comunidades que vivem as margens do rios.

“Já são 25 anos trazendo saúde especializada também para as comunidades, que é o foco principal da missão. Essa é nossa maior dificuldade e desafio, que demanda maior custo”, destacou a coordenadora.

A ação é feita em parceria com Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde. A gestão o apoia na logística para que os moradores das áreas isoladas cheguem até a unidade atracada às margens do Rio Juruá.

O secretário de Saúde da cidade, Marcelo Siqueira, explicou que a prioridade em atendimento para as populações isoladas. “Vamos criar uma rede de apoio para trazer essas pessoas para o navio-hospital”, resumiu.

Essa é a 25ª missão da tripulação, denominada Operação Acre 2025. As equipes, que devem ficar no Acre até abril deste ano, pretendem atender entre 9 a 10 mil moradores das cidades da região

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo