Cotidiano
Na Semana da Mulher, governo lança Campanha do Sinal Vermelho em Assis Brasil
No dia 8 de março, enaltecendo o Dia Internacional da Mulher, o governo do Estado, por meio dos esforços conjuntos da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou o lançamento da Campanha do Sinal Vermelho em Assis Brasil.
Combatendo e prevenindo a violência contra a mulher, a campanha, proveniente da Lei Estadual nº 3.736, visa instruir funcionários de órgãos e estabelecimentos como bares, farmácias e restaurantes. O simples ato de uma mulher possuir um X vermelho desenhado na palma da mão, sinaliza uma denúncia silenciosa de violência doméstica.
É recomendado que, após o discreto pedido de ajuda, seja registrado o nome, telefone e endereço da vítima. Após o encaminhamento, o 190 é acionado e, caso a pessoa socorrida prefira, a polícia é contatada após a sua saída do estabelecimento.
A delegada Mardhia El-Shawwa reforça: “O pedido de socorro não se limita apenas ao sinal vermelho, a sinalização pode ser qualquer uma. Por isso, devemos estar atentos a qualquer manifestação de pedido de socorro”.
Ana Paula Lima, titular da SEASDHM, valoriza a data e ação das instituições participantes: “Aqui estamos celebrando a luta diária que nós mulheres enfrentamos e exaltamos a participação do Estado no amparo e proteção de todas as mulheres, dentro da nossa sociedade”.
A Diretoria de Políticas para Mulheres da SEASDHM acompanhou a agenda em Assis Brasil, disponibilizando, de maneira itinerante, atendimentos jurídicos, psicológicos e de assistência social para todas as mulheres interessadas, por meio do Ônibus Lilás, unidade móvel multidisciplinar.
Após o lançamento em Rio Branco e Assis Brasil, ao longo do mês de maio, a campanha será reforçada em outros municípios do estado, entre Mâncio Lima, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Senador Guiomard e Capixaba.
A campanha governamental é realizada com a parceria do Gabinete da Primeira-Dama do Estado do Acre, Ministério Público do Acre, Tribunal de Justiça e demais entes integrantes da sociedade civil.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.
Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.
Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro
Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.
Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil apreende arma de fogo e prende homem em Senador Guiomard
L.M.L. de S., de 30 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16, parágrafo primeiro, inciso quarto, da Lei n. 10.826/03.
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Geral de Senador Guiomard, cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar que resultou na apreensão de uma arma de fogo calibre .380 com numeração raspada, além de munições e uma trouxinha de maconha.
Durante a ação, um homem identificado como L.M.L. de S., de 30 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16, parágrafo primeiro, inciso quarto, da Lei n. 10.826/03.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A Polícia Civil segue intensificando as ações para combater a criminalidade e garantir a segurança da população.
Você precisa fazer login para comentar.