fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Na COP28, Gladson Cameli manifesta apoio para criação de Comitê de Secretariado Indígena

Publicado

em

O governador Gladson Cameli irá defender a criação do Comitê de Secretariado Indígena, no âmbito do Consórcio Interestadual dos Governadores da Amazônia Legal.

O compromisso foi firmado em reunião com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, a secretária dos Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, a deputada federal Socorro Neri e demais secretárias indígenas da Amazônia, na segunda-feira, 4, no espaço do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL), na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Governador falou da importância de se criar o Comitê de Secretariado Indígena. Marcos Vicentti/Secom

Gladson Cameli mais uma vez reafirma seu compromisso e respeito aos povos indígenas, ao manifestar apoio para a criação desse importante espaço que pretende debater os planos estaduais das políticas públicas voltadas para os povos indígenas, mudanças climáticas e serviços ambientais.

“Reitero meu compromisso pelo respeito e diálogo junto aos povos indígenas. Estarei defendendo a criação desse comitê no Consórcio dos Governadores, para fortalecer a participação das secretárias indígenas. Isso vai permitir melhor alinhamento das políticas nacionais de proteção dos povos e melhorar a execução nos seus estados”, destacou Gladson Cameli.

Alinhamento das políticas nacionais de proteção dos povos indígenas foi um temas debatidos durante a reunião. Marcos Vicentti/Secom

A titular da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi) do Acre, Francisca Arara, destacou ainda que o comitê irá possibilitar o aprofundamento do debate sobre a participação dos povos indígenas nas próximas edições da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), especialmente a 30ª edição da COP, que será sediada em Belém, em 2025.

“No Acre, o governador Gladson Cameli tem apoiado o fortalecimento das instâncias de governança. Agora, ele também vem somar com a gente para criação desse comitê. Temos que fazer nosso papel, buscando parcerias e alinhando com o governo federal para que possamos contribuir, de forma efetiva, para a boa gestão das políticas públicas para os povos indígenas no Acre”, disse Francisca Arara.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Acidente entre moto e veículo deixa dois feridos em Epitaciolândia

Publicado

em

Condutor e passageira da motocicleta foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional; quadro de ambos é estável, segundo equipe médica. 

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e outro veículo deixou dois feridos na manhã desta terça-feira (25), em Epitaciolândia, no Bairro Aeroporto em um cruzamento. A ocorrência foi registrada por volta das 7h00, e uma guarnição da Polícia Militar, juntamente com equipe do Cifitran, foram acionadas para atender ao local.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram a área já isolada e preservada por agentes de trânsito. O condutor da motocicleta, identificado como Francisco, e a passageira, Amanda, haviam sido socorridos e encaminhados ao Hospital Regional.

A perícia foi acionada, e o perito compareceu ao local para realizar os procedimentos necessários. Após a liberação dos veículos, a guarnição foi até o hospital, onde a equipe médica informou que Amanda não apresentava lesões graves, mas foi encaminhada para exames complementares. Já Francisco apresentava uma lesão na perna esquerda e também seria submetido a exames adicionais. O quadro de ambos foi considerado estável.

De acordo com o Cifitran, o cruzamento onde ocorreu o acidente não está sinalizado para indicar a preferência de passagem. Pelas normas de circulação, o condutor da motocicleta deveria ter dado preferência ao veículo que vinha pela direita.

O incidente está sendo analisado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco divulga esquema especial para transporte coletivo e interdição de ruas durante o carnaval

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), objetivando garantir a segurança viária e a mobilidade urbana durante o “Carnaval da Família 2025”, elaborou os Planos de Operação do Transporte e do Trânsito, visando minimizar os impactos no tráfego e proporcionar maior fluidez nas vias de Rio Branco durante o período momesco.

As festividades ocorrerão entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março de 2025, com eventos programados nas principais áreas da cidade. Portanto foram adotadas medidas estratégicas, incluindo interdições viárias, ajustes na operação do transporte coletivo e divulgação de rotas alternativas para minimizar transtornos e congestionamentos.

O planejamento apresenta rotas alternativas para os coletivos que circulam sentido centro-bairros e bairros-centro no primeiro e segundo distrito da capital. Por exemplo:

As linhas dos bairros Tancredo Neves, Alto Alegre, Mocinha Magalhães, Irineu Serra, São Francisco/Placas, Apolônio Sales/Mangueira, Wanderley Dantas, Apolônio Sales/Altamira, Circular/Morada do Sol/Tropical, e outros, terão seu trajeto temporariamente alterado para a Avenida Ceará.

Já os coletivos das linhas do Segundo Distrito, como por exemplo, Norte-Sul, Santa Maria, Vila Acre, Taquari, Liberdade, 06 de Agosto, entre outros, seguirão temporariamente pela Quarta Ponte e bairro 06 de Agosto.

O documento ressalta ainda que a empresa Ricco Transporte manterá 05 (cinco) veículos reserva para atender qualquer eventualidade, sendo 03 (três) no Terminal Urbano, 01 (um) no Terminal de Integração da Baixada da Sobral e 01 (um) no Terminal de Integração Tucumã/Universitário.

Quanto a interdição das vias, a RBTrans informa que na sexta-feira (28) e no sábado (1º), a interdição das avenidas Getúlio Vargas, na altura do Colégio de Aplicação e Brasil, no cruzamento com a Rua Marechal Deodoro, ocorrerá a partir das 17h. Já no domingo (2) e segunda-feira (3), a interdição acontecerá a partir das 15h e na terça-feira (4), última noite de folia, a interdição ocorrerá ao meio dia.

O órgão municipal informa também que manterá fiscalização em pontos estratégicos da cidade durante a quina carnavalesca.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Abastecimento de água será interrompido na quinta em Assis Brasil

Publicado

em

O abastecimento de água no município de Assis Brasil, no interior do Acre, será interrompido na próxima quinta-feira, 27, temporariamente, conforme informou, em nota divulgada nesta terça-feira, 25, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).

Na nota, assinada pelo diretor de Operações do Saneacre, Alan Ferraz, o órgão informa que a medida é necessária para a realização de limpeza e manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA).

“O Saneacre informa à população de Assis Brasil que, na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, o abastecimento de água será interrompido temporariamente para a realização de limpeza e manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA)”, diz o comunicado.

A ação, segundo o órgão, visa manter os padrões adequados de tratamento e distribuição de água potável.

De acordo com o Saneacre, o abastecimento da cidade deverá ser retomado normalmente na sexta-feira, dia 28.

Comentários

Continue lendo