Cotidiano
Na Cidade do Povo, Segurança Pública do Estado leva esportes às crianças e adolescentes Ascom/Sejusp

Ao som do berimbau, pandeiro e o atabaque a roda é formada, dando sinal que a capoeira vai começar. No centro da roda, duas crianças se posicionam para os primeiros passos. O toque de mão sinaliza o início da dança. Elas giram e chutam no ar em uma sequência de movimentos calculados.
Visando promover uma cultura de esporte e oportunidade para as comunidades com vulnerabilidade social, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado Acre (Sejusp), por meio do Programa Acre Pela Vida, oferece aulas diárias de capoeira e funcional, no Centro Comunitário do Bairro Cidade do Povo.
Para o jovem Deivison Souza Silva, de 16 anos, que está há oito anos na capoeira, o esporte que envolve música e dança é mais que socos e chutes no ar, vai além da diversão, é uma expressão cultural onde ele pode ser ele mesmo. “A capoeira é muito importante para mim. Ela representa a cultura de antigamente, da África, onde os escravizados usavam pra se defender e resistir a tudo que viviam. Eu sinto que estou dando continuidade a essa cultura, porque com a capoeira eu me sinto completo. Se eu pudesse voltar no tempo eu escolheria novamente a capoeira”, disse.
A capoeira na vida de Eloá Cristiana Oliveira Nogueira, de apenas 12 anos, não é muito diferente da Deivison. Com poucos meses de aulas, a garota já sente que aquilo é seu caminho. “A capoeira hoje é muita coisa na minha vida, é onde minha mente descansa, é uma forma de me expressar. A capoeira foi meu primeiro contato com o esporte, e com ela eu encontrei”, destaca a adolescente que começou em dezembro de 2022.
O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera, explica que essas atividades ofertadas na Cidade do Povo são necessárias e uma prioridade do programa da Sejusp. “Nós temos de conseguir colocar nas crianças e adolescentes a possibilidade de visualização de outras culturas, para que elas possam despertar o seu interesse, para inclusive melhorar sua renda dentro da sua família com as atividades esportivas”, disse.

Coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera
Em breve, com a recuperação de alguns espaços que já têm na Cidade do Povo, o coordenador destaca que serão oferecidas outras atividades, como escolinha de futebol, de vôlei, e outras artes marciais, além da capoeira, taekwondo, jiu jitsu. Isso só vai ser possível com a aquisição de alguns equipamentos e a contratação de alguns professores.
Comentários
Cotidiano
Vasco empata com Sampaio Corrêa e fecha preparação no Rio

Foto PHD: O atacante Titô segue no Vasco para a temporada de 2026
O Vasco empatou com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 neste sábado, 20, em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, e fechou a primeira fase de preparação visando à disputa do Campeonato Estadual. A equipe da Fazendinha estreia no Acreano no dia 17 de janeirocontra o Rio Branco, no Tonicão.
Embarca no dia 26
O elenco vascaíno embarca para Rio Branco na sexta, 26, e fará a reta final de treinamentos na Fazendinha.
“Estamos seguindo o nosso planejamento. Essa primeira fase em Cardoso Moreira foi bastante proveitosa e vamos para a reta final. Conseguimos montar um grupo muito forte e a nossa meta é a conquista do título”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Estadual e Copa do Brasil
Além do Campeonato Estadual, o Vasco será um dos representantes do Acre na Copa do Brasil 2026.
“Na Copa do Brasil, o objetivo é avançar duas fases. Isso vai gerar receita para o clube e garantirá uma grande visibilidade em nível nacional”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mais 4 reforços do Independência serão integrados ao elenco

O lateral esquerdo Diogo, os volantes Larusso e Kãuan e o meia Kayke Guedes serão integrados ao elenco do Independência neste sábado, 20, no Marinho Monte, visando a disputa da temporada de 2026. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ivan Mazzuia e chegam como contratações importantes.
“O Larusso esteve conosco no Brasileiro da Série D. Os outros atletas foram bem avaliados e estamos seguindo o planejamento e montando um elenco competitivo”, comentou o técnico Ivan Mazzuia.
23 atletas
Ivan Mazzuia pretende fechar o elenco do Independência para o início do Estadual com 23 atletas.
“Estamos trabalhando para termos todos os jogadores no fim da próxima semana. Vamos ter mais de dez dias para ajustar a equipe para a estreia”, declarou o treinador.
No dia 12
O Independência, atual bicampeão acreano, estreia no Estadual no dia 12 de janeiro, no Tonicão, contra o Santa Cruz.
Comentários
Cotidiano
Ulisses Torres começa trabalhos técnicos e avalia atletas

Foto Glauber Lima: Ulisses confirmou trabalhos durante o fim de semana, no José de Melo
O técnico Ulisses Torres começou a realizar treinos técnicos no José de Melo e o objetivo é avaliar os atletas do Rio Branco pensando na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Estadual.
“Conhecer as características dos jogadores é fundamental. Esses treinamentos também ajudam no condicionamento físico e esse é um processo importante na preparação”, comentou Ulisses Torres.
Marcos Vinícius
O atacante Marcos Vinícius, ex-Adesg, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta sexta, 19, e é mais uma contratação visando o Campeonato Estadual.
“Penso em utilizar o Marcos Vinícius como um camisa 9. Ainda temos algumas peças para chegar e o objetivo é chegar com uma equipe competitiva na estreia”, declarou o treinador.
Contra o Vasco
O Rio Branco enfrenta o Vasco na estreia no Estadual. O jogo será no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Você precisa fazer login para comentar.