Cotidiano
Na Cidade do Povo, Segurança Pública do Estado leva esportes às crianças e adolescentes Ascom/Sejusp
Ao som do berimbau, pandeiro e o atabaque a roda é formada, dando sinal que a capoeira vai começar. No centro da roda, duas crianças se posicionam para os primeiros passos. O toque de mão sinaliza o início da dança. Elas giram e chutam no ar em uma sequência de movimentos calculados.
Visando promover uma cultura de esporte e oportunidade para as comunidades com vulnerabilidade social, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado Acre (Sejusp), por meio do Programa Acre Pela Vida, oferece aulas diárias de capoeira e funcional, no Centro Comunitário do Bairro Cidade do Povo.
Para o jovem Deivison Souza Silva, de 16 anos, que está há oito anos na capoeira, o esporte que envolve música e dança é mais que socos e chutes no ar, vai além da diversão, é uma expressão cultural onde ele pode ser ele mesmo. “A capoeira é muito importante para mim. Ela representa a cultura de antigamente, da África, onde os escravizados usavam pra se defender e resistir a tudo que viviam. Eu sinto que estou dando continuidade a essa cultura, porque com a capoeira eu me sinto completo. Se eu pudesse voltar no tempo eu escolheria novamente a capoeira”, disse.
A capoeira na vida de Eloá Cristiana Oliveira Nogueira, de apenas 12 anos, não é muito diferente da Deivison. Com poucos meses de aulas, a garota já sente que aquilo é seu caminho. “A capoeira hoje é muita coisa na minha vida, é onde minha mente descansa, é uma forma de me expressar. A capoeira foi meu primeiro contato com o esporte, e com ela eu encontrei”, destaca a adolescente que começou em dezembro de 2022.
O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera, explica que essas atividades ofertadas na Cidade do Povo são necessárias e uma prioridade do programa da Sejusp. “Nós temos de conseguir colocar nas crianças e adolescentes a possibilidade de visualização de outras culturas, para que elas possam despertar o seu interesse, para inclusive melhorar sua renda dentro da sua família com as atividades esportivas”, disse.

Coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera
Em breve, com a recuperação de alguns espaços que já têm na Cidade do Povo, o coordenador destaca que serão oferecidas outras atividades, como escolinha de futebol, de vôlei, e outras artes marciais, além da capoeira, taekwondo, jiu jitsu. Isso só vai ser possível com a aquisição de alguns equipamentos e a contratação de alguns professores.
Comentários
Cotidiano
Galvez vence o Andirá e assume 3ª colocação no Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Andirá fizeram um duelo de classificados
O Galvez venceu o Andirá por 1 a 0 nesta sexta, 11, no Florestão, e assumiu a 3ª colocação com 16 pontos na fase de classificação no Campeonato Estadual Sub-20. O atacante Matheus marcou o gol da vitória do Imperador ainda no primeiro tempo do jogo.
Fechou participação
A vitória diante do Andirá fechou a participação do Galvez na primeira fase do torneio. O Imperador vai esperar a partida do Vasco na terça, 15, na Arena da Floresta para saber se ficará em 3º ou na 4ª colocação.
Andirá em 7º
Com a derrota o Andirá permanece na 7ª colocação, mas ainda irá jogar contra o Vasco. Se vencer o confronto, o Morcego poderá fechar a primeira fase na 6ª posição.
Últimos jogos
Vasco x Andirá e Náuas x Plácido de Castro. Essas duas partidas serão realizadas na terça, 15, na Arena da Floresta, e os resultados irão definir o emparceiramento dos confrontos da fase de quartas de final.
Os duelos eliminatórios estão programados para os dias 19 e 20 deste mês, no Florestão.
Comentários
Cotidiano
Independência enfrenta o Humaitá com obrigação de vitória

Foto Sueli Rodrigues: Ancelmo será um dos titulares do Tricolor contra o Humaitá
Independência e Humaitá fazem neste sábado, 12, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, o confronto acreano da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor soma 18 pontos e é o 3º do grupo A1. O Humaitá é o lanterna da chave com 1 ponto.
Obrigação de vitória
O Independência fechou a preparação nessa sexta, no Marinho Monte, com um treino de bolas paradas. Fabrício, na defesa, e Robert, no ataque, e vencer é fundamental para o Independência se aproximar ainda mais da classificação.
Sem motivação
O Humaitá entra em campo “sem motivação”. A equipe não vence no Brasileiro da Série D desde 2023 e tem a pior campanha entre os times na disputa em 2025.
Trio de Minas Gerais
Um trio de Minas Gerais comanda Independência e Humaitá. Wanderson Alves será o árbitro e terá como auxiliares Ricardo Junio e Marcyano da Silva.
Outra partida
Na outra partida do grupo A1 neste sábado, o Trem recebe o GAS, de Roraima, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá.
Comentários
Cotidiano
Assermurb e Preventório estreiam no 2º turno do Estadual Sub-18

Foto Sueli Rodrigues: A atacante Bruna (bola) acredita em um Preventório mais forte
Assermurb e Preventório se enfrentam neste sábado, 12, a partir das 15h40, no Florestinha e estreiam no segundo turno do Campeonato Estadual Feminino Sub-18. As duas equipes estão no grupo A e quem dará um passo importante para garantir uma vaga na semifinal.
Tentar recuperação
Depois da derrota na final do primeiro turno, o Preventório vai em busca da recuperação para seguir na disputa do título;
A técnica Flávia Fernandes terá o elenco completo para um duelo difícil.
Você precisa fazer login para comentar.