Cotidiano
Na Aleac, Ney Amorim finaliza legislatura sendo homenageado por servidores e colegas parlamentares
O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, (Aleac), deputado Ney Amorim, foi homenageado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo, em sessão de término da Legislatura 2015-2018, nesta quinta-feira, 20.
A última sessão do ano foi marcada pela emoção e por momentos de reconhecimento ao presidente do Poder Legislativo. Ney Amorim agradeceu o reconhecimento e destacou que o sucesso de sua gestão à frente da Casa é fruto da união e trabalho mútuo entre os deputados.
Numa dessas demonstrações de agradecimento, os servidores ergueram uma faixa em frente ao prédio da Aleac ressaltando o espírito democrático como conduziu a Mesa Diretora, e pelos 12 anos de intenso trabalho por um Legislativo atuante. “O Ney engrandeceu o serviço público, valorizando os nossos amigos funcionários”, disse um dos servidores presentes à cerimônia de encerramento.
Ordem do Mérito Legislativo – Na última sessão do ano, Ney Amorim foi conduzido ao centro do plenário, onde recebeu das mãos dos demais parlamentares a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, em reconhecimento aos anos dedicados à comunidade acreana. Ele agradeceu pelo gesto e disse se sentir lisonjeado com a iniciativa.
“Aos colegas deputados, foi uma honra servir ao lado de vocês. Eu não estava esperando essa homenagem. Mas me despeço afirmando que, mesmo com todos os problemas, demandas e dificuldades do dia a dia foi uma honra estar aqui”, ressaltou.
O trabalho de todos os servidores, desde o mais alto graduado ao mais humilde, pessoas a quem o deputado Ney Amorim sempre teve muito apreço, foi ressaltado em seu discurso de agradecimento.
“Eu vim das ruas, foi de lá que saí para chegar até aqui e o sucesso é fruto da união e do amor pelo Acre. Me dediquei, servi de coração e agradeço aos servidores do Poder Legislativo, desde o mais graduado ao mais simples. Que Deus abençoe a todos nós, com um novo ano de paz, esperança, e que o Acre tenha novos rumos, pois nós amamos esse estado”, disse emocionado.
A deputada Maria Antônia e o deputado Chagas Romão também estiveram entres os parlamentares citados pelo presidente como amigos e colegas de trabalho fiéis.
“Ela [Maria Antônia] exerceu [o seu mandato] com toda maestria e a força da mulher, uma força que chega a superar a nossa força masculina. E Chagas Romão, o meu amigo que se despede da vida política após 26 anos como deputado estadual, foi a voz da experiência, pois viu e viveu esse parlamento com toda a sua plenitude, principalmente como conselheiro de todos os demais deputados”, lembrou Ney Amorim.
O descerramento do quadro de Ney Amorim na galeria de presidentes da Aleac finalizou as homenagens. “Que Deus abençoe a todos nós, com um novo ano de paz, esperança e que o Acre tenha novos rumos, pois nós amamos esse estado”, afirmou Ney Amorim, visivelmente emocionado.
A trajetória do parlamentar – Ney Amorim atuou por doze anos como deputado estadual, passando pelos cargos de líder de bancada, primeiro-secretário da Mesa Diretora e primeiro presidente eleito e reeleito, por unanimidade, por todos os demais parlamentares.
Filho de uma professora aposentada e de um agricultor, ele se consolidou ao longo de seus doze anos como deputado estadual como uma liderança política respeitada em todo estado. Ney solidificou uma nova forma de presidir o Poder Legislativo, abrindo as portas da Casa para que a população participasse mais ativamente dos debates, e também oferecendo cursos gratuitos a pessoas de baixa renda, em especial, àquelas que necessitavam da inclusão social, a sua principal bandeira.
Ney Amorim criou também a ‘Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down’ e o ‘Programa Estadual de Orientação sobre a Síndrome’ para profissionais das áreas de Educação e Saúde.
Outro grande trunfo foi o projeto de lei criado por ele para que recém-nascidos Down realizem exames de eletrocardiograma com mais rapidez nos diagnósticos.
Entre os vários cursos gratuitos oferecidos à comunidade na Aleac, o de Libras e o do Pré-Enem, além do auxílio-bolsa de estudos em graduação e pós-graduação se destacam por terem beneficiado milhares de pessoas em todo estado.
Comentários
Cotidiano
“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano
Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José
Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.
O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José
A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.
‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.
Fotos da Confraternização
Veja vídeos:
Comentários
Cotidiano
Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.
A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.
Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.
“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.
A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.
Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.
A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Elenco do Vasco começa última fase de treinos visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante Bernardo vem treinando forte
O elenco do Vasco realizou um treino leve neste sábado, 27, na Fazendinha, e começou a última fase de preparação visando o Campeonato Estadual. A primeira etapa de treinamento foi desenvolvida em Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro.
“Fizemos um regenerativo e neste domingo(28), vamos trabalhar em dois períodos. Os trabalhos serão intensos até o início do Estadual”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Cabeludo recebe proposta
O volante Cabeludo recebeu uma proposta do futebol do Bahia e a diretoria do Vasco avalia se libera ou não o atleta.
“Vamos avaliar com cautela. Se liberarmos o Cabeludo, precisaremos ir em busca de um jogador para posição”, explicou Erick Rodrigues.
Contra o Galvez
Depois de realizar amistosos no Rio de Janeiro, o Vasco enfrenta o Galvez na terça, 30, na Fazendinha. Erick Rodrigues vai montar a equipe com força máxima.






















Você precisa fazer login para comentar.