fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Na Aleac, Ney Amorim finaliza legislatura sendo homenageado por servidores e colegas parlamentares  

Publicado

em

O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, (Aleac), deputado Ney Amorim, foi homenageado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo, em sessão de término da Legislatura 2015-2018, nesta quinta-feira, 20.

A última sessão do ano foi marcada pela emoção e por momentos de reconhecimento ao presidente do Poder Legislativo. Ney Amorim agradeceu o reconhecimento e destacou que o sucesso de sua gestão à frente da Casa é fruto da união e trabalho mútuo entre os deputados.

Numa dessas demonstrações de agradecimento, os servidores ergueram uma faixa em frente ao prédio da Aleac ressaltando o espírito democrático como conduziu a Mesa Diretora, e pelos 12 anos de intenso trabalho por um Legislativo atuante. “O Ney engrandeceu o serviço público, valorizando os nossos amigos funcionários”, disse um dos servidores presentes à cerimônia de encerramento.

Ordem do Mérito Legislativo – Na última sessão do ano, Ney Amorim foi conduzido ao centro do plenário, onde recebeu das mãos dos demais parlamentares a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, em reconhecimento aos anos dedicados à comunidade acreana. Ele agradeceu pelo gesto e disse se sentir lisonjeado com a iniciativa.

“Aos colegas deputados, foi uma honra servir ao lado de vocês. Eu não estava esperando essa homenagem. Mas me despeço afirmando que, mesmo com todos os problemas, demandas e dificuldades do dia a dia foi uma honra estar aqui”, ressaltou.

O trabalho de todos os servidores, desde o mais alto graduado ao mais humilde, pessoas a quem o deputado Ney Amorim sempre teve muito apreço, foi ressaltado em seu discurso de agradecimento.

“Eu vim das ruas, foi de lá que saí para chegar até aqui e o sucesso é fruto da união e do amor pelo Acre. Me dediquei, servi de coração e agradeço aos servidores do Poder Legislativo, desde o mais graduado ao mais simples. Que Deus abençoe a todos nós, com um novo ano de paz, esperança, e que o Acre tenha novos rumos, pois nós amamos esse estado”, disse emocionado.

A deputada Maria Antônia e o deputado Chagas Romão também estiveram entres os parlamentares citados pelo presidente como amigos e colegas de trabalho fiéis.

“Ela [Maria Antônia] exerceu [o seu mandato] com toda maestria e a força da mulher, uma força que chega a superar a nossa força masculina. E Chagas Romão, o meu amigo que se despede da vida política após 26 anos como deputado estadual, foi a voz da experiência, pois viu e viveu esse parlamento com toda a sua plenitude, principalmente como conselheiro de todos os demais deputados”, lembrou Ney Amorim.

O descerramento do quadro de Ney Amorim na galeria de presidentes da Aleac finalizou as homenagens. “Que Deus abençoe a todos nós, com um novo ano de paz, esperança e que o Acre tenha novos rumos, pois nós amamos esse estado”, afirmou Ney Amorim, visivelmente emocionado.

A trajetória do parlamentar – Ney Amorim atuou por doze anos como deputado estadual, passando pelos cargos de líder de bancada, primeiro-secretário da Mesa Diretora e primeiro presidente eleito e reeleito, por unanimidade, por todos os demais parlamentares.

Filho de uma professora aposentada e de um agricultor, ele se consolidou ao longo de seus doze anos como deputado estadual como uma liderança política respeitada em todo estado. Ney solidificou uma nova forma de presidir o Poder Legislativo, abrindo as portas da Casa para que a população participasse mais ativamente dos debates, e também oferecendo cursos gratuitos a pessoas de baixa renda, em especial, àquelas que necessitavam da inclusão social, a sua principal bandeira.

Ney Amorim criou também a ‘Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down’ e o ‘Programa Estadual de Orientação sobre a Síndrome’ para profissionais das áreas de Educação e Saúde.

Outro grande trunfo foi o projeto de lei criado por ele para que recém-nascidos Down realizem exames de eletrocardiograma com mais rapidez nos diagnósticos.

Entre os vários cursos gratuitos oferecidos à comunidade na Aleac, o de Libras e o do Pré-Enem, além do auxílio-bolsa de estudos em graduação e pós-graduação se destacam por terem beneficiado milhares de pessoas em todo estado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Botafogo faz história, vence PSG e se aproxima das oitavas do Mundial

Publicado

em

Igor Jesus celebra gol do Botafogo sobre o PSG • Luiza Moraes – FIFA/FIFA via Getty Images

O Botafogo chocou o mundo do futebol, na noite desta quinta-feira (19), ao vencer por 1 a 0 o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, pela Copa do Mundo de Clubes.

Com a vitória histórica, os campeões da Libertadores chegam aos seis pontos no grupo B, com 100% de aproveitamento, e estão muito perto da vaga nas oitavas de final.

O gol da partida foi marcado pelo centroavante Igor Jesus, aos 35 minutos do primeiro tempo, levando à loucura a barulhenta torcida do Botafogo presente ao estádio Rose Bowl, na Califórnia, palco do tetracampeonato da Seleção Brasileira.

PSG mexe no time e é surpreendido pelo Botafogo

Técnico do PSG, o espanhol Luis Enrique mexeu algumas peças do time após o golear o Atlético de Madrid por 4 a 0 na estreia. Marquinhos, João Neves, Fábian Ruiz e Nuno Mendes foram sacados por Beraldo, Zaïre-Emery, Mayulu e Hernandez.

Já Renato Paiva fortaleceu o meio de campo, escalando o volante Allan na vaga do atacante Mastriani, para diminuir os espaços do times francês e explorar possíveis contra-ataques.

Foi o que aconteceu: o PSG teve 75% da posse de bola no primeiro tempo, assustou o goleiro John, mas foi para o intervalo perdendo para o time brasileiro graças a uma saída rápida do Botafogo.

Artur tirou a bola de Kvaratskhelia, acionou Marlon Freitas, que passou para Savarino. O venezuelano lançou Igor Jesus na velocidade, o atacante fintou Pacho, bateu rasteiro, a bola desviou no zagueiro e matou Donnarumma.

John faz milagre na etapa final

Valente, o Botafogo voltou para o segundo tempo na mesma toada do primeiro, deixando a bola com o PSG, mas fechando os espaços dos pontas Kvaratskhelia e Doué, armas mais fortes do time francês.

Tanto que por até o fim do segundo tempo, a melhor chance do PSG havia saído de uma bola parada. Vitinha cobrou falta aos 6 minutos, Mayulu desviou e John fez uma defesa milagrosa, no reflexo.

Nos acréscimos, Kvaratskhelia cobrou uma falta perigosa, mas a bola passou por cima do gol de John.

A partida seguiu até o fim com pressão e domínio total do time de Paris, mas ineficiente. O tempo foi passando e o que antes parecia improvável, um sonho para a torcida do Botafogo, que estava na Série B até 2021, virou realidade.

Próximos jogos

O Botafogo enfrenta o Atlético de Madrid, na próxima segunda-feira (23), muito próximo da vaga. Só uma derrota por três ou mais gols de diferença tiraria o time carioca das oitavas de final.

Já o PSG precisará pontuar contra o Seattle Sounders, ou torcer pelo Botafogo, em jogo simultâneo, para carimbar a continuidade no Mundial de Clubes.

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Andirá vence o São Francisco em uma partida com 8 gols

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Adriano (10) foi mais uma vez uma peça decisiva no Morcego

O Andirá venceu o São Francisco por 5 a 3 nesta quinta, 19, no Florestão, e deu um passo importante para chegar na segunda fase do Campeonato Estadual Sub-20. Adriano (2), Arlyson (2) e Jedeson fizeram os gols do Morcego enquanto Gustavo, Kerlon e Careca anotaram para o São Francisco.

Chega aos 10

Com a vitória, o Andirá chegou aos 10 pontos e ainda fará mais três partidas na primeira fase.

“A vitória foi importante, mas ainda iremos enfrentar Galvez e Vasco e são jogos bem complicados”, avaliou o técnico do Andirá, João Paulo Lourenço.

3 partidas

O São Francisco segue com 6 pontos e terá mais três partidas nesta fase da competição. Os Católicos irão jogar contra Rio Branco, Assermurb e Plácido de Castro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Vasco em campo e meta de ambos é seguir entre os primeiros

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Jogos são importantes para projetar os confrontos da segunda fase

Dois jogos fecham nesta sexta, 20, a partir das 16 horas, no Florestão, mais uma rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. O Humaitá joga contra o Plácido de Castro e o Vasco enfrenta a Assermurb.

Assumir vice-liderança

O Humaitá é muito favorito contra o Plácido de Castro e uma vitória vai garantir a vice-liderança do Estadual e a classificação para a segunda fase do Estadual.

“É um jogo importante, mas vamos rodar o nosso elenco. Esse é o momento de colocar todos para jogar”, comentou o técnico do Humaitá, Kinho Brito.

Evitar surpresa

O elenco vascaíno trabalhou forte durante a semana para o confronto contra a Assermurb. A ordem na Fazendinha é evitar surpresas e se manter com folga no G4.

Comentários

Continue lendo