fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Mutirão do TRE-AC deve atender 1,5 mil pessoas por dia e conta também com vacinação contra Covid e gripe

Publicado

em

Mutirão do TRE deve atender 1,5 mil pessoas por dia em Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Mutirão do TRE deve atender 1,5 mil pessoas por dia em Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Por Iryá Rodrigues, g1 AC

Durante o mutirão de atendimento aos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) pretende atender 1,5 mil pessoas por dia até a próxima quarta-feira (4), no Ginásio do Sesc, no bairro Bosque, em Rio Branco.

O prazo para realizar os serviços junto à Justiça Eleitoral termina no dia 4 de maio, 150 dias antes das eleições, que acontecem no dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (se houver 2º turno).

“É uma grande ação. Temos 32 atendimentos nas baias, são 50 pessoas envolvidas aqui. Temos aqueles que estão auxiliando a fazer o uso do aplicativo e-Título, triagem para saber se a pessoa precisa ficar esperando aqui ou não. Temos todos os serviços da Justiça Eleitoral aqui, nossa expectativa é atender 1,5 mil pessoas por dia e nos últimos dias esse número pode aumentar para mais de 2 mil pessoas. Então, você que está em casa ou no trabalho e que tiver com alguma pendência com a Justiça Eleitoral, aproveite esse mutirão, porque aqui está tranquilo, tem estrutura que permite que o atendimento seja rápido”, disse Rosana Magalhães.

De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório no Brasil para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Já no caso dos jovens com 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

Os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição, no dia 2 de outubro, também vão poder votar este ano.

Estudante Kauã Oliveira, de 18 anos, procurou o mutirão do TRE-AC para tirar o título de eleitor — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Estudante Kauã Oliveira, de 18 anos, procurou o mutirão do TRE-AC para tirar o título de eleitor — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

O estudante Kauã Oliveira, de 18 anos, procurou o mutirão para tirar o título de eleitor. Ele criticou a obrigatoriedade do voto, mas disse entender a importância do processo eleitoral para o país.

“Não estava tão ansioso em tirar o título, ter que votar, porque sinto que a questão da obrigatoriedade de votar tira uma parte da minha liberdade, porque se eu não votar em determinado político, tenho que pagar uma multa no futuro. Mas, entendo que tudo isso tem uma certa importância para a evolução da sociedade como um todo”, disse.

O aposentado Gilmar dos Santos também esteve no mutirão, mas para fazer a atualização cadastral. “Vim fazer a transferência de domicílio do interior para a capital, já que moro aqui agora. Não votei na última eleição por causa da pandemia, não achei com segurança de ir até Xapuri votar. Aí, aproveitei aqui esse serviço para regularizar e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. É muito importante, todo cidadão tem que buscar melhora para seu país, seu estado, só através de eleições é que podemos escolher os representantes.”

Durante mutirão do TRE-AC, Sesacre disponibiliza vacinação contra Covid, Influenza e tríplice viral — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Durante mutirão do TRE-AC, Sesacre disponibiliza vacinação contra Covid, Influenza e tríplice viral — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Vacinação

 

Além da possibilidade de tirar o título de eleitor e resolver pendências com a Justiça Eleitoral, as pessoas podem se imunizar contra a Covid-19, Influenza e tríplice viral. É que a ação conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde.

“Ao longo dos oito dias de ação do TRE disponibilizaremos as vacinas de Influenza para os grupos prioritários, a tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola para população adulta até 49 anos e a da Covid-19. A gente espera vacinar, pelo menos, mil pessoas nessa ação. Continuamos na busca pela aplicação das doses de reforço contra a Covid, sempre lembramos que as pessoas que tomaram a 1 e 2 dose no ano passado precisam do reforço. Estamos na casa dos 30% ainda e a vacinação de crianças continua lenta, com 32% de cobertura”, disse gerente do PNI estadual, Renata Quiles.

O eletricista Gean Paulo de Oliveira contou que foi levar uma pessoa para receber atendimento no mutirão do TRE e acabou aproveitando para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, que estava atrasada.

“Foi um desleixo meu mesmo. É muito trabalho e estava tentando encontrar tempo. Aí aproveitei esse mutirão aqui para ficar em dia. Trouxe uma pessoa para tirar o título, vi que estava tendo a vacinação e aproveitei para tomar a terceira dose.”

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista e pedestre ficam feridos em acidente na Estrada de Porto Acre

Publicado

em

Colisão ocorreu em trecho escuro e de pista estreita; vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro

O motociclista Marcelo Gonçalves da Silva, de 42 anos, e o pedestre Lirvini Antony Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, ficaram feridos após uma colisão na noite desta quinta-feira (30), na altura do km 30 da Rodovia AC-10, nas proximidades da Vila do Incra, em Porto Acre.

De acordo com relatos de moradores, Marcelo pilotava uma motocicleta Honda Fan 125 vermelha no sentido Porto Acre/Vila do Incra quando, ao fazer uma curva, atingiu Lirvini, que caminhava pelo acostamento a caminho de casa. A falta de iluminação e a pista estreita podem ter sido fatores que contribuíram para o acidente.

Com o impacto, o motociclista sofreu escoriações no rosto e nos braços, além de um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado e perda momentânea de consciência. Já Lirvini teve escoriações no joelho esquerdo e um edema com suspeita de fratura no tornozelo.

Motoristas que passavam pelo local prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ambas foram internadas em estado estável.

A Polícia de Trânsito esteve no local para isolar a área e realizar a perícia. A motocicleta foi removida da rodovia após os procedimentos necessários.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Tarauacá

Publicado

em

Suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao avistar a guarnição, mas foi detido com 67 trouxinhas de cocaína

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (30), Pablo da Silva Oliveira, de 24 anos, por tráfico de drogas na Baixada do Habitasa, em Rio Branco. O suspeito havia chegado recentemente do município de Tarauacá e já possuía passagens pela polícia por tráfico e participação em organização criminosa.

Durante patrulhamento na Rua Bolívia, uma guarnição do 1° Batalhão avistou Pablo jogando um saco plástico por cima de uma cerca. Devido ao histórico de tráfico de drogas na região, os policiais imediatamente localizaram o material descartado e abordaram o suspeito.

Na revista, foram encontradas 37 trouxinhas de cocaína e um celular. Após uma busca mais detalhada no local, os policiais encontraram um pote contendo mais 30 invólucros da mesma substância, além de um invólucro de maconha e uma balança de precisão.

Diante das evidências, Pablo foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é agredido pelo irmão após discussão durante bebedeira em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atingida com um celular na cabeça e golpeada com cabo de enxada

Jackson Costa de Souza, de 20 anos, foi agredido pelo próprio irmão após uma discussão na noite desta quinta-feira (30), em uma residência no bairro 6 de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relatos de familiares, Jackson estava ingerindo bebida alcoólica quando decidiu ir até a casa do irmão. No local, uma discussão entre os dois começou e, em meio ao desentendimento, o irmão da vítima arremessou um celular contra sua cabeça, causando um corte profundo.

A briga evoluiu para uma luta corporal e, para se defender, o agressor pegou um cabo de enxada e golpeou Jackson, que sofreu ferimentos e reclamava de dores no quadril e nas costas.

Após a agressão, o jovem correu para a casa da mãe e pediu ajuda. Um motorista de aplicativo foi acionado e o levou ao pronto-socorro de Rio Branco, onde recebeu atendimento médico. Seu estado de saúde era estável.

A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas, e o caso não será investigado.

Comentários

Continue lendo