Conecte-se conosco

Geral

Mutirão do TRE-AC deve atender 1,5 mil pessoas por dia e conta também com vacinação contra Covid e gripe

Publicado

em

Mutirão do TRE deve atender 1,5 mil pessoas por dia em Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Mutirão do TRE deve atender 1,5 mil pessoas por dia em Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Por Iryá Rodrigues, g1 AC

Durante o mutirão de atendimento aos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) pretende atender 1,5 mil pessoas por dia até a próxima quarta-feira (4), no Ginásio do Sesc, no bairro Bosque, em Rio Branco.

O prazo para realizar os serviços junto à Justiça Eleitoral termina no dia 4 de maio, 150 dias antes das eleições, que acontecem no dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (se houver 2º turno).

“É uma grande ação. Temos 32 atendimentos nas baias, são 50 pessoas envolvidas aqui. Temos aqueles que estão auxiliando a fazer o uso do aplicativo e-Título, triagem para saber se a pessoa precisa ficar esperando aqui ou não. Temos todos os serviços da Justiça Eleitoral aqui, nossa expectativa é atender 1,5 mil pessoas por dia e nos últimos dias esse número pode aumentar para mais de 2 mil pessoas. Então, você que está em casa ou no trabalho e que tiver com alguma pendência com a Justiça Eleitoral, aproveite esse mutirão, porque aqui está tranquilo, tem estrutura que permite que o atendimento seja rápido”, disse Rosana Magalhães.

De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório no Brasil para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Já no caso dos jovens com 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

Os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição, no dia 2 de outubro, também vão poder votar este ano.

Estudante Kauã Oliveira, de 18 anos, procurou o mutirão do TRE-AC para tirar o título de eleitor — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Estudante Kauã Oliveira, de 18 anos, procurou o mutirão do TRE-AC para tirar o título de eleitor — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

O estudante Kauã Oliveira, de 18 anos, procurou o mutirão para tirar o título de eleitor. Ele criticou a obrigatoriedade do voto, mas disse entender a importância do processo eleitoral para o país.

“Não estava tão ansioso em tirar o título, ter que votar, porque sinto que a questão da obrigatoriedade de votar tira uma parte da minha liberdade, porque se eu não votar em determinado político, tenho que pagar uma multa no futuro. Mas, entendo que tudo isso tem uma certa importância para a evolução da sociedade como um todo”, disse.

O aposentado Gilmar dos Santos também esteve no mutirão, mas para fazer a atualização cadastral. “Vim fazer a transferência de domicílio do interior para a capital, já que moro aqui agora. Não votei na última eleição por causa da pandemia, não achei com segurança de ir até Xapuri votar. Aí, aproveitei aqui esse serviço para regularizar e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. É muito importante, todo cidadão tem que buscar melhora para seu país, seu estado, só através de eleições é que podemos escolher os representantes.”

Durante mutirão do TRE-AC, Sesacre disponibiliza vacinação contra Covid, Influenza e tríplice viral — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Durante mutirão do TRE-AC, Sesacre disponibiliza vacinação contra Covid, Influenza e tríplice viral — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Vacinação

 

Além da possibilidade de tirar o título de eleitor e resolver pendências com a Justiça Eleitoral, as pessoas podem se imunizar contra a Covid-19, Influenza e tríplice viral. É que a ação conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde.

“Ao longo dos oito dias de ação do TRE disponibilizaremos as vacinas de Influenza para os grupos prioritários, a tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola para população adulta até 49 anos e a da Covid-19. A gente espera vacinar, pelo menos, mil pessoas nessa ação. Continuamos na busca pela aplicação das doses de reforço contra a Covid, sempre lembramos que as pessoas que tomaram a 1 e 2 dose no ano passado precisam do reforço. Estamos na casa dos 30% ainda e a vacinação de crianças continua lenta, com 32% de cobertura”, disse gerente do PNI estadual, Renata Quiles.

O eletricista Gean Paulo de Oliveira contou que foi levar uma pessoa para receber atendimento no mutirão do TRE e acabou aproveitando para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, que estava atrasada.

“Foi um desleixo meu mesmo. É muito trabalho e estava tentando encontrar tempo. Aí aproveitei esse mutirão aqui para ficar em dia. Trouxe uma pessoa para tirar o título, vi que estava tendo a vacinação e aproveitei para tomar a terceira dose.”

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Abastecimento de água é suspenso em Brasiléia para troca de flutuante no Rio Acre

Publicado

em

Serviço programado segue até sexta-feira e fornecimento será retomado de forma gradual, informa o Saneacre

O abastecimento de água em Brasiléia foi interrompido de forma programada a partir das 7h30 desta quinta-feira (18) para a realização da troca do flutuante do sistema de captação no Rio Acre. A informação foi confirmada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).

De acordo com o órgão, a intervenção tem como objetivo reforçar a segurança do equipamento em razão da cheia do rio. O serviço é considerado de alta complexidade e, devido às condições climáticas atuais, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos apenas na sexta-feira (19), por volta das 10h.

Após a finalização da manutenção, o fornecimento de água será restabelecido de forma gradual em todos os bairros do município.

Ainda segundo o Saneacre, um novo flutuante foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Brasiléia, com a finalidade de melhorar o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população, além de garantir maior regularidade no fornecimento para os moradores da cidade.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Soldador morre após sofrer choque elétrico durante trabalho com telhas em depósito

Publicado

em

Vítima encostou barra de ferro em fio de alta tensão de 13 mil volts; Samu tentou reanimação, mas óbito foi constatado no local

Um trabalhador identificado como Enilson morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava serviços em um depósito. O acidente ocorreu no momento em que ele trabalhava na instalação de telhas de alumínio e realizava soldagem na estrutura.

De acordo com informações apuradas no local, Enilson utilizou uma barra de ferro para afastar uma das folhas de zinco, quando acabou encostando o objeto em um fio de alta tensão. A descarga elétrica foi imediata e fatal. O trabalhador estava acompanhado de outra pessoa, porém apenas ele foi atingido pelo choque.

Após o incidente, o soldador ficou pendurado na estrutura metálica e precisou ser retirado por colaboradores do próprio depósito, que prestaram os primeiros auxílios até a chegada do socorro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou inicialmente a ambulância de suporte básico. Diante da gravidade da situação, uma equipe de suporte avançado também foi deslocada ao local. Apesar de várias tentativas de reanimação, Enilson não resistiu e teve a morte constatada ainda no local.

Uma equipe da Energisa compareceu à área e realizou o desligamento da rede elétrica para a continuidade dos trabalhos periciais. Segundo os técnicos, o fio com o qual o trabalhador teve contato integra uma rede de aproximadamente 13 mil volts.

A equipe plantonista do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada para a realização da perícia e remoção do corpo. A morte causou grande comoção entre os colegas de trabalho da empresa onde Enilson prestava serviço.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil para apurar as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo

Geral

PRF prende homem com 6 mil maços de cigarro contrabandeados após perseguição na BR-317, em Rio Branco

Publicado

em

Suspeito tentou fugir a pé, invadiu casas e comércios, mas foi detido após cerco; carga veio da fronteira com a Bolívia

Na vistoria do veículo, foram encontradas caixas contendo cigarros contrabandeados, totalizando seis mil maços. O automóvel e o material apreendido foram recolhidos. Foto: captada 

Um homem foi preso na última terça-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando 6 mil maços de cigarros de origem estrangeira na BR-317, em Rio Branco. A carga, vinda da fronteira com a Bolívia, foi descoberta durante ação de fiscalização que resultou em perseguição e fuga do condutor.

Ao avistar a viatura, o motorista desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade, parando cerca de 1 km depois para tentar escapar a pé. Ele invadiu estabelecimentos comerciais e residências, mas foi localizado e contido após cerco das equipes. O veículo e os cigarros foram apreendidos.

O detido e os produtos foram encaminhados à Polícia Federal em Rio Branco, onde foram adotados os procedimentos legais. Além do crime de contrabando, também foi registrada a violação de domicílio, em razão da invasão de imóveis durante a fuga. A PRF divulgou o caso nesta quinta-feira (18).

Comentários

Continue lendo