Cotidiano
Município do RJ é o primeiro do país a desobrigar uso de máscaras
Outras três capitais anunciam a flexibilização do uso de máscaras para proteção contra a Covid
Com 1.705 mortes e a taxa de letalidade em 6,57%, o município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, é o primeiro a decretar oficialmente a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e fechados no município. A flexibilização está no decreto publicado na terça-feira (5) pelo prefeito Washington Reis. De acordo com a prefeitura, o município tem 46,8% da população vacinada com as duas doses e 70% com a primeira dose. No total, já foram aplicadas mais de 900 mil doses de vacina contra a Covid-19 no município.
Segundo o prefeito Washington Reis, o bom desempenho no enfrentamento da pandemia motivou o decreto. “Essa decisão foi tomada com segurança. Em nossa cidade, garantimos 200 leitos de CTI em todo o período de pandemia e a maioria desses leitos serviram até para cidades vizinhas e, inclusive, a capital do estado. Além disso, nós avançamos na vacinação e hoje já temos crianças de 12 a 17 anos sendo vacinadas. Com isso, Duque de Caxias está autorizada a não usar máscara’, explica.
A professora do curso de saúde coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Carla Pintas, faz um contraponto ao decreto de Duque de Caxias. Para ela, foi uma decisão precipitada. “É uma decisão bastante precipitada porque, de certa forma, ainda não é a maioria da população que está totalmente imunizada. Os números atuais não justificam uma medida desse porte. Essa desobrigação do uso de máscara causa uma falsa sensação para a população de que a pandemia está totalmente controlada”, diz.
Outras três capitais brasileiras já falam em flexibilização quanto ao uso da máscara de proteção.
O prefeito da capital carioca pensa parecido com o de Duque de Caxias. Para Eduardo Paes, o Réveillon e o Carnaval poderão acontecer sem que as pessoas usem a proteção e, ainda este mês, o uso já será liberado em locais abertos.
A vizinha São Paulo tem um estudo que propõe afrouxar as medidas que obrigam o uso quando 100% tiveram tomado a quantidade de doses recomendadas de vacina para a faixa etária. A prefeitura de Florianópolis afirma que irá parar de exigir uso de máscara em ambientes públicos quando a cidade atingir 80% do esquema vacinal completo.
O Brasil adotou o uso de máscaras como política de saúde pública em meados de abril de 2020. Não há uma data exata porque o Supremo Tribunal Federal (STF) deu autonomia para estados e municípios adotarem medidas de segurança contra a Covid- 19. Com isso, o decreto começou em diferentes dias no país. Até o momento, apenas o município de Duque de Caxias decreta o não uso da máscara fácil.
Dados da Covid-19
O Brasil registrou mais 16.906 casos e 507 óbitos por Covid-19, nesta quarta-feira (6), de acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, mais de 19.346.096 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus.
O Rio de Janeiro ainda é o estado com a maior taxa de letalidade entre as 27 unidades da federação: 5,15% . O índice médio de letalidade do País estava em 2,79%.
Taxa de letalidade nos estados
- SP 3,44%
- MG 2,55%
- PR 2,59%
- RS 2,42%
- RJ 5,15%
- SC 1,62%
- GO 2,71%
- BA 2,18%
- ES 2,14%
- MT 2,53%
- DF 2,10%
- MS 2,56%
- AC 2,09%
- AL 2,61%
- AM 3,22%
- AP 1,62%
- CE 2,58%
- MA 2,85%
- PA 2,81%
- PB 2,11%
- PE 3,18%
- PI 2,19%
- RN 1,99%
- RO 2,46%
- RR 1,58%
- SE 2,16%
- TO 1,69%
- Brasil 2,79%
Os números têm como base o repasse de dados das Secretarias Estaduais de Saúde ao órgão. Acesse as informações sobre a Covid-19 no seu estado e município no portal brasil61.com/painelcovid.
Comentários

Cotidiano
Ecimairo Carvalho: Câmara Criminal aumenta pena de presidiário que torturou Nego Bau
O presidiário Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado por torturar o morador de rua Nego Bau, teve a pena aumentada em dois anos, após um recurso impetrado pelo Ministério Público Estadual.
A decisão foi da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, que julgou dois recursos do caso.
No primeiro o MP, pediu o aumento da pena do réu. Na apelação criminal, a promotora do caso, alegou que o autor do crime é reincidente.
Mas como o acusado tinha dois RGs, sendo um, com o nome de Jefson Castro da Silva Ferreira e outro apenas como Jefson Castro da Silva.
Na prolação da sentença de 1º grau, não foi possível, constatar, que em abril de 2020, o réu tinha sido condenado pelo crime de tortura.
A relatora do processo, Desembargadora Denise Castelo Bonfim, acatou o pedido ministerial e aumentou a pena de 5 para 7 anos de prisão por conta da reincidência.
O voto da relatora foi acompanhado pelos demais magistrados.
Na mesma decisão, os membros da corte, negaram um recurso da defesa. O advogado pediu que o réu passasse do regime fechado para o semiaberto.
Jefson Castro foi preso em abril do ano passado por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.
Na época, o acusado estava com a prisão decretada por torturar o morador de rua Renan Souza, que era conhecido como Nego Bau.
O crime aconteceu em dezembro de 2021, na casa do acusado. Jefson Castro flagrou Negou Bau em sua residência.
Como punição decepou um dos dedos da mão da vítima como um golpe de terçado. O autor ainda gravou um vídeo e exigiu que Nego Bau pegasse o membro decepado.
Negou Bau morreu em janeiro do ano passado após sofrer uma parada cardíaca, em Rio Branco.
Comentários
Cotidiano
Aberson Carvalho confirma liberação dos recursos do futebol na sexta

Foto Manoel Façanha: Recurso liberados para o futebol são pelas temporadas 22 e 23
O secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Aberson Carvalho, confirmou na sexta, 29, o repasse de R$ 2 milhões do governo do Estado para a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) referente ao convênio com futebol profissional. Os valores são das temporadas de 2022 e 2023.
“Fechamos todo o processo e agora estamos aguardando a liberação para podermos realizar o repasse dos dois milhões para os clubes via federação . Esse é um compromisso do governador Gladson Cameli e iremos cumpri-lo”, declarou Aberson Carvalho.
Plano de trabalho
De acordo com Aberson Carvalho, a federação realizou um plano de trabalho para a liberação dos recursos.
“Estamos trabalhando de maneira conjunta para ajudar e melhorar o futebol acreano. A ideia é termos uma maior competitividade nos torneios regionais e nacionais”, afirmou o secretário.
2024
Segundo Aberson Carvalho, existe uma previsão de orçamento para o futebol na temporada de 2024 e a ideia é avançar, inclusive, com relação aos valores.
Comentários
Cotidiano
FEAV divulga convocação para disputa do Torneio Regional

Torneio Regional terá uma premiação de 80 mil e será um dos maiores do Norte
O técnico Carlos Leopoldo divulgou nesta segunda, 25, os atletas convocados para a disputa do Torneio Regional de Vôlei de Praia, competição programada entre os dias 29 e 1º de outubro, na praça do Juventus, na capital acreana. Além das duplas acreanas, o evento vai ter atletas do Amazonas, Rondônia e Roraima.
“Formamos a seleção com base nas disputas da terceira etapa do circuito acreano. Vamos começar os treinamentos e a meta é lutar pelos títulos no feminino e no masculino”, comentou o treinador.
Dayan fora lista
Dayan Barros seria um dos chamados para seleção. Contudo, o atleta viaja no sábado, 30, para Fortaleza onde irá se apresentar para jogar a Superliga B 23/24.
Atletas Sub-23
Pelo formato da competição montado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e pela Federação Acreana de Voleibol (FEAV) cada Estado será obrigado a ter dois atletas Sub-23 no masculino e no feminino. A competição também prioriza a descoberta de novos talentos.
Atletas convocados
Masculino
Léo/Júnior França
Adrian/Victor Sub-23
Classificatório
Linek/Jeff
Marcos/Lucas Sub-23
Feminino
Quemile/Tiana
Ana Francisca/Letícia Sub-23
Classificatório
Adelaide/Jailane
Ana Vitória/Thaís Sub-23
Comentários
-
Extra12 horas atrás
Assaltante invade Drogaria em Epitaciolândia e foge com dinheiro
-
Acre9 horas atrás
Mais um registro: Ladrões arrombam mais um comércio em Epitaciolândia
-
Extra2 dias atrás
Menor apreendido por envolvimento em diversos crimes na fronteira pula o muro e foge
-
Flash1 dia atrás
Tragédia na BR-364: Jovem de 24 anos é atropelada e morta por caminhonete no Bujari
-
Geral2 dias atrás
Olha o canivete! Em Sena Madureira cordões evitam que jovem seja degolado
-
Extra1 dia atrás
Natureza é inexplicável – Depois de vendaval destruir restaurante, jornalista chora e diz:” Vou voltar mais forte”
-
Acre11 horas atrás
Incêndio em Cobija transforma a tríplice fronteira em um mar de fumaça
-
Brasil2 dias atrás
Brasil, 40 graus: capitais devem ultrapassar marca neste domingo