Conecte-se conosco

Acre

Mulheres que inspiram: A jornada da Microempreendedora Individual Lucilene Gomes

Publicado

em

No mês da mulher, o Sebrae homenageia trajetórias de sucesso do empreendedorismo feminino acreano.

O empreendedorismo feminino envolve uma luta por igualdade e a superação de obstáculos. Para mulheres mais velhas, a jornada é desafiadora, mas oferece oportunidades únicas. Um exemplo disso é Lucilene Gomes, dona da marca Sabor Nativo (@sabor.nativo.ac), especializada em doces artesanais da Amazônia, como geleia de cupuaçu e doces de castanha. Aos 58 anos, ela iniciou seu negócio devido a problemas financeiros familiares. Agora, com três filhos e sete netos, ela relembra suas motivações para ingressar no caminho do empreendedorismo. “Tudo começou quando meu esposo ficou desempregado. Pensando na família e nas nossas crianças, decidi produzir meus doces. Então, comecei a fazer os produtos e a vender de porta em porta, percorrendo todos os cantos, até conseguir estruturar a empresa”, explica a empreendedora.

Apoio do Sebrae

Com o crescimento do seu negócio, dona Lucilene buscou, em 2021, o auxílio do Sebrae no Acre para formalizar sua empresa e obter apoio administrativo. “Depois que procurei o Sebrae, me senti verdadeiramente uma empresária. Pude participar de palestras que ajudaram na minha autoestima. Eles me auxiliaram desde a parte técnica até a financeira, além de promover mudanças no meu negócio”, comenta. Uma das principais mudanças foi a melhoria nas embalagens de seus produtos. O acréscimo de adesivos com a data de validade e a tabela nutricional nos potes deu uma nova identidade à marca, ajudando na sua profissionalização. Exposições em eventos locais, como a Expoacre, também possibilitaram maior reconhecimento e crescimento da empresa. “Foi uma vitrine muito conceituada. Indo pelo Sebrae, como no ano passado, quando participei da feira da Expoacre, fui bem recebida e vista, o que foi um grande incentivo para a Sabor Nativo”, afirma.

Empreendedorismo Feminino

Dona Lucilene aponta que, apesar das dificuldades, considera a terceira idade a melhor fase para aproveitar e desfrutar do trabalho.

“Eu, como uma mulher de cabelos brancos e com 20 anos de experiência no mercado, incentivo todas as mulheres a empreender. É muito gratificante, é uma área com a qual me identifico profundamente e que faço com muito amor e carinho. Foi assim que sempre sustentei meus filhos, que hoje são homens e mulheres realizados e agradecidos”, finaliza.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.

Reunião foi realizada para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.

Parceria representa um passo para melhores condições de investimento público.Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”. 

Chefe do financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde qualifica servidores do Baixo Acre com oficina sobre teste do pezinho

Publicado

em

Reafirmando o compromisso da gestão em investir na educação permanente em saúde, assegurando um cuidado mais qualificado, humanizado e resolutivo desde os primeiros dias de vida, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu nesta terça-feira, 10, no auditório do Palácio do Justiça, em Rio Branco, uma capacitação voltada para o aprimoramento técnico de enfermeiros e técnicos de enfermagem da região do Baixo Acre.

O treinamento, denominado Oficina de Triagem Neonatal Biológica – Teste do Pezinho, teve como objetivo fortalecer a atenção à saúde da criança e potencializar as boas práticas assistenciais.

Equipe técnica NUCSC/Sesacre e Nativida. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O teste do pezinho é um exame laboratorial simples e de extrema relevância, pois possibilita a detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, podem ocasionar agravos irreversíveis ao recém-nascido. A capacitação reforçou a importância da triagem neonatal como estratégia essencial para a promoção e proteção da saúde infantil.

Durante a oficina, os profissionais foram atualizados quanto aos procedimentos corretos de coleta, aos fluxos assistenciais, ao manejo adequado das amostras e ao papel da equipe de enfermagem na garantia da qualidade do exame e do acompanhamento dos casos identificados.

Treinamento simulou procedimento prático de coleta para o teste do pezinho. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança (NUCSC) da Sesacre, Emanuelly Nóbrega, destacou a importância da capacitação: “A qualificação visa aprimorar os cuidados assistenciais e integrais com as nossas crianças, trazendo boas práticas assistenciais, assim como intensificar esse cuidado desde o pré-natal aos primeiros dias de vida, propiciando o acompanhamento e a identificação de possíveis doenças no teste do pezinho”.

Emanuelly Nóbrega é chefe do NUCSC da Sesacre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Participante da oficina, Cinthya Moura, de Porto Acre, destacou: “Como enfermeira, é extremamente importante essa capacitação de triagem neonatal. É um dos primeiros cuidados que prestamos ao recém-nascido e nos sentimos mais seguros para poder prestar qualquer tipo de informação para a família. Acredito que essa oficina é uma forma de investimento qualificado, para desenvolver um acompanhamento mais adequado para a criança, desde o seu nascimento”.

Participaram do encontro enfermeiros e técnicos de enfermagem da área de saúde do Baixo Acre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Participaram da capacitação profissionais de Acrelândia, Rio Branco, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Porto Acre, além de representantes do Distrito Especial Indígena, da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital Santa Juliana. Ao todo, 108 profissionais de saúde foram qualificados, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil e contribuindo para a melhoria da assistência neonatal na região.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre registra queda nas mortes violentas intencionais em 2026, aponta Sejusp

Publicado

em

Redução chega a 36% em Rio Branco e 33% no cenário estadual, segundo levantamento do Observatório

Foto: cedida

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pela Diretoria do Observatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) aponta redução nos registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) tanto em Rio Branco quanto em todo o estado. A comparação considera o período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e 2026.

Na capital acreana, a queda foi de 36,36% no número de ocorrências. Em 2025, foram registrados 11 casos no período analisado, enquanto em 2026 o número caiu para 7. A taxa por 100 mil habitantes também apresentou redução significativa, passando de 2,83 para 1,80 — diminuição de 36,44%, conforme os dados consolidados.

No âmbito estadual, o cenário também indica retração da violência letal. O Acre registrou redução de 33% nas ocorrências contabilizadas no mês de janeiro, segundo o relatório do Observatório. A taxa estadual de MVIs por 100 mil habitantes igualmente apresentou queda, reforçando a tendência de diminuição dos índices criminais no início de 2026.

Comentários

Continue lendo