Cotidiano
Mulheres que dormem mal são mais propensas a ter dieta ruim e a doenças cardiovasculares, diz estudo
Além disso, mulheres estão mais propensas a distúrbios do sono por causa da sobrecarga de tarefas diárias e questões hormonais.

Mulheres que têm má qualidade de sono tendem a ter problemas cardiovasculares, diz estudo americano. — Foto: C_Scott/Pixabay
Por G1
Ter uma má qualidade de sono constantemente pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes e obesidade em mulheres, diz um estudo da Centro Médico da Universidade de Columbia, Estados Unidos, publicado nesta segunda-feira (17).
Segundo os pesquisadores, foi observado que as participantes que dormiam mal ou tinham insônia costumavam comer em excesso e ter uma dieta calórica e com baixo valor nutricional. Tais hábitos alimentares estão relacionados com obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.
O próprio sono, por sua vez, “desempenha um papel essencial na saúde cardiovascular”, assim como “a curta duração do sono quanto a má qualidade dele estão associadas ao desenvolvimento de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares”, descreve o texto do estudo.
Quanto ao público alvo ser somente o feminino – foram analisadas 495 mulheres de 20 a 76 anos – os pesquisadores justificam que mulheres são particularmente propensas a distúrbios do sono durante toda a vida adulta por causa das responsabilidades domésticas que costumam assumir, além das profissionais, e por questões hormonais – um dos efeitos colaterais da menopausa está justamente sobre a qualidade do sono.
Dificuldade para dormir x alimentação não saudável
Os resultados apontaram que as participantes com dificuldade para adormecer consumiam muitos alimentos com açúcares adicionados e gordura saturada e menos grãos integrais. Os casos mais severos de insônia também estavam associados, além desses hábitos alimentares, a dietas mais calóricas.
Os açúcares adicionados:
- Têm baixo valor nutricional.
- São adicionados aos alimentos.
- Bebidas açucaradas, como achocolatado e refrigerantes, são as principais fontes desses açúcares.
A gordura saturada:
- É de origem animal.
- Presente em carnes vermelhas e brancas, principalmente na gordura da carne; em leite e derivados como creme de leite, manteiga e iogurte.
- Aumenta o colesterol ruim (LDL), relacionado com doenças do coração.
Por outro lado, os pesquisadores observaram que o próprio distúrbio do sono também pode ser causado por uma maior ingestão e uma dieta com baixo valor nutricional.
“É possível que uma dieta inadequada tenha um impacto negativo na qualidade do sono das mulheres”, explica um dos coordenadores do estudo no material de divulgação, Faris Zuraikat. “[Isto porque] comer mais pode causar desconforto gastrointestinal, por exemplo, tornando mais difícil adormecer ou permanecer adormecido.”
O estudo
Os pesquisadores analisaram a qualidade do sono, o tempo que levavam para adormecer e se tinham insônia, assim como o tipo e quantidade de alimentos que consumiam com frequência em 495 mulheres.
O estudo foi publicado no “Journal of the American Heart Association” nesta segunda-feira (17).
O próximo passo é investigar se terapias que melhoram a qualidade do sono podem promover a saúde cardiovascular
Comentários
Cotidiano
Rainhas da Bola inicia com 4 partidas na quadra do Lourenço Filho
Começa neste domingo, 8, a partir das 8 horas, na quadra do Colégio Lourenço Filho, o Campeonato Rainhas da Bola de Futsal Feminino. A competição terá oito equipes e marca a abertura da temporada para as mulheres. “Pensamos em realizar um evento rápido e com boas equipes. Vamos ter um torneio bem disputado”, declarou o coordenador Marcelo Fontenele. Porto Acre Porto Acre, classificado para a …
O post Rainhas da Bola inicia com 4 partidas na quadra do Lourenço Filho apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Jogos da 11ª Copinha Arasuper podem definir os primeiros classificados
A primeira fase da 11ª Copinha Arasuper de Futsal terá mais 12 partidas neste domingo, 8, a partir das 8 horas, no ginásio do Sesc. Os confrontos das categorias Sub-10, 12 e 14 podem definir os primeiros classificados para a segunda fase do torneio. “Vamos ter mais uma rodada com duelos equilibrados. Isso valoriza muito a Copinha”, disse o coordenador Auzemir Martins. Partidas do Sub-14 …
O post Jogos da 11ª Copinha Arasuper podem definir os primeiros classificados apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Rainhas da Bola inicia com 4 partidas na quadra do Lourenço Filho

Foto João Valente: Torneio deve iniciar com jogos bem equilibrados
Começa neste domingo, 8, a partir das 8 horas, na quadra do Colégio Lourenço Filho, o Campeonato Rainhas da Bola de Futsal Feminino. A competição terá oito equipes e marca a abertura da temporada para as mulheres.
“Pensamos em realizar um evento rápido e com boas equipes. Vamos ter um torneio bem disputado”, declarou o coordenador Marcelo Fontenele.
Porto Acre
Porto Acre, classificado para a 1ª divisão do futsal acreano em 2026, será uma das atrações do torneio. O time entra na disputa como um dos favoritos ao título.
1ª rodada
Borussia x Real Sociedade
HuniKuin x Assermurb
Calafate x Porto Acre
Veneza x Boleiras FC

Você precisa fazer login para comentar.