Conecte-se conosco

Geral

Mulheres participam de curso de defesa e tiro em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

São práticas operacionais que a gente está uniformizando. Essas servidoras ao chegar numa ocorrência elas vão ter um nivelamento de conhecimento que vão atender de maneira coesa, então isso aí é importante para a ocorrência

Tenente coronel Felipe Russo, afirma que a capacitação é importante para o bom desempenho das mulheres e para a sociedade, que recebe profissionais mais bem preparados, mais aptas a prestar um melhor serviço

Sandra Assunção 

Como parte do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública – COISP, 30 mulheres das forças de segurança que atuam em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, tiveram nesta sexta-feira, 25, instruções de defesa e tiro. São Policiais Penais, Policiais Militares, Policiais Civis e bombeiras, além de integrantes do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

O treinamento abrange métodos atualizados para o enfrentamento a situações de risco, técnicas de defesa pessoal e protocolos de segurança com o objetivo de fortalecer o desempenho das mulheres no combate à criminalidade e em operações de resgate e salvamento.

“A importância do curso, pra mim, é atualizar nossas manobras no dia a dia. Nós aprendemos como faz o uso do torniquete,da algemação, e melhoramos nossas técnicas de tiro pra poder atuar no dia a dia quando for preciso”, citou a terceira tenente, Ana Carolina Conceição, do Exército Brasileiro.

O terceiro sargento Joel Andriola, instrutor do curso cita atualizações repassadas. “Foram a aplicação do torniquete, os primeiros atendimentos e também o uso de algemas. São manobras recentes e aqui é uma atualização de conhecimento. A gente viu muito o entusiasmo da turma tendo em vista que é a primeira turma voltada para essa instrução só com o público feminino do sistema de segurança pública. Como é uma reciclagem a gente procura passar algo melhor para elas aprender para que tenham uma efetividade melhor na sua segurança na segurança dos seus companheiros e também familiares“, enfatiza.

O curso será encerrado neste sábado, 26. O coordenador do treinamento,Tenente coronel Felipe Russo, afirma que a capacitação é importante para o bom desempenho das mulheres e para a sociedade, que recebe profissionais mais bem preparados, mais aptas a prestar um melhor serviço.

Foram a aplicação do torniquete, os primeiros atendimentos e também o uso de algemas. São manobras recentes e aqui é uma atualização de conhecimento

“Hoje estão finalizando a parte de defesa, tiro, munição, instrução de sobrevivência policial, que é basicamente voltada para quando elas estiverem de folga e estiverem envolvidas em alguma situação de risco em relação à vida delas ou de alguém que esteja nas proximidades. Amanhã nós parte de abordagem policial de alto risco, então e aí vai ser momento que o curso vai finalizar encerrando aí as 60 horas previstas para que elas possam ter essa essa gama de conhecimentos. Vão ser avaliadas através de uma prova escrita, então um curso bastante técnico, um curso bastante importante para a carreira delas, para despertar em cada uma delas novos padrões de comportamento, novos padrões de como se portar em locais públicos, e também durante o serviço, para que elas tenham uma melhora na sua capacidade de prestar um bom serviço para a sociedade”, ressaltou.

O coronel Vandernilson Peres, chefe do departamento de ensino do Sistema Integrado de Segurança Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, disse que o curso foi uma inovação por parte da secretaria e faz parte das ações do outubro rosa. “O intuito aqui é uniformizar práticas operacionais esse nivelamento de conhecimento. São práticas operacionais que a gente está uniformizando. Essas servidoras ao chegar numa ocorrência elas vão ter um nivelamento de conhecimento que vão atender de maneira coesa, então isso aí é importante para a ocorrência. Nós abrimos vagas para o Exército Brasileiro, para a Polícia Federal, temos integrantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Polícia Militar, da Polícia Penal e isso aí é muito importante para o sistema integrante de segurança pública, para o combate à criminalidade”, concluiu o coronel.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prefeitura de Rio Branco implanta Ambulatório de Segmento para acompanhamento de recém-nascidos e crianças de alto risco

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança na qualificação da assistência à saúde da criança com a implementação do Ambulatório de Segmento do Recém-Nascido e da Criança (A-SEG), voltado ao acompanhamento especializado de crianças de alto risco, especialmente aquelas egressas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de unidades de cuidados intermediários neonatais.

O ambulatório tem como público-alvo crianças que, em razão de condições clínicas ao nascimento, necessitam de acompanhamento contínuo e especializado, considerando o perfil epidemiológico, a pactuação regional, a densidade populacional e as dificuldades de deslocamento no município.

Ambulatório tem como público-alvo crianças que, em razão de condições clínicas ao nascimento, necessitam de acompanhamento contínuo e especializado, considerando o perfil epidemiológico, a pactuação regional, a densidade populacional e as dificuldades de deslocamento no município. (Foto: Secom)

Somente em 2025, foram registrados 4.917 partos de mulheres residentes em Rio Branco. Desse total, estima-se que cerca de 5%, aproximadamente 241 recém-nascidos, sejam classificados como de alto risco. Diante desse cenário, a implantação do A-SEG representa uma estratégia fundamental para fortalecer a linha de cuidado, garantir acompanhamento adequado e contribuir diretamente para a redução da mortalidade infantil no município.

O fluxo de atendimento prevê que essas crianças sejam encaminhadas diretamente das maternidades para o ambulatório municipal, conhecido como “Ambulatório Corujinha”, assegurando a continuidade do cuidado desde os primeiros dias de vida.

Para a gerente do Departamento de Regulação do Município, Sulamita Guedes, o momento marca um avanço histórico na garantia do acesso aos serviços especializados.

“Esse é um momento muito importante, porque estamos garantindo o atendimento para as nossas crianças de alto risco, especialmente as egressas de UTI, que antes saíam das maternidades em busca desse atendimento. Agora, essa criança já sai da maternidade com o agendamento garantido. A mãe não vai mais precisar peregrinar pelas unidades em busca de atendimento; assim, estamos cuidando melhor das nossas crianças”, destacou a gerente.

A pactuação com a Maternidade Bárbara Heliodora e o Hospital Santa Juliana assegura que os recém-nascidos de alto risco já tenham consulta agendada com pediatras da rede municipal. Crianças de risco habitual continuarão sendo acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde e pelas URAPs, enquanto os casos mais complexos terão atendimento especializado.

Nesta sexta-feira (9), foi formalizada a pactuação da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), fortalecendo a integração entre as redes municipal e estadual. O acordo inicia com a qualificação dos profissionais da regulação das maternidades, dos profissionais da Estratégia Saúde da Família e das URAPs.

“Estamos vendo o município de Rio Branco se organizar não apenas na atenção primária, mas também na média e alta complexidade. Esse é um primeiro passo muito importante para enfrentarmos desafios como a mortalidade materna e infantil”, afirmou Emanuelly Nóbrega, chefe do Núcleo de Saúde da Criança da Sesacre.

Para a chefe da Divisão de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Manoella Moura, o alinhamento que está sendo realizado pelo Estado e pelo Município é decisivo para dar segurança às famílias.

“Essa parceria permite que todos falem a mesma língua, garantindo uma comunicação mais efetiva sobre para onde essa mãe deve se direcionar. Em casos de alto risco, o bebê já sai com o atendimento agendado. Isso fortalece a atenção básica e contribui para melhorar os indicadores de saúde da criança, que ainda são um desafio”, ressaltou a chefe da Divisão de Saúde da Criança do Município, Manoella Moura.

A importância da iniciativa também é destacada pelos profissionais da assistência. A pediatra Priscyla Carvalho enfatiza que a integração da rede impacta diretamente na qualidade do atendimento.

“Essa comunicação entre regulação, atenção primária e atenção especializada é fundamental para garantir um cuidado mais integral, humanizado e qualificado, principalmente para crianças com comorbidades ou condições mais graves. Trazer esse cuidado especializado para a atenção primária do município fortalece toda a rede e contribui para melhorar os indicadores de saúde infantil”, afirmou a especialista.

Comentários

Continue lendo

Geral

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia no Equador

Publicado

em

Episódio ocorreu na cidade de Puerto López, na província de Manabí, neste domingo (11/1). Região é assolada pela onda de violência armada

A polícia do Equador encontrou cinco cabeças humanas penduradas e expostas ao lado de uma placa de advertência em uma praia turística no sudoeste do país. O episódio ocorreu na cidade de Puerto López, na província de Manabí, neste domingo (11/1).

O local é um destino turístico popular para o avistamento de baleias, mas também é conhecido por ser uma região assolada pela onda de violência armada.

No último fim de semana de dezembro, pelo menos nove pessoas morreram, incluindo uma bebê, em vários ataques armados que as autoridades atribuem a disputas entre gangues locais.

Na manhã deste domingo, investigadores da polícia realizaram “a verificação de cinco restos mortais [cabeças] encontrados pendurados” em uma orla próxima a um hotel, segundo um relatório policial ao qual a AFP teve acesso.

Imagens que circularam nas redes sociais mostram as cinco cabeças amarradas com cordas a dois postes de madeira, em frente ao mar e no meio da areia.

Também havia uma mensagem escrita sobre uma tábua de madeira: “O povoado é nosso. Continuem a assaltar os pescadores e a exigir comprovantes de vacinação, nós já os identificamos.”

No Equador, são chamadas de “vacinas” as taxas cobradas por grupos criminosos a comerciantes e moradores de áreas populares, em troca de uma suposta proteção.

As autoridades estão investigando o caso e ainda não chegaram aos responsáveis. Tampouco foram encontrados os corpos completos das vítimas.

O Equador tem vivido uma onda de violência nos últimos anos, causada, entre outros motivos, pelas alterações nas rotas do tráfico de drogas. Para se ter uma ideia, entre 2019 e 2024, os homicídios aumentaram 588%, tornando o Equador um dos países mais violentos da América Latina.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem se entrega à Polícia Civil após série de assaltos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito afirma ter cometido roubos e diz que procurou a delegacia após receber ameaças de morte

Foto: Reprodução

Um homem identificado como Weliton Pereira, de 24 anos, se apresentou espontaneamente à Delegacia-Geral da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira (9), após relatar o envolvimento em uma série de crimes na cidade.

De acordo com o próprio suspeito, ele cometeu um assalto contra uma mulher na Avenida Mâncio Lima e, em seguida, roubou um mototaxista na região do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). Weliton informou ainda que subtraiu o celular de uma das vítimas, mas que o aparelho teria sido tomado posteriormente por usuários de drogas.

Segundo o homem, ele vinha recebendo ameaças de morte de uma facção criminosa, situação que o motivou a procurar a unidade policial. Diante dos relatos, Weliton permaneceu detido na delegacia enquanto os fatos eram apurados e esclarecidos pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo