Conecte-se conosco

Geral

Mulheres participam de curso de defesa e tiro em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

São práticas operacionais que a gente está uniformizando. Essas servidoras ao chegar numa ocorrência elas vão ter um nivelamento de conhecimento que vão atender de maneira coesa, então isso aí é importante para a ocorrência

Tenente coronel Felipe Russo, afirma que a capacitação é importante para o bom desempenho das mulheres e para a sociedade, que recebe profissionais mais bem preparados, mais aptas a prestar um melhor serviço

Sandra Assunção 

Como parte do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública – COISP, 30 mulheres das forças de segurança que atuam em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, tiveram nesta sexta-feira, 25, instruções de defesa e tiro. São Policiais Penais, Policiais Militares, Policiais Civis e bombeiras, além de integrantes do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

O treinamento abrange métodos atualizados para o enfrentamento a situações de risco, técnicas de defesa pessoal e protocolos de segurança com o objetivo de fortalecer o desempenho das mulheres no combate à criminalidade e em operações de resgate e salvamento.

“A importância do curso, pra mim, é atualizar nossas manobras no dia a dia. Nós aprendemos como faz o uso do torniquete,da algemação, e melhoramos nossas técnicas de tiro pra poder atuar no dia a dia quando for preciso”, citou a terceira tenente, Ana Carolina Conceição, do Exército Brasileiro.

O terceiro sargento Joel Andriola, instrutor do curso cita atualizações repassadas. “Foram a aplicação do torniquete, os primeiros atendimentos e também o uso de algemas. São manobras recentes e aqui é uma atualização de conhecimento. A gente viu muito o entusiasmo da turma tendo em vista que é a primeira turma voltada para essa instrução só com o público feminino do sistema de segurança pública. Como é uma reciclagem a gente procura passar algo melhor para elas aprender para que tenham uma efetividade melhor na sua segurança na segurança dos seus companheiros e também familiares“, enfatiza.

O curso será encerrado neste sábado, 26. O coordenador do treinamento,Tenente coronel Felipe Russo, afirma que a capacitação é importante para o bom desempenho das mulheres e para a sociedade, que recebe profissionais mais bem preparados, mais aptas a prestar um melhor serviço.

Foram a aplicação do torniquete, os primeiros atendimentos e também o uso de algemas. São manobras recentes e aqui é uma atualização de conhecimento

“Hoje estão finalizando a parte de defesa, tiro, munição, instrução de sobrevivência policial, que é basicamente voltada para quando elas estiverem de folga e estiverem envolvidas em alguma situação de risco em relação à vida delas ou de alguém que esteja nas proximidades. Amanhã nós parte de abordagem policial de alto risco, então e aí vai ser momento que o curso vai finalizar encerrando aí as 60 horas previstas para que elas possam ter essa essa gama de conhecimentos. Vão ser avaliadas através de uma prova escrita, então um curso bastante técnico, um curso bastante importante para a carreira delas, para despertar em cada uma delas novos padrões de comportamento, novos padrões de como se portar em locais públicos, e também durante o serviço, para que elas tenham uma melhora na sua capacidade de prestar um bom serviço para a sociedade”, ressaltou.

O coronel Vandernilson Peres, chefe do departamento de ensino do Sistema Integrado de Segurança Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, disse que o curso foi uma inovação por parte da secretaria e faz parte das ações do outubro rosa. “O intuito aqui é uniformizar práticas operacionais esse nivelamento de conhecimento. São práticas operacionais que a gente está uniformizando. Essas servidoras ao chegar numa ocorrência elas vão ter um nivelamento de conhecimento que vão atender de maneira coesa, então isso aí é importante para a ocorrência. Nós abrimos vagas para o Exército Brasileiro, para a Polícia Federal, temos integrantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Polícia Militar, da Polícia Penal e isso aí é muito importante para o sistema integrante de segurança pública, para o combate à criminalidade”, concluiu o coronel.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Caçadores que se perderam em Porto Walter são levados para casa de helicóptero

Publicado

em

 

Sandra Assunção

Já estão em casa, na comunidade Mororó, localizada no Rio Cruzeiro do Vale, em Porto Walter, os dois homens identificados como Marcos e “Montanha”, que se perderem em uma área de mata na noite da última terça-feira,17. Eles conseguiram sair sozinhos na comunidade Veneza, onde o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas(Ciopaer) pegou a dupla na tarde desta sexta-feira, 20, e os levou de volta para casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros, liderada pelo comando, major Josadac Ibernom, acompanhou a ação.

Os dois foram recebidos com alegria na volta para casa. Eles estavam em um grupo de cinco caçadores comunidade Mororó e se distanciaram dos demais. Deveriam retornar ao ponto de encontro na quarta-feira, o que não aconteceu. Diante da ausência, os outros três caçadores retornaram à comunidade e comunicaram o desaparecimento.

Os Bombeiros, familiares e vizinhos fizeram buscas e os Bombeiros chegaram a se mobilizar mas a dupla conseguiu sair sozinha da floresta e fazer contato com os moradores da comunidade Veneza, onde ficaram até serem levados na aeronave.

Comentários

Continue lendo

Geral

Moradores de Rodrigues Alves enfrentam dificuldades extremas para atravessar o rio Juruá em direção a Cruzeiro do Sul durante o período chuvoso na Amazônia.

Publicado

em

Enquanto a ponte não sai do papel, os moradores seguem dependendo da balsa mantida pelo Deracre, que oferece travessia gratuita, mas sofre com as limitações impostas pelo regime hidrológico do

Comentários

Continue lendo

Geral

Mulher é presa por manter irmã com deficiência em cárcere privado

Publicado

em

Reprodução/ Correio 24 Horas

Ao chegar ao local, a equipe, acompanhada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), encontrou a vítima trancada em um pequeno cômodo improvisado com cordas, arames farpados e fechaduras, sem ventilação adequada, com falta de higiene e presença de insetos, além de cama de cimento e ausência de acesso visível à água e à alimentação.

A vítima apresentava sinais de debilidade e relatou sofrer agressões constantes. Ela foi atendida pela equipe de saúde e encaminhada para avaliação médica.

Leia a reportagem completa em Correio 24 Horas

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo