Geral
Mulher tenta entrar em presídio no AC com barras de maconha dentro de macarrão
Além de 249 gramas de maconha, foi encontrado também 50 gramas de cocaína. Direção vai investigar para quem seria entregue a droga.

Mulher tenta entrar em presídio no AC com barra de maconha dentro de macarrão — Foto: Divulgação/Iapen-AC
Uma mulher foi presa em flagrante, na manhã deste sábado (23), tentando entrar no presídio em Rio Branco com barras de maconha dentro de uma vasilha com macarrão. Além disso, a mulher também portava uma certa quantidade de cocaína.
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que foram achadas cinco barras de maconha, pesando aproximadamente 249 gramas, e uma trouxinha que cocaína, com mais ou menos, 50 gramas.
Beatriz Menezes foi parada logo na entrada da unidade e o a droga foi achada pela revista nos alimentos, antes mesmo de passar pelo aparelho raio-X.
A droga estava na vasilha de macarrão que a visitante levava. A mulher foi levada para a Delegacia de Flagrantes e o Iapen informou que um procedimento administrativo vai investigar qual o seria o destino da droga apreendida.
Comentários
Geral
Polícia Civil apreende menor que pichou iniciais do Comando Vermelho em viatura no Acre
A Polícia Civil segue atuando na cidade com reforço de equipes das delegacias de Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE)

Diante da gravidade dos atos, o delegado anunciou que representará junto à Vara da Infância e Juventude pela internação do menor infrator. Foto: captada
A Polícia Civil do Estado (PCAC) apreendeu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 11, um adolescente de 13 anos, identificado pelas iniciais J.P.C.S., após ele confessar ter pichado uma viatura caracterizada da instituição com siglas de uma organização criminosa. O ato ousado ocorreu em Marechal Thaumaturgo e mobilizou forças policiais de várias regiões do estado.
De imediato, o delegado-geral da Polícia Civil, Dr. José Henrique Maciel, disponibilizou equipes especializadas para atuar com rapidez na investigação e resolução dessa tentativa de desmoralizar a instituição e o sistema de segurança pública do Estado do Acre.
A investigação é conduzida pelo delegado Marcílio Laurentino, titular da Delegacia-Geral do município. Segundo ele, além da viatura, o adolescente também assumiu a autoria da pichação de aproximadamente 40 placas de sinalização da cidade, causando danos ao patrimônio público.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam o spray utilizado para cometer os atos. O delegado destacou que o caso acende um alerta para o possível aliciamento de menores por facções criminosas, e que novas diligências estão em curso. “O adolescente foi apreendido e já está sendo ouvido. Estamos apurando se ele agiu sozinho, sob influência ou coação de membros de facção. A pichação de uma viatura oficial com siglas criminosas é um ato de afronta direta ao Estado”, afirmou Laurentino.
A Polícia Civil segue atuando na cidade com reforço de equipes das delegacias de Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), visando identificar outros possíveis envolvidos e coibir qualquer tentativa de intimidação institucional.
Diante da gravidade dos atos, o delegado anunciou que representará junto à Vara da Infância e Juventude pela internação do menor infrator. “Esse tipo de ação não pode ser tratado com leveza. A audácia de pichar um símbolo do Estado com referência a facções é um ataque à ordem pública e será tratado com o rigor que a lei permite”, concluiu.
De acordo com o Delegado-Geral da PCAC, Dr. Henrique Maciel, a Polícia Civil trata este caso como uma verdadeira ação de honra. “A ousadia de pichar uma viatura oficial com siglas de facção criminosa é um atentado direto contra a imagem de uma das instituições que compõem o sistema de segurança pública do nosso Estado. Reiteramos que essa tentativa de intimidação não nos enfraquece ao contrário, ela apenas reforça o nosso compromisso em combater com firmeza, inteligência e perseverança qualquer organização criminosa que ouse atuar em nosso território. A resposta será sempre à altura da gravidade do ataque”, destacou.

O delegado destacou que o caso acende um alerta para o possível aliciamento de menores por facções criminosas, e que novas diligências estão em curso. Foto: captada
Comentários
Geral
Rio Branco decreta situação de emergência em saúde pública por alta de doenças respiratórias

Foto: Tony Winston/Agência Brasília
O prefeito Tião Bocalom (PL) decretou nesta sexta-feira, 11, situação de emergência em saúde pública no município. A medida tem validade de 180 dias. A decisão é motivada pelo aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias virais, como Síndrome Gripal (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19.
Segundo dados da Vigilância em Saúde, até a 21ª semana epidemiológica de 2025, foram registrados mais de 18 mil atendimentos por doenças respiratórias e 499 internações por SRAG, com destaque para crianças menores de dois anos (42,1%) e idosos com 60 anos ou mais (18%). Além disso, 29 óbitos foram confirmados, sendo seis por Covid-19.
A circulação simultânea de diversos vírus respiratórios, como Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A e B, Adenovírus e SARS-CoV-2, comprometeu a capacidade de atendimento nas unidades básicas e hospitais da rede pública e privada, levando à superlotação e ao aumento do risco de transmissão comunitária.
A coordenação das ações ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de outras secretarias. O decreto também permite ajustes nas medidas de contenção ao longo do período, conforme a evolução dos indicadores e as recomendações das autoridades sanitárias.
Comentários
Geral
Piracema do mandi atrai dezenas de pescadores no Rio Juruá
Com a chegada do verão amazônico, o Rio Juruá vive mais uma intensa temporada de piracema — período em que várias espécies de peixes sobem o curso do rio para se reproduzir. Nesta sexta-feira (11), dezenas de pescadores se concentraram nas margens do rio para aproveitar a abundância do peixe mandi nas águas.
A piracema favorece a formação de grandes cardumes, e o mandi, espécie comum na região, tem grande valor tanto na pesca artesanal quanto no consumo das famílias ribeirinhas. A facilidade de captura durante esse período atrai pescadores de diferentes comunidades do município, reforçando a tradição e a importância da atividade pesqueira local.
Além do mandi, outras espécies também têm sido capturadas nesta fase, o que evidencia a relevância do Rio Juruá como um dos principais criadouros naturais da região. O fenômeno não apenas movimenta a economia das comunidades ribeirinhas, como também destaca a riqueza ecológica dos rios amazônicos nesta época do ano.
Com informações do Juruá24horas
Você precisa fazer login para comentar.