Acre
Mulher é atropelada por carreta na BR 317 e fica em estado grave

Adevanda sofreu politraumatismo pelo corpo e seu estado de saúde foi considerado delicado – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Uma mulher identificada como Adevanda gomes (45), foi atropelada por uma carreta bi-trem, com placas ION 9893, dirigida por Marlon Marques de Siqueira (50), com uma grande carga de sal, que seria descarregada na fronteira.
Segundo foi apurado, a carreta estava prestes a chegar na cidade de Epitaciolândia, quando o motorista foi surpreendido por uma camionete de cor branca, que realizou uma parada brusca na sua frente que sumiu após o incidente. Com medo de se chocar na traseira, Marlon freou fazendo com que o veiculo deslizasse pela BR.
Segundo foi dito pelo motorista na delegacia de Epitaciolândia, onde foi levado por homens da Polícia Militar, para fazer o teste do bafômetro, disse que não deu tempo de parar e somente viu quando a camionete saiu de sua frente e atropelou a mulher que estava de bicicleta na beira da estrada.

Faltou pouco para que carreta caísse em um barranco e causasse outro acidente – Foto: Alexandre Lima
Adevanda foi arrastada por cerca de 20 metros debaixo da carreta. Ela sofreu vários ferimentos pelo corpo, além de um grande corte no couro cabeludo. Socorrista do Corpo de Bombeiros foram chamados para realizar os primeiros socorros e a conduzir ao hospital de Brasiléia.
Com a chegada de peritos criminais no local, se pode constatar que faltou pouco para que a carreta caísse num barranco e capotasse por várias vezes, causando dois acidentes podendo até ser fatal.
Segundo o médico plantonista, a mulher aspirava cuidados e seu estado de saúde era delicado. A vítima sofreu várias intervenções para que não sofresse paradas cardíacas e costuras no couro cabeludo. Somente algumas horas depois, foi conduzida para a capital acreana.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale








Você precisa fazer login para comentar.