Cotidiano
MPF quer saber onde prefeitos acreanos estão usando dinheiro do Fundeb
As recomendações foram enviadas para os municípios de Feijó, Jordão, Plácido de Castro, Porto Walter, Porto Acre, Xapuri, Senador Guiomard, Tarauacá, Brasileia e Bujari

O MPF recomenda que a movimentação dos valores seja realizada exclusivamente pelo titular do órgão responsável pela educação em cada município. Foto/Art: internet
Ascom MPF
O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendações a dez municípios do Acre para que adotem providências para garantir maior transparência e regularidade na movimentação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). As recomendações foram enviadas para os municípios de Feijó, Jordão, Plácido de Castro, Porto Walter, Porto Acre, Xapuri, Senador Guiomard, Tarauacá, Brasileia e Bujari.
O documento enfatiza a necessidade de que os municípios instituam contas únicas e específicas para os depósitos e a movimentação dos recursos do Fundeb, custodiadas exclusivamente pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil. A medida segue as diretrizes da Lei 14.113/2020 (Lei do Novo Fundeb), que determina a centralização dos valores destinados à educação em contas bancárias específicas para evitar desvios e garantir maior controle na aplicação dos recursos.
As recomendações foram assinadas pelo procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, responsável pela atuação do MPF no caso. De acordo com relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) foi constatado que municípios e estados brasileiros não cumpriram integralmente as normas estabelecidas para a movimentação dos recursos do Fundeb. A análise foi realizada no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TCU e o Ministério Público Federal.
Cumprimento da legislação e transparência na gestão pública – O MPF destaca que a abertura e manutenção dessas contas específicas são essenciais para assegurar a rastreabilidade dos valores e o cumprimento das exigências legais impostas aos entes federativos.
Segundo a legislação, os recursos do Fundeb devem ser utilizados exclusivamente na manutenção e no desenvolvimento da educação básica, sendo proibida qualquer transferência para contas diversas, salvo exceções expressamente previstas.
Além disso, o MPF recomenda que a movimentação dos valores seja realizada exclusivamente pelo titular do órgão responsável pela educação em cada município – a Secretaria Municipal de Educação ou órgão equivalente –, garantindo maior controle sobre os recursos.
Acompanhamento e possíveis sanções – Os municípios têm o prazo de 15 dias úteis para informar ao MPF as medidas adotadas em resposta às recomendações. Caso não cumpram as diretrizes estabelecidas, poderão ser adotadas medidas judiciais para garantir o correto uso dos recursos do Fundeb, incluindo a responsabilização de gestores por improbidade administrativa.
Comentários
Cotidiano
Bola de Ouro: Vinicius Junior fica em 16° no ranking de melhor jogador do mundo

Futebol Futebol – LaLiga – Real Madrid x Espanyol – Santiago Bernabeu, Madrid, Espanha – 20 de setembro de 2025 Vinicius Junior do Real Madrid REUTERS/Juan Medina
Segundo lugar na temporada passada, o atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, não conseguiu repetir o desempenho e ficou em 16º no ranking da Bola de Ouro de 2025. Apesar da premiação começar às 16h (de Brasília), a revista France Football adiantou os 20 primeiros colocados na lista dos melhores jogadores do mundo.
Na temporada passada, Vini Jr. marcou 24 gols e deu 16 assistências em 66 partidas, contando Real Madrid e seleção brasileira. Pelo time espanhol, o atacante conquistou a Supercopa da Uefa e a Copa Intercontinental, mas viu o Barcelona vencer os demais títulos na Espanha e o Paris Saint-Germain ser campeão da Liga dos Campeões.
O prêmio considera o desempenho dos jogadores na última temporada, desde o dia 1º de agosto de 2024 até o dia 2 de agosto de 2025. Todas as competições internacionais contam para a avaliação dos jurados, com exceção dos Jogos Olímpicos de 2024, que valeram para a edição anterior.
A votação conta com a participação de jornalistas dos 100 países mais bem posicionados no ranking da Fifa. Cada votante seleciona 10 jogadores em ordem decrescente de mérito, a partir da lista de 30 indicados, e os escolhidos recebem, respectivamente, 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos. Em caso de empate, os atletas são separados pelo número de votos em primeiro lugar.
Veja ranking da Bola de Ouro
- 30º Michael Olise (Bayern de Munique)
- 29º Florian Wirtz (Bayer Leverkusen/Liverpool)
- 28º Virgil Van Dijk (Liverpool)
- 27º Declan Rice (Arsenal)
- 26º Erling Haaland (Manchester City)
- 25º Denzel Dumfries (Inter de Milão)
- 24º Fabian Ruiz (PSG)
- 23º Jude Bellingham (Real Madrid)
- 22º Alexis Mac Allister (Liverpool)
- 21º Serhou Guirassy (Borussia Dortmund)
- 20º Lautaro Martínez (Inter de Milão)
- 19º João Neves (PSG)
- 18º Scott McTominay (Napoli)
- 17º Robert Lewandowski (Barcelona)
- 16º Vinicius Junior (Real Madrid)
- 15º Viktor Gyokeres (Sporting/Arsenal)
Comentários
Cotidiano
Acre confirma foco de praga quarentenária em plantação de banana

Foto: José Caminha/Secom
O Governo do Acre confirmou a identificação de um foco da praga quarentenária moko da bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) em uma propriedade rural no município de Rodrigues Alves. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 22, pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), após notificação do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar).
A confirmação foi feita por meio de análises laboratoriais realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/GO), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O moko da bananeira é uma doença bacteriana que pode provocar a murcha e morte das plantas, comprometendo a produção e causando grandes prejuízos aos produtores. Diante da situação, o Idaf informou que já iniciou medidas emergenciais para conter a praga, entre elas a delimitação da área afetada, orientações técnicas aos produtores locais, fiscalização fitossanitária e aplicação de medidas de biossegurança, em conformidade com a Instrução Normativa SDA/Mapa nº 17/2009.
Produtores foram orientados a ficarem atentos a sinais como amarelecimento e murcha das folhas, escurecimento vascular no pseudocaule, rizoma e engaço, além de podridão seca dos frutos. Em caso de suspeita, devem comunicar imediatamente ao Idaf.
Veja a nota na íntegra:
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), vem a público informar que, após notificação do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar/AC), foi identificado um foco da praga quarentenária presente moko da bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) em uma propriedade rural no município de Rodrigues Alves. A detecção da praga foi confirmada por meio de análise laboratorial realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/GO) do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) .
A praga é uma enfermidade bacteriana que afeta principalmente a cultura da banana, podendo causar sérios prejuízos à produção agrícola devido à murcha e morte das plantas infectadas. Essa identificação reforça a necessidade de medidas rigorosas de controle e manejo para evitar a disseminação da doença em outras regiões do estado.
O Idaf/AC está adotando todas as providências técnicas para a erradicação do foco identificado, incluindo levantamentos de delimitação da área, orientações técnicas aos produtores locais, ações de fiscalização fitossanitária e adoção de medidas de biossegurança, conforme Instrução Normativa SDA/Mapa nº 17, de 27 de maio de 2009. A colaboração da comunidade rural é fundamental para o sucesso dessas ações.
Recomenda-se que produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva da banana fiquem atentos aos sintomas como: o amarelecimento e a murcha das folhas, o escurecimento vascular no pseudocaule, rizoma e engaço, bem como o escurecimento interno e a podridão seca dos frutos, comunicando imediatamente às equipes técnicas do Idaf ao identificarem quaisquer suspeitas da praga. Recomenda-se que os produtores adquiram mudas devidamente certificadas, provenientes de áreas livres de pragas.
O instituto reforça seu compromisso com a defesa agropecuária do estado e permanece à disposição para esclarecer dúvidas e prestar suporte técnico necessário.
Para mais informações, entre em contato:
Idaf – (68) 3215 3426
Ouvidoria – (68) 3221-3394 –
Instagram: idafacre
Gabriela da Silva Tamwing
Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf
Comentários
Cotidiano
Galvez anuncia as primeiras contratações para a temporada 26

Foto Glauber Lima: O meia Maranhão (8) disputa a 2ª Divisão pelo Andirá
O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou as contratações do zagueiro Smith, do lateral esquerdo LC e do meia Maranhão para a disputa da temporada de 2026. O Imperador vai jogar o Campeonato Estadual, as Copas Verde e do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D.
“Os três atletas foram fundamentais para a conquista do título na categoria Sub-20 e seguirão no Galvez no elenco profissional em 2026. Ainda temos muitas competições em 2025, mas é necessário iniciar esse trabalho”, explicou Igor Oliveira.
Maurício Carneiro
Segundo Igor Oliveira, Maurício Carneiro segue no comando da equipe em 2026.
“Não vamos mudar. O Maurício fechou o trabalho colocando o Galvez nas competições nacionais e merece essa sequência, declarou o presidente.
Vai definir
Igor Oliveira ainda vai definir a data para o início da preparação visando a próxima temporada.
“Precisamos de uma definição da federação a respeito do Estadual, mas a intenção é começar os trabalhos em dezembro”, afirmou o dirigente.
Você precisa fazer login para comentar.