Acre
MPAC recebe certificação do CNMP e integra Banco de Boas Práticas
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu, nesta sexta-feira, 22, em Brasília, da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o certificado de Boas Práticas.
O evento contou com a presença do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos Celso Jerônimo de Souza e do coordenador do Observatório de Análise Criminal Aldo Colombo.
Com a certificação, a iniciativa “Painéis Gerenciais de Indicadores de Violência”, desenvolvida pelo Observatório de Análise Criminal do MPAC, passa a integrar o Banco de Boas Práticas da CSP.
A ferramenta do MPAC, que integra o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), destaca-se por compilar e organizar dados oficiais sobre taxas de violência e criminalidade no estado, sendo referência no aprimoramento da governança de dados para a tomada de decisões estratégicas.

Os “Painéis Gerenciais de Indicadores de Violência” são utilizados para monitorar indicadores como mortes violentas intencionais, situação do sistema prisional, violência doméstica, entre outros, consolidando-se como um instrumento essencial para análise e planejamento estratégico.
Segundo a coordenadora-geral do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, o reconhecimento reforça o compromisso do MPAC com a inovação e a transparência na gestão de informações.
“Esse reconhecimento nacional de uma boa prática do nosso Ministério Público é um passo importante na governança de dados. Os painéis gerenciais são referência no Ministério Público Brasileiro na área de violência e criminalidade, contribuindo diretamente para a tomada de decisão e políticas públicas. É um trabalho que vem sendo desenvolvido há vários anos pelo Observatório de Análise Criminal e que também se reflete no Fórum Brasileiro de Segurança Pública”, destacou.
A criação do Banco de Boas Práticas da CSP tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas de sucesso, promovendo sua replicação em outras unidades do Ministério Público.
Ao todo, 33 iniciativas inovadoras e com resultados comprovados, criadas por diferentes ramos e unidades do Ministério Público brasileiro, foram certificadas.
Marcelina Freire – Agência de Notícias do MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.