fbpx
Conecte-se conosco

Flash

MPAC promove reunião técnica sobre acolhimento a migrantes e lança campanha

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do por meio do Centro de Apoio de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (Caop DDHC) e do Grupo de Atuação Especial em Contextos Migratórios (Gaemig), promoveu nesta quinta-feira (26) uma Reunião Técnica com o tema “Refugiados, Migrantes e Apátridas: Avanços e Desafios no Cumprimento do Princípio da Não Discriminação e Igualdade dos Povos”.

A reunião teve como objetivo fortalecer o diálogo interinstitucional e definir estratégias de atuação integrada que garantam a implantação e implementação de uma política de proteção social aos migrantes, refugiados e apátridas no estado do Acre. Durante o evento, também foi lançada pelo MPAC uma campanha institucional de combate à xenofobia.

Ao lançar a campanha intitulada “Migração: e se fosse você?”, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento ressaltou a necessidade da união de esforços e falou da complexidade do tema, que envolve diversas instituições.

“Ninguém escolhe estar nessa situação, de precisar abandonar o seu país por problemas diversos. A campanha chama atenção para isso e a tarefa de proteger os direitos humanos dessas pessoas não pode ser realizada de forma isolada. Existe a necessidade do envolvimento de muitos atores. Esperamos que, a partir dessas reuniões, seja possível trazer uma luz para o tema e enfrentar essa dificuldade juntos”, afirmou o PGJ.

A coordenadora do Caop de Defesa dos Direitos Humanos e do Gaemig, procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo, lembrou da agenda integrada realizada em fevereiro deste ano em Brasileia para discutir ações voltadas ao fluxo migratório na regional do Alto Acre. Kátia Rejane disse que a reunião técnica em Rio Branco tem o propósito de seguir com o diálogo sobre o tema, reunindo as instituições que estão na linha de frente para rediscutir, avançar e trazer novas contribuições.

“Resolvemos trazer esse modelo de reunião para Rio Branco, que é um município que recebe essa população e identifica muitas dificuldades. Vejo um compromisso institucional de cada um que está aqui disposto a discutir essa temática. O MPAC se coloca como um parceiro para participar desse diálogo e lutar pela garantia dos direitos dos migrantes, refugiados e apátridas, sempre com muita clareza, responsabilidade e sabedor das dificuldades”, destacou a coordenadora do Caop.

A assistente sênior de proteção da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Heloisa Miura, que visitou as cidades fronteiriças nesta semana e participou de uma das mesas de debate da reunião, elogiou o engajamento dos atores locais para promover o acolhimento dos migrantes mesmo diante das dificuldades.

“Entendemos que existem ainda vários desafios, como a ausência de um fluxo de trabalho consolidado, além de dificuldades de cunho técnico, administrativo e orçamentário. Neste momento, onde o fluxo diminuiu um pouco, é a melhor hora para promover uma reunião como essa, visando fechar esses fluxos de trabalho e realizar acordos entre todos os atores que estão aqui em prol de uma política de continuidade”, ressaltou a representante da ONU.

Discussões e encaminhamentos

O encontro contou com três mesas de debates. A primeira, com o título “Avanços e Desafios na Implementação de Políticas Públicas de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas”, reuniu a vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, a vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Regiani de Oliveira, a secretária de Estado de Assistência Social, Ana Paula Lopes Lima, e o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social, pastor Bezerra.

Na parte da tarde, a segunda mesa debateu o tema “Proteção Jurídica aos Migrantes, Refugiados e Apátridas”, com a coordenadora do Gaemig, procuradora de Justiça Kátia Rejane, a promotora de Justiça Vanessa Muniz, o procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Lucas Dias, o procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), Igor Gonçalves, a juíza de Direito Andréia Brito e a defensora Pública Juliana Caobianco.

Já a última mesa teve como assunto “O Papel da Sociedade Civil no Atendimento das Demandas de Migrantes, Refugiados e Apátridas”, com a mediação da coordenadora do Gaemig e participação da assistente sênior da Acnur/ONU, Heloisa Miura, da oficial de Campo da Acnur/ONU, Catalina Sampaio, e da coordenadora da Pastoral do Migrante e Assessora de Articulação Noroeste da Cáritas Brasileira, Aurinete Souza.

Os participantes do encontro definiram como encaminhamento a solicitação de relatório ao governo do estado e municípios sobre as ações pactuadas em 2015 por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o atendimento aos migrantes. Também foi proposta a realização de uma reunião para fazer um levantamento da situação das pessoas do sistema prisional e demais formas de responsabilização.

Os representantes das instituições presentes ainda propuseram a realização de uma reunião com o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, e com a bancada federal, para entrega dos relatórios produzidos pelo Gaemig, Comitê Estadual de Apoio aos Migrantes, Apátridas e Refugiados (Ceamar/AC) e Conselho Estadual de Assistência Social sobre o trabalho realizado no Acre. Por fim, a formalização de um Termo de Cooperação Técnica com o Acnur/ONU, que se propôs a auxiliar também na revisão do protocolo estadual de atendimento aos migrantes, refugiados e apátridas.

No gabinete

Na oportunidade, o PGJ esteve reunido com a assistente sênior de proteção da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Heloisa Miura, que agradeceu o empenho do MP acreano e instituições envolvidas no evento.

O PGJ destacou que O MP se preocupa com o tema e vem fomentando, de forma frequente, o trabalho de interlocução entre todos os atores envolvidos.

“Destaco a implementação do GAEMIG e reafirmo que a proteção e assistência social dos migrantes depende de uma atuação conjunta que envolve o Ministério Público, em seus diversos ramos, as Defensorias, as secretarias de assistência social dos Municípios e do Estado, órgãos de segurança pública, Cáritas, Governo Federal e demais atores”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Curso preparatório apoiado pela prefeitura de Epitaciolândia aprova candidatos em diversos concursos no acre.

Publicado

em

O Concurso do Tribunal de Justiça do Acre, em andamento, divulgou nesta sexta-feira, 26 de Abril, o resultado da prova discursiva, a famosa e temida redação. Dentre os classificados estão diversos candidatos de Epitaciolândia.

PREPARAÇÃO GRATUITA EM EPITACIOLANDIA

Os felizardos e futuros funcionários públicos tiveram a oportunidade de se capacitar de forma gratuita em Epitaciolândia através do Curso Preparatório “Sempre+”.

O projeto que tem o apoio da prefeitura de Epitaciolândia em parceria com o Curso Sempre+, oferta preparação gratuita para diversos Concursos Públicos. Nos últimos anos foram ofertadas aproximadamente 600 vagas para cursos preparatórios focados nos Concursos do Corpo de Bombeiros, ISE, Instituto de Administração Penitenciária do Acre e Tribunal de Justiça do Acre, com aprovação em todos eles. Somente no Concurso da Polícia Penal e do TJ/AC o índice de aprovação foi de 40% dos candidatos que concluíram o curso.

NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO DO TJ/AC

O jovem Natanael foi aprovado no Concurso da Polícia Penal e no Concurso do TJ/AC. O Concurseiro foi destaque por tirar nota máxima na redação do Concurso do TJ. Natanael disse ser gratificante ser aprovados em dois concursos no intervalo de um ano e que o Curso Preparatório em Epitaciolândia é de fundamental importância para a preparação dos candidatos, destacando a motivação dos professores e a qualidade do ensino.

O Prefeito Sérgio Lopes fez questão de parabenizar pessoalmente os servidores da prefeitura Natanael e Suyane pela brilhante conquistam.

“Quando vemos que um servidor nosso consegue galgar um lugar mais alto. é motivo de muita felicidade, e melhor ainda e saber que o curso que a nossa gestão apoia é o propulsor disso tudo, isso mostra que estamos no caminho certo de investir na educação em todas as áreas, parabéns a todos que aproveitaram a oportunidade e adquiriram conhecimento para subir mais um degrau em suas carreiras.” Destacou Sérgio Lopes.

PROFESSORES CAPACITADOS

O Curso Preparatório para o Concurso do IAPEN com destaque para o cargo de Polícia Penal durou aproximadamente 08 meses, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h as 22h. A equipe de professores contou com Policiais Civis, Advogados, Promotora de Justiça, Defensor Público e Professor Mestre do Instituto Federal do Acre – IFAC.

O Advogado Thallis Felipe, professor do curso preparatório, destacou a importância de projetos como este para a população do Alto Acre, “Para mim, nascido e criado em Brasileia, poder lecionar em um curso preparatório ao lado de outros professores notoriamente gabaritados é uma honra, o estudo muda vidas e isso está sendo visto na prática, com a aprovação dos nossos alunos nos concursos públicos”.

SONHO QUE SE SONHA JUNTO VIRA REALIDADE

O Prefeito de Epitaciolândia, concurseiro nato, se diz muito feliz em poder ajudar tantos jovens na realização de seus sonhos em ter um emprego estável.

“Antes o ensino de qualidade era restrito a Capital Rio Branco; hoje nossos jovens e todos aqueles que buscam aprovação em um concurso público tem a oportunidade de se capacitar com qualidade sem precisar sair de Epitaciolândia”.

O idealizador do projeto e coordenador do Curso, Erodilso Souza, afirma que o apoio da prefeitura de Epitaciolândia é importante para a realização dos cursos e celebra a oportunidade de ver tantos alunos aprovados:

“É gratificante você ver o esforço e a dedicação de cada um dos envolvidos dando certo; nós buscamos montar um time de professores do mais elevado gabarito e o resultado é este, com aprovações, com nota máxima em Redação”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Passagem aérea de Rio Branco para 4 cidades pelo valor máximo de R$ 472

Publicado

em

O feirão de passagens aéreas que sempre é lançado nos finais de semana foi antecipado para essa segunda-feira (29/4) e deve ficar no ar por vários dias. A equipe do Tido Viagem selecionou uma lista de voos baratos somente de ida de Rio Branco para 4 cidades pelo valor máximo de R$ 472, preço com taxa de embarque inclusa. Na promoção da Azul tem passagem aérea de ida da capital acreana para Porto Velho por apenas R$ 469.

Outro destaque da Azul é da capital acreana para Belo Horizonte por apenas R$ 436. Essa promoção é para você viajar em voo direto. A companhia Azul iniciará voos no Acre no dia 4 de outubro deste ano. Nas ligações sem escalas de Rio Branco com Belo Horizonte a companhia usará o Airbus A320meo que transporta até 174 passageiros.

A Gol oferece voos diretos uma vez por semana de Rio Branco para Manaus. A nossa equipe encontrou passagem aérea de ida para a capital amazonense pelo valor de R$ 472. Nos voos diretos da Gol da capital acreana para Cruzeiro do Sul tem passagem aérea por apenas R$ 436. Quem está em Cruzeiro do Sul encontra voo para Rio Branco por R$ 509.  Acesse AQUI essa promoção.

Passagem aérea de Rio Branco para Salvador por R$ 728

A Gol também está com uma promoção da capital acreana para Brasília em voo direto: passagem aérea por R$ 643. Os outros destaques do feirão são as passagens para São Paulo (R$ 663) e Rio de Janeiro 752. As viagens para essas duas capitais são com troca de aeronave em outras cidades. Uma das vantagens de comprar a passagem aérea somente de ida é a possibilitar de ficar mais tempo na cidade onde pretende viajar. além de ter mais tempo para juntar o dinheiro para comprar o voo de retorno.

Os valores promocionais estão com as taxas de embarques somadas.  Os preços podem aumentar a qualquer momento por ser uma promoção relâmpago. Confira abaixo os valores de outros voos saindo de Rio Branco.

Garanta aqui passagem aérea de Rio Branco para Porto Velho por R$ 469

Garanta aqui passagem aérea de Rio Branco para Belo Horizonte por R$ 431

Garanta aqui passagem aérea de Rio Branco para Manaus por R$ 472

Garanta aqui passagem aérea de Rio Branco para Cruzeiro do Sul por R$ 436

Garanta aqui passagem aérea de Rio Branco para Brasília por R$  643

Garanta aqui passagem aérea de Rio Branco para São Paulo por R$  663

Garanta aqui passagem aérea de Rio Branco para Rio de Janeiro por R$ 752

Garanta aqui passagem aérea de Rio Branco para Salvador por R$ 728

*Promoção por tempo limitado e sujeita a variação de preços conforme disponibilidade de assentos promocionais

Faça aqui a sua pesquisa e garanta desconto para outras datas na compra das passagens aéreas

Está em busca de outras promoções? Garanta aqui descontos especiais na hospedagem

Atenção: O Alto Acre não vende passagens aéreas, pacotes de viagens ou reservas de hotéis. O site apenas divulga as promoções, ficando o leitor livre para escolher a melhor opção.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem presta homenagem à Procuradoria Geral do Estado durante sessão solene

Publicado

em

Por

O deputado Tadeu Hassem (Republicanos), destacou em sua fala durante a sessão solene em celebração aos 47 anos da Procuradoria Geral do Estado realizada nesta segunda-feira (29), seu reconhecimento à equipe como um todo. O deputado mencionou: “Nós sabemos do time que tem a procuradoria geral, do menor, do mais simples ali, que atende na recepção, no café, o motorista. Nós sabemos que é uma equipe eficiente”, disse.

O parlamentar ressaltou ainda a importância do trabalho da procuradoria para o estado, afirmando: “em nome do povo acreano eu quero agradecer, não apenas a defesa de um governo, mas a defesa de um estado”, complementou.

Ao final de sua fala, o deputado parabenizou os procuradores do Acre. “Viva a procuradoria, viva vocês procuradores. Que Deus siga nos abençoando nessa tarefa difícil que é cuidar do nosso povo”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo