fbpx
Conecte-se conosco

Acre

MPAC presta homenagem a integrantes que completaram 40 anos de serviços prestados

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) celebrou nesta quinta-feira, 4, em evento realizado na Sala das Sessões, o Jubileu de Esmeralda dos integrantes da instituição que alcançaram a marca de 40 anos de bons serviços prestados.

No dia 2 de julho de 2024, o ouvidor-geral e membro decano do MPAC, procurador de Justiça Ubirajara Braga de Albuquerque, completou o Jubileu. Os servidores Maria do Perpétuo Socorro Dantas e Valmir de Souza Ribeiro, representado no evento por sua filha Geovana Ribeiro, também registraram essa marca histórica, alcançada nos dias 1º de julho de 2024 e 1º de outubro de 2023, respectivamente.

Os três homenageados receberam da Administração Superior uma placa simbolizando os agradecimentos pelas importantes contribuições ao MPAC. O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou que a dedicação e o compromisso dos homenageados ao longo de suas carreiras foram fundamentais para a evolução e o fortalecimento do Ministério Público acreano.

“Sou muito grato por vivenciar este momento em que celebramos o Jubileu de 40 anos do nosso membro decano, procurador de Justiça Ubirajara Braga de Albuquerque, e dos servidores Maria do Perpétuo Socorro Dantas e Valmir de Souza Ribeiro. Devemos celebrar a memória daqueles que pavimentaram o caminho para que todos nós chegássemos até aqui. A joia simbólica que os homenageados recebem hoje representa tudo o que desejamos expressar em gratidão e reconhecimento. Muito obrigado por terem escolhido nossa instituição, pelos bons serviços prestados e por terem dedicado 40 anos de suas vidas ao Ministério Público do Acre”, afirmou o PGJ.

Ubirajara Braga de Albuquerque ressaltou em seu discurso a evolução da instituição ao longo dos anos, relembrando momentos que marcaram sua trajetória. Ele destacou a importância da continuidade do trabalho dedicado e da boa convivência para manter a excelência no serviço público. “Essa homenagem de 40 anos é muito bonita e reflete toda a convivência que devemos ter no serviço público. Ninguém passa tanto tempo em um lugar sem ter o que agradecer, e eu tenho muito a agradecer. Ser membro do Ministério Público foi realmente uma escolha, e sou grato a todas as convivências funcionais, aos que estiveram ao meu lado e às grandes experiências”, disse.

Os servidores homenageados também expressaram gratidão e destacaram o apoio da instituição ao longo de suas carreiras. “São muitas pessoas a quem tenho a agradecer. O Ministério Público do Acre é o meu segundo lar e minha segunda família e, ao longo desses anos, foi a minha vida”, declarou a servidora Maria Socorro Dantas.

“Muito obrigado à Administração Superior por essa homenagem. Sou eternamente grato pelas oportunidades a mim concedidas ao longo da minha carreira e espero ter contribuído com o crescimento do MPAC, que hoje se tornou um gigante, poderoso na defesa da sociedade, principalmente dos menos favorecidos”, dizia um trecho do discurso do servidor Valmir Ribeiro, lido por sua filha.

Além de membros e servidores do MPAC, a cerimônia também contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Domingo será de tempo firme e ensolarado com noites amenas e baixa umidade do ar no Acre

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

A previsão do tempo para este domingo, 20, aponta para um dia de sol e céu claro em todo o Acre. Influenciado por uma incursão de ar polar, o estado deverá ter tempo firme, seco e ensolarado, sem previsão de chuva. A noite tende a ser fria no leste e sul do estado e amena nas demais regiões.

No leste e sul do Acre que abrange microrregiões como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o tempo será marcado pela ausência de nuvens e pelo ar seco. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve atingir índices entre 25% e 35%, caracterizando estado de atenção para a saúde, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Pela manhã, a umidade varia entre 65% e 75%. Os ventos sopram entre fracos e moderados, vindos do sudeste.

Já no centro e oeste do estado incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá as condições são semelhantes: céu limpo, sol forte ao longo do dia e temperaturas mais amenas à noite. A umidade mínima varia entre 30% e 40% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 85% nas primeiras horas da manhã.

Comentários

Continue lendo

Acre

Linha com cerol mata mulher e fere motociclista no Acre em menos de uma semana

Publicado

em

Dois casos graves envolvendo o uso de linhas com cerol voltaram a expor o perigo dessa prática ilegal no Acre. Em menos de uma semana, uma mulher perdeu a vida e um motociclista escapou por pouco de uma tragédia semelhante. Ambos os episódios reacenderam os debates nas redes sociais para o uso das linhas cortantes, proibidas pela Lei Estadual nº 4.394, de 2024, que veta a fabricação, comercialização e utilização desses materiais no estado.

O caso mais recente ocorreu na tarde deste sábado, 19, em Cruzeiro do Sul. Jéssica Santos, 33 anos, bióloga e esposa de um policial militar, trafegava de moto por uma ladeira no bairro João Alves quando foi atingida no pescoço por uma linha com cerol.

A vítima não resistiu ao corte profundo e morreu antes de receber atendimento médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito. A Polícia Militar isolou a área e acionou o Instituto Médico Legal (IML).

Três dias antes, na quarta-feira, 16, um motociclista foi ferido no pescoço ao ser atingido também por uma linha com cerol no município de Epitaciolândia, interior do Acre. Ele retornava do trabalho com o pai, no bairro Aeroporto, quando foi surpreendido pela linha cortante. Segundo relatos, ele conseguiu desviar instintivamente com a mão e parar a moto, o que evitou ferimentos ainda mais graves. Uma imagem do ferimento circulou em grupos de redes sociais e chamou atenção pela gravidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Poluição do ar ultrapassa o limite recomendado em seis municípios do Acre

Publicado

em

Foto: IQAir/reprodução

Seis municípios do Acre apresentam índices de partículas finas respiráveis acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na manhã deste domingo (20). As informações da plataforma IQAir, referência em medição de poluição no ar em todo o mundo.

De acordo com a plataforma, Rio Branco tem o pior nível de poluição suspensa no ar entre as cidades acreanas, com 17.8 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), 3.6 vezes o valor recomendado na diretriz anual da Organização Mundial de Saúde.

Brasiléia tem o segundo pior registro, com 15.7 µg/m³, seguido por Epitaciolândia (10.8 µg/m³). Feijó detectou 11.8 µg/m³, enquanto Cruzeiro do Sul mediu 10.1 µg/m³ e Porto Acre 9.7 µg/m³.

Os municípios do Acre citados nesta matéria recebem a classificação de qualidade do ar “moderada”, cujo a recomendação para a população é que faça o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.

As cidades do Acre não citadas estão com classificação de qualidade do ar “boa”, ou não possuem sensores.

*as informações desta reportagem foram consultadas às 8h00, são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo