Acre
MPAC participa do segundo dia do Seminário Estadual de Atenção às Pessoas em Situação de Rua
Nesta quarta-feira, 21, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), da continuação do II Seminário Estadual de Atenção à População em Situação de Rua, que reúne órgãos públicos, sociedade civil e entidades sociais dedicadas à causa.
Com foco na Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, o segundo dia do evento contou com uma palestra magna ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pablo Coutinho, coordenador do Comitê Nacional PopRuaJud.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, compôs a mesa de abertura do evento e falou sobre a importância dos diálogos realizados durante o seminário, ressaltando o compromisso do MPAC em continuar atuando em prol da causa da população em situação de rua.
“O Ministério Público do Acre tem um apreço muito grande pelas pautas da população em situação de rua e tem trabalhado diuturnamente nesta área. Portanto, é muito importante estarmos neste evento, que vai de encontro aos diálogos que temos feito com entes estatais, especialmente com o Estado e o Município, que assinaram recentemente o Plano Nacional Ruas Visíveis. O MPAC se orgulha muito de ter contribuído com a articulação para que o Acre fosse o primeiro estado a aderir a essa iniciativa”, afirmou.
Em sua palestra, o conselheiro Pablo Coutinho abordou as diretrizes da Política Judiciária de Atendimento à População em Situação de Rua, que objetiva oferecer atendimento prioritário e sem burocracia nos tribunais brasileiros, possibilitando o acesso à Justiça de forma célere, simplificada e efetiva para pessoas em vulnerabilidade. “Estamos vivenciando um momento de transição da justiça, que sai de um caráter inerte para um caráter ágil, que busca ativamente a pessoa e lhe garante seus direitos. Isso é muito importante, especialmente para grupos vulnerabilizados”, afirmou.

A desembargadora Waldirene Cordeiro, representou a presidência do TJAC, que conduziu o evento. Também participaram o presidente do TRE/AC, desembargador Júnior Alberto, bem como outros representantes do Sistema de Justiça, do poder público municipal e estadual, e representantes do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua.


Pelo MPAC, também participou do seminário a promotora de Justiça Aretuza de Almeida Cruz, que integrou um dos painéis temáticos, além de integrantes do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera).
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.