Acre
MPAC participa de encontro com ministros do Governo Federal
Nesta terça, 09, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representando pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, participou, no auditório da Uninorte, do encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”. O evento contou com presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Também esteve presente no encontro o promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, o governador Gladson Cameli, o presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e prefeito de Rio Tião Bocalom, parlamentares da Bancada Federal do Acre, deputados estaduais, secretários de Estado e demais autoridades convidadas.

Durante o encontro, organizado pelo governo do Acre, a ministra apresentou o projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana, entre elas, a Rota Quadrante Rondon, que visa conectar o Norte brasileiro aos portos do Peru. A rota surge como uma via estratégica para conectar o Norte brasileiro aos portos do Peru, proporcionando ao Acre uma saída estratégica para o Oceano Pacífico.
“O único caminho para desenvolver o Brasil, gerar emprego, renda, qualidade de vida, comida é através do desenvolvimento da fronteira. Temos que começar a desmistificar essa grande desigualdade regional que existe no Brasil”, disse a ministra.
Já o ministro Silvio Costa Filho reforçou o compromisso com o Acre, destacando investimentos na manutenção do Rio Madeira e na criação de novas rotas de aviação, visando impulsionar o desenvolvimento econômico local. “Sabemos da importância da criação de novas rotas para a aviação que atua no estado”, frisou Costa Filho.
O evento também foi marcado pelo anúncio do retorno das operações da Azul Linhas Aéreas no Acre para as rotas Rio Branco/Belo Horizonte e Rio Branco/Porto Velho. A medida, anunciada pelo vice-presidente da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, representa um avanço significativo para a conectividade aérea no estado, com potencial para tornar as viagens mais acessíveis e aumentar a concorrência no setor.
Texto: Marcelina Freire
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.