Flash
MPAC orienta consumidor a guardar IMEI do celular
Com o código, usuário pode rastrear e bloquear dispositivo roubado
Em recente pesquisa no site ‘Onde fui roubado’, uma ferramenta colaborativa em que as pessoas podem indicar o local e crimes dos quais foram vítimas, verificou-se que, em Rio Branco, de um total de 50 crimes, 24 são classificados como roubo, seguido de furto.
Entre os objetos subtraídos, 34 são aparelhos de celular, sendo os de maior preferência entre os criminosos. Só no ano passado, foram registradas cinco mil ocorrências de roubo na Capital, perfazendo uma média de 20 por dia.
A boa notícia é que tendo em mãos o IMEI, sigla em inglês que se refere ao número de identificação contido em cada aparelho, a vítima pode rastrear e desabilitar o funcionamento do celular. Único e intransferível, esse número pode ser encontrado na nota fiscal do produto, na caixa do aparelho, na bateria ou nas configurações internas. O consumidor também pode descobrir o IMEI discando do aparelho um código universal, que é o *#06#.
Com o projeto ‘Informar para Prevenir’, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 8ª Promotoria Criminal, vai realizar uma ampla campanha informativa em todo o estado para munir a população de informações sobre os mecanismos de proteção e rastreamento de dispositivos móveis.
O cidadão será informado sobre como localizar o IMEI de seu celular, ativá-lo e como deve proceder caso seja vítima de furto ou roubo. Acredita-se que pela desagregação de valor do bem, que na maioria dos casos tem como destino pontos de venda de drogas, o número de ocorrências tenha uma redução gradual e anual de 10%, tendo em vista que o aparelho não poderá ser utilizado por outro usuário.
“Com essas informações e atitudes simples entende-se que o consumidor terá mais chances de ter o seu celular recuperado e, dessa forma, minimizaríamos os danos sofridos pelas partes ofendidas, bem como, diminuiríamos a sensação de impunidade que a sociedade tem relacionados a crimes dessa natureza, por meio da identificação e efetiva punição do autor/autores da ação delituosa”, explica a promotora Aretuza de Almeida Cruz.
Campanha
Para que as pessoas tenham as informações necessárias para rastrear, bloquear e até mesmo recuperar o bem roubado, a campanha será feita por meio de outdoors em pontos estratégicos, especialmente em bairros periféricos, além de emissoras de rádio para alcançar as populações que residem em regiões de difícil acesso. As ações também serão desenvolvidas em locais de grande movimentação de pessoas, como terminais rodoviários, aeroportos, entre outros.
O projeto também prevê a criação de um banco de dados contendo todos os registros de crimes contra o patrimônio, visando acompanhar a evolução do indicador de recuperação de bens e procedimentos judiciais. Além dos dados da delegacia, pretende-se desenvolver um aplicativo para colher esses dados e, com isso, mensurar a quantidade de subnotificações de boletins de ocorrência.
Em outra etapa, o MPAC pretende, com base dos dados e informações levantados, sugerir aos parlamentares federais acreanos uma proposta de lei que torne obrigatória às indústrias fabricantes a inclusão de informações relacionadas ao IMEI, de forma didática, no Manual do Usuário.
A norma também obrigaria os s varejistas a esclarecerem no momento da venda as informações do IMEI, visando à proteção do consumidor.
Kelly Souza- Agência de Notícias do MPAC
Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.
Comentários
Flash
Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.
Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.
O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC
“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.
A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.
A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários
Flash
Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida
Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.
Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.
A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.







Você precisa fazer login para comentar.