Acre

MPAC, Ministério da Saúde e Sesecre discutem ampliação da cobertura vacinal no Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu nesta sexta-feira, 26, a visita institucional de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para discutir estratégias voltadas para a ampliação da cobertura vacinal no estado.

Os profissionais foram recepcionados pelo procurador de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, pelo secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Gilcely Evangelista, e o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, que responde pela 1ª Promotoria da Saúde, Ocimar Sales Júnior.

Durante o encontro, o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, informou sobre o lançamento da campanha de multivacinação que ocorrerá no próximo sábado, 27, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da população, especialmente das crianças, para evitar o retorno e o agravamento de doenças anteriormente erradicadas, como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche. Segundo o gestor, a aproximação do Ministério Público é de fundamental importância para fortalecer a campanha.

Representando o Ministério da Saúde, o diretor do Departamento de Imunização, Éder Gatti, compartilhou informações sobre as ações e programas desenvolvidos pelo órgão para ampliar a cobertura vacinal em todo o país, destacando a articulação que vem sendo feita com gestores do Acre para melhorar os números relacionado a imunização.

“O Ministério da Saúde compreende que a parceria com os estados e municípios é fundamental para o funcionamento das políticas públicas. A parceria com o Ministério Público também é estratégica, pois o MP garante que a população tenha acesso à saúde como um direito”, disse Éder.

O procurador-geral agradeceu a visita e ressaltou que o MPAC está sempre disponível para cooperar com as ações do poder público que visam aumentar a cobertura vacinal e garantir a saúde da população acreana.

“Temos plena convicção da importância da vacinação. Inclusive, o Ministério Público do Acre e outros MPs firmaram um pacto nacional em favor da vacinação proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Portanto, a presença dessas instituições aqui reforça a nossa intenção de apoiar todas as iniciativas que são baseadas na ciência e que reforçam a necessidade das vacinas”, disse Danilo Lovisaro.

Também participaram da reunião, equipes técnicas do Programa de Imunização do Estado e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems-AC).

Texto: Hudson Castelo
Foto: Tiago Teles

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência de Notícias do MPAC