fbpx
Conecte-se conosco

Acre

MPAC leva “NAT Itinerante” para Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, entre os dias 6 e 13 de maio, uma edição do projeto “NAT Itinerante” nos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. A ação teve como objetivo levar os serviços do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) para o interior do estado, atendendo a demandas em diversas áreas, como Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde e Consumidor.

O “NAT Itinerante” é uma iniciativa que visa descentralizar os serviços do NAT, levando a estrutura e os profissionais do órgão auxiliar às unidades do interior para prestar apoio técnico-científico nos procedimentos das Promotorias de Justiça locais.

A escolha dos municípios para esta edição do NAT Itinerante foi baseada em dados que indicavam um alto número de demandas, principalmente na área fundiária. Na Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá, que atende os três municípios, havia cerca de 20 pedidos de apoio abertos no NAT em 2024.

Para auxiliar nos procedimentos, foi enviada uma equipe composta por profissionais das coordenações de inteligência, de operações e técnica-científica. Devido ao alto número de demandas da Promotoria, em breve deverá ser realizada mais uma edição do NAT Itinerante na região.

“A equipe do NAT se deslocou para a região com o objetivo de atender a todas essas demandas de forma simultânea, otimizando tempo e recursos. Realizamos mais de 40 vistorias e estamos na fase de compilação das informações para a emissão dos relatórios”, destaca a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem de Mâncio Lima que estava desaparecido é encontrado em Rodrigues Alve

Publicado

em

 

Apresentando um quadro de desnutrição e escoriações leves, o jovem Charles da Silva Dantas, que havia desaparecido no último sábado, 22, em Mâncio Lima, foi encontrado nesta terça-feira, 25, por um Agente de Endemias no ramal do Bacurí, zona rural de Rodrigues Alves, interior do Acre.

Ele foi levado para atendimento médico, pois além da desnutrição, o jovem sofre de depressão.

A família relatou que esta não é a primeira vez que Charles desaparece. Em outras ocasiões, ele saía de casa, mas permanecia nas proximidades e logo retornava. Desta vez, foi para mais longe. O Corpo de Bombeiros também fazia buscas pelo rapaz.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Casa com quatro crianças e um adulto sofre desmoronamento após enxurrada na capital

Publicado

em

Foto: Cedida/Defesa Civil

Uma residência localizada na Travessa Anápolis, no bairro da Paz, na capital acreana, sofreu desmoronamento parcial na tarde desta terça-feira (25). A Defesa Civil de Rio Branco foi acionada para atender a ocorrência.

O local sofreu a enxurrada ocorrida no último final de semana. No momento da ocorrência, estavam no interior da habitação quatro crianças e um adulto. Não houve feridos e todos estão bem.

Foto: Cedida/Defesa Civil

“A Defesa Civil constatou que o lugar está impróprio para uso e imediatamente interditou o local e retirou as pessoas. A secretaria de assistência social e direitos humanos foi chamada para atendimento social”, explicou o coordenador Cláudio Falcão.

Enquanto aguardam encaminhamento da prefeitura, a família ficou abrigada na vizinhança e foi orientada a não adentrar na residência, pois há risco de acidente grave.

Foto: Cedida/Defesa Civil

Comentários

Continue lendo

Acre

Associação Nacional da Advocacia Criminal institui seu conselho no Acre

Publicado

em

Chegou ao Acre, neste mês de fevereiro, a Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim). A entidade anunciou oficialmente a expansão para o Acre, com Helcínkia Albuquerque, na presidência, Vanessa Paes na vice-presidência e Marcos Venicius Nunes na secretária-geral, a entidade tem o propósito de qualificar e promover mais segurança, respaldo e valorização para a classe.

(Foto cedida: Helcinkia Albuquerque e Vanessa Paes)

A Anacrim atua diretamente na defesa das prerrogativas dos advogados criminalistas, na promoção de capacitação profissional e na construção de um ambiente tanto justo quanto estruturado para o exercício da profissão.

A ampliação foi celebrada pelo presidente nacional, James Walker, que destacou o apoio irrestrito da entidade à nova liderança. Agora, a Anacrim está presente em 20 estados, e no Distrito Federal.

“Os colegas chegam com imensa disposição para trabalhar pela advocacia criminal, promovendo a integração com colegas de todo o Brasil. Eles terão o incondicional apoio da nacional para lutarem pela união, valorização e defesa da nossa classe”, destacou.

Além do currículo profissional, a escolha e convite feitos à Dra. Helcinkia Albuquerque levou em conta que a mesma é ex-presidente da comissão de direito processual penal do Conselho Federal, ex-membro do Conselho Nacional de Justiça, e atualmente coordenadora do Curso de Direito da Estácio Unimeta.

A presidente também deseja enfrentar e combater os desafios constantes dos advogados da área, questões relacionadas às prerrogativas dos profissionais e até o reconhecimento de seu papel essencial no sistema de Justiça.

“Para isso contamos como vice-presidente com a Dra Vanessa Paes que teve atuação destacada como presidente da comissão de prerrogativas, membro da comissão nacional de prerrogativas do Conselho Federal e ainda foi presidente do fórum de presidentes de comissões de prerrogativas do Brasil, com isso a Anacrim surgirá como uma voz ativa e muito atenta em garantir que os criminalistas atuem com segurança, respaldo e reconhecimento, elevando o nível da atuação dos mesmos no estado”, disse Albuquerque.

A associação afirma que uma das formas de promover a valorização da advocacia criminal é aumentar a qualificação técnica dos advogados. Para isso, uma série de workshops e palestras serão disponibilizadas para os associados, já a partir dos próximos meses.

Por fim a nova diretoria conclama todos os advogados criminalistas que atuam no Estado do Acre para se associarem.

O procedimento, por gentileza, para efetivação na associação é o seguinte:

  • Pagar a anuidade de R$ 140,00 (jovem advogado) ou R$ 280,00 (advogado com mais de 5 anos), pode ser por boleto, pix, cartão, através do site:

https://anacrim.adv.br/associe-se/

  • Em seguida enviar o comprovante e todos os dados para os e-mails:

[email protected] e [email protected]

  • Dados: Nome completo; Número de celular com DDD; Endereço completo, incluindo o CEP; Número da OAB indicando o estado; Comprovante do pagamento da anuidade.
  • Em 72h úteis enviamos seu certificado (*se todos os dados e documentos forem efetivamente encaminhados).
  • Pelo WhatsApp (21) 99733-5433 solicite sua inclusão nos grupos de relacionamento nacional, pelo WhatsApp (68) 99927-6800 solicite sua inclusão no grupo local e faça networking com centenas de advogados criminalistas de todo o Brasil!

Comentários

Continue lendo