Acre
MPAC entrega Medalha do Mérito a autoridades que se destacaram em defesa da sociedade
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, e o Colégio de Procuradores de Justiça, concederam nesta quarta-feira, 24, a Medalha do Mérito do Ministério Público, maior honraria concedida pela instituição, a 11 autoridades que se destacaram por sua atuação em defesa da sociedade.
Receberam a distinção, o ex-procurador-geral do MPAC, Lourival Marques (in memoriam); o ex-deputado federal, Wildy Viana (in memoriam); os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Lauro Machado e Fábio Stica e o procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho da 14ª região, Marcos Cutrim.
Também foram homenageados, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Valmir Ribeiro; o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; o senador da República, Gladson Cameli; o deputado federal, Alan Rick Miranda; o ex-deputado federal, Nilson Mourão, o ex-vice governador do Acre, José Fernandes do Rego e a primeira-dama do Estado, Marlucia Cândida.
A homenagem ocorreu a dois dias da transição da gestão do MPAC, na qual Oswaldo D’Albuquerque passará o cargo à nova procuradora-geral de Justiça eleita para o biênio 2018-2020, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, sendo esta a penúltima Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça presidida por Oswaldo D’Albuquerque. Na ocasião, o procurador-geral foi homenageado com a medalha e o diploma detentor do título de grão-mestre da Ordem do Mérito do MPAC.
“Esta homenagem é para aqueles que muito contribuíram com a sociedade acreana, com o povo do estado do Acre, pois, no momento em que homenageamos a nossa historia, os nossos exemplos históricos, que nos ensinam, nos renovam e nos incentivam a continuar, nos sentimos estimulados para seguir firmes nessa caminhada em busca do bem comum. Muito obrigado a todos”, disse o procurador-geral.
Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça do MPAC, o procurador Sammy Barbosa Lopes falou sobre o mérito de cada homenageado e sobre a concessão das honrarias.
“Neste momento muito particular do MPAC, o Colégio de Procuradores de Justiça se reuniu unanimemente para reconhecer algumas personalidades do nosso país. A Medalha do Mérito é a mais elevada honraria que o MPAC outorga às pessoas, cujas biografias engrandecem o estado democrático de direito e suas instituições”, destacou o procurador de Justiça.
O Mérito dos homenageados
O Colégio de Procuradores de Justiça homenageou postumamente Lourival Marques e Wildy Viana, duas personalidades que contribuíram muito, para a construção do Estado do Acre, é o que observa Sammy Barbosa.
“O Colégio de Procuradores também outorga a honraria a grandes amigos, pessoas que tem seu destaque pela grandiosa atuação em defesa dos valores republicanos, que são nossos colegas, conselheiros do CNMP, lideranças destacadas que buscam o fortalecimento da nossa instituição”, ressalta Sammy Barbosa.
Já Marcos Cutrim, do MPT/AC-RO foi homenageado em nome de sua atuação destacada, que tem contribuído sobremaneira para a consolidação do Estado de direito na região da Amazônia. Uma luta simbólica pela erradicação do trabalho infantil e escravo no Brasil.
O presidente do TCE/AC, Valmir Ribeiro é considerado um parceiro institucional que luta pelo zelo do erário, do patrimônio público, que é tão importante para o povo do Acre, que necessita dos serviços públicos essenciais, como saúde, segurança, educação.
Ao prefeito de Rio Branco, ao senador Gladson Cameli, ao deputado Alan Rick Miranda e ao ex-deputado federal Nilson Mourão, por serem personalidades do cenário político, também tiveram sua representatividade para o Colégio.
“Nesse momento de crise profunda que coloca em cheque as instituições republicanas, temos, ainda, condições, enquanto instituição fiscal, de conceder essas homenagens a vossas excelências, pelo trabalho que desempenham e pela parceria com a nossa instituição, onde varias Promotorias de Justiça do interior são frutos de emendas parlamentares de suas autorias. Quem ganha é a justiça e a cidadania”, destacou Sammy Barbosa.
O Colégio atribuiu a homenagem a José Fernandes do Rego em nome de sua biografia – um homem que ao longo da vida se dedicou a formação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e a busca do engrandecimento do estado do Acre.
Acompanhada pelos filhos, Virgilio Viana e Catarina Viana, Marlucia Cândida recebeu uma placa de homenagem do MPAC, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados aos acreanos por meio do Movimento Acre Solidário e seu grande alcance social que leva amparo, ajuda humanitária, união e solidariedade a muitos necessitados no Acre e fora dele.
Homenagem ao procurador-geral e corregedora-geral
A Associação dos Servidores do MPAC (ASSEMPAC), por meio do presidente Valmir Ribeiro (Assempac) entregou ao procurador-geral, uma placa de homenagem, em reconhecimento e agradecimento por seu profissionalismo, dedicação e competência em sua gestão, o qual soube administrar com liderança e pulso firme mesmo nos momentos mais delicados.
A sub-corregedora-geral do MPAC, Gilcely Evangelista, também entregou uma placa de homenagem e um buquê de flores à corregedora-geral do MPAC, Kátia Rejane de Araújo em reconhecimento à sua dedicação e comprometimento nos últimos quatros anos de trabalho que elevou a Corregedoria Geral do MPAC ao status de referência nacional, segundo o CNMP.
O procurador-geral de Justiça também aproveitou a ocasião para lançar Livro de Registros Histórico de 54 anos do MPAC, que reúne a história do surgimento do Ministério Público no Brasil e o protagonismo do MP acreano, com uma apresentação de seus membros atuais e todos aqueles que fizeram e marcaram a trajetória do órgão.
O que disseram:
“É uma emoção ao longo de sete anos do Acre Solidário recebermos esta homenagem do MPAC que significa muita confiança no trabalho que foi realizado com amor, carinho e solidariedade. Isto foi feito por pessoas que se unem para fazer o bem, no momento em que o estado precisa. Essa homenagem eu estendo a minha equipe que me ajuda muito, aos parceiros, voluntários e ao MPAC que sempre estendeu a mão para ajudar o Acre Solidário”. Marlucia Cândida, primeira-dama do Estado.
“Aqueles do passado ajudaram a construir a história do Acre, que sejam exemplo e um estimulo para que no futuro outros continuem nesse trabalho de elevar o nome do Acre a um dos estados mais valorosos do Brasil. Que nossas famílias possam honrar o nome daqueles que aqui foram homenageados”. Edir Marques, viúva do ex-procurador-geral de Justiça, Lourival Marques.
“O MPAC nesse período de sua gestão, Dr. Oswaldo, teve muito empenho e crescimento nos últimos anos. Para mim é uma referencia, pois, é pequeno mas inovador, inquieto e envolvido com as causas sociais, que é a essência do MP brasileiro”. Fabio Stica – Conselheiro do CNMP.
“A palavra que vem numa hora dessas é gratidão. Sim, ela é a memória do coração. Esse dia eu guardarei sempre na memória. Agradeço ao MPAC por essa distinção que recebo hoje ladeado por estas pessoas que representam tão bem esse estado. Quero homenagear o Dr. Oswaldo por seu trabalho nesses quatro anos. Ele é um gigante na sua visão administrativa, vê-se pelo MPAC que é hoje, o MP que está no topo das pesquisas e premiações do CNMP”.Lauro Nogueira – Conselheiro do CNMP.
“Eu tenho muita admiração pelo MPAC. Por isso, a frente do MPT, sempre procurei aproximar as duas instituições e com isto, firmamos importantes parcerias. Entre elas, consta o apoio do MPAC para trazermos o hospital de Barretos para o Acre. Externo minha admiração pela gestão que marcou a memória do MP acreano, que cumpriu com o dever comum em favor do cidadão, para promover uma sociedade mais justa, livre, solidaria e igual”. Marcos Cutrim, procurador-chefe do MPT/AC-RO.
“É uma honra esta num momento especial desses e poder compartilhar com todos, tamanha honraria. As instituições nesse momento precisam atuar em parceria. E o MPAC pratica como nunca essa atuação parceria. Um exemplo disso é o MP na Comunidade, projeto que a prefeitura sempre fez parte e continuará fazendo. Aqui vemos uma gestão que atuou a frente do seu tempo”. Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco.
“Essa é uma homenagem muito marcante. Eu já aprendi muito com a humildade, competência e atuação do MPAC, quando trabalhei como estagiário no órgão. Agradeço a instituição que é uma parceira do nosso mandato. Agradeço ao MPAC de modo sincero, contem comigo e muito obrigado”. Alan Rick Miranda, deputado federal.
“Neste momento solene agradeço ao Colégio de Procuradores de Justiça em nome do procurador-geral Oswaldo D’Albuqerque que com sua benevolência me propôs essa homenagem tão grandiosa. Muito obrigado”. José Fernandes do Rego, ex-vice-governador do Acre.
“Estou, mais uma vez, grato e honrado por participar e ser homenageado durante Sessão Solene com a outorga da Medalha do Mérito do MPAC, a mais elevada honraria desta instituição que tão bem representa os direito e valores fundamentais dos cidadãos brasileiros. Há vários anos, desde nossa atuação na Câmara dos Deputados Federais, trabalhamos em parceria com o MPE, indicando recursos para construção das sedes dos municípios de Mâncio Lima e Sena Madureira, além de apoio também para Rio Branco e Tarauacá. Permaneceremos dispostos a apoiar o Ministério Público”. Gladson Cameli, senador da República.
Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC Fotos – Tiago Teles
Comentários
Acre
Com mais cirurgias, especialistas e tecnologia, Sesacre avança em 2025

Iniciativas organizaram um fluxo integrado para o atendimento rápido de casos neurológicos e cardiovasculares. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Ao longo de 2025, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) consolidou importantes avanços na ampliação do acesso, na regionalização dos serviços e na resposta às principais demandas da população. Entre as ações, o Opera Acre se destacou como uma das políticas mais expressivas do ano, elevando o volume de cirurgias eletivas e reduzindo o tempo de espera de pacientes em diferentes regiões do estado.
Integrado ao Programa Nacional de Redução de Filas, do Ministério da Saúde, o projeto reafirmou o compromisso estadual com um atendimento mais ágil, seguro e humanizado. Com investimentos contínuos e equipes mobilizadas em especialidades como cirurgia-geral, ginecologia, cirurgia plástica, vascular, ortopedia, cabeça e pescoço, mastologia, proctologia e pediatria, o programa alcançou hospitais em Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Brasileia, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Até novembro, foram realizadas mais de 14 mil cirurgias, resultado que se soma à rotina diária dos hospitais estaduais, que prosseguiram atendendo procedimentos eletivos, urgências e emergências.
Ainda atendendo ao compromisso de fortalecer a rede de atenção e ampliar a capacidade de resposta a situações críticas, o Estado implantou em abril os programas AVC: Segundos Importam e Conecta Coração. As iniciativas organizaram um fluxo integrado para o atendimento rápido de casos neurológicos e cardiovasculares, atuando nos limites da janela terapêutica de até quatro horas e meia após o início dos sintomas, etapa decisiva para reduzir sequelas e prevenir óbitos.
Com investimento superior a R$ 4 milhões, o governo garantiu suporte especializado 24 horas por dia, ampliando a capacidade diagnóstica e a tomada de decisão clínica em todo o Acre. Em 2025, a cobertura alcançou 18 dos 22 municípios, com previsão de chegar a todo o estado em 2026. Durante o ano, os programas registraram tanto atendimento de infartos quanto de AVCs, reforçando a resolutividade da rede de urgência.
A regionalização também avançou com o fortalecimento do Saúde Itinerante, que levou atendimentos especializados a populações que vivem distantes da capital e enfrentam dificuldades de deslocamento. A estratégia aproximou médicos e profissionais de diversas áreas das realidades urbanas, rurais e ribeirinhas, permitindo que a população tivesse acesso a consultas, exames e orientações sem a necessidade de longas viagens.
As equipes multidisciplinares envolveram médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, odontólogos e assistentes sociais, garantindo cuidado integral e ampliando o alcance da assistência. Em 2025, o programa realizou mais de 27 mil atendimentos em 60 edições, contribuindo para reduzir a demanda reprimida e fortalecer a rede pública de saúde.
“Um dos nossos principais compromissos foi levar a saúde para mais perto das pessoas. Ao fortalecer hospitais regionais, investir em programas itinerantes e ampliar o Telessaúde, garantimos que o cuidado chegue também a quem vive longe da capital”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.
Outra iniciativa de grande impacto implantada em dezembro de 2024 e implementada ao longo de 2025 foi o programa Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, que tornou o Acre o primeiro estado da Região Norte a oferecer gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), métodos contraceptivos de longa duração, como o DIU Mirena e o implante subdérmico para adolescentes.
Com investimento de R$ 2 milhões, o programa fortaleceu a promoção da saúde sexual e reprodutiva de jovens entre 14 e 19 anos, ampliando o acesso a métodos seguros, eficazes, reversíveis e recomendados pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A estratégia não apenas contribui para a redução da gravidez precoce, mas também reforça o acolhimento, o acesso à informação e o acompanhamento especializado, estimulando o protagonismo juvenil.
O projeto adotou um fluxo simples e acessível nas unidades básicas de saúde, para garantir que qualquer adolescente interessada possa receber o método. As equipes de enfermagem realizam a avaliação inicial, orientam sobre os contraceptivos, solicitam os exames necessários e agendam o procedimento, que é realizado semanalmente por profissionais capacitados. A iniciativa também alcança a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, onde mães adolescentes recebem o implante ainda no período pós-parto, evitando novas gestações não planejadas.
Com recursos próprios do Estado, o programa chegou a todas as regionais acreanas, ampliando o alcance para municípios como Jordão, Tarauacá, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Plácido de Castro, Porto Acre, Assis Brasil e Rio Branco. A abrangência estadual garantiu que adolescentes de diferentes realidades pudessem acessar métodos contraceptivos de alta eficácia e tomar decisões mais informadas sobre seu futuro.
Ainda como parte das ações estruturantes para fortalecer o SUS no Acre, o governo instituiu a Escola de Saúde Pública do Estado do Acre, por meio do Decreto nº 11.779. A nova unidade, vinculada à Sesacre, nasce com a missão de ser o polo de excelência na formação e qualificação de profissionais da saúde, contribuindo diretamente para a melhoria contínua da assistência prestada à população.
Instalada na Escola Técnica Maria Moreira Rocha, em Rio Branco, a instituição atuará no desenvolvimento de competências técnicas, científicas e pedagógicas, abrangendo trabalhadores do SUS, estudantes, egressos de cursos nacionais e internacionais, além de profissionais envolvidos em gestão, ensino, atenção e pesquisa em saúde. A iniciativa também expande o apoio a médicos formados no exterior, ofertando cursos intensivos e preparatórios para o Revalida, garantindo oportunidades reais de capacitação e facilitando o processo de revalidação de diplomas.
A ampliação do acesso a especialistas ganhou reforço em 2025, com a chegada da carreta do programa Agora Tem Especialista, uma estratégia nacional que tem garantido atendimentos específicos para a saúde da mulher.
A estrutura implantada no veículo realizou atendimentos no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) entre os dias 10 de outubro e 18 de novembro, seguindo depois para a região da Sobral, onde funcionou de 22 a 28 de novembro, posteriormente avançando para o interior, com agenda programada para 12 de dezembro a 12 de janeiro, em Brasileia.
A proposta contribui diretamente para a redução das filas de espera, especialmente nos serviços de ginecologia e mastologia, áreas que historicamente apresentam grande demanda reprimida no SUS.
Os atendimentos da carreta são direcionados a pacientes previamente cadastradas e reguladas pelo Estado, garantindo organização, continuidade e segurança no cuidado. Com uma equipe multiprofissional, o espaço oferece consultas especializadas, realiza exames e encaminha casos mais complexos ao Hospital de Amor, parceiro da iniciativa, assegurando que cada paciente tenha acesso rápido à linha de cuidado adequada.
O Telessaúde do Acre se consolidou em 2025 como uma das estratégias mais relevantes para a modernização e ampliação do acesso à assistência médica no estado. Com a possibilidade de realizar consultas sem demandar deslocamento dos pacientes, o serviço garantiu acompanhamento especializado a populações que vivem em regiões de difícil acesso, alcançando 18 dos 22 municípios acreanos, com expansão prevista para Jordão, Santa Rosa do Purus, Bujari e Senador Guiomard no próximo ano.
Com 12 especialidades disponíveis, entre elas psiquiatria, neurologia adulta, cardiologia, infectologia, pneumologia, pediatria, reumatologia e endocrinologia (incluindo atendimento pediátrico), o Telessaúde ampliou o cuidado integral para crianças, adolescentes e adultos. Entre janeiro e novembro, foram realizadas 11.898 consultas por telemedicina, demonstrando a crescente adesão dos usuários ao serviço.
Além das consultas, o programa fortaleceu a capacidade diagnóstica da rede pública, com a realização de 499 exames de espirometria, 54.716 eletrocardiogramas e 1.551 atendimentos em dermatologia, contribuindo para diagnósticos mais rápidos, redução de deslocamentos e maior resolutividade na atenção à saúde em todo o Acre.
O Acre passa agora a disponibilizar tratamento com radioterapia ultra-hipofracionada para câncer de mama. Uma técnica inovadora que reduz tempo de tratamento para cinco sessões de até dois minutos cada e aumenta a precisão do procedimento. O método utiliza a tecnologia ConeBeam CT (CBCT), que permite imagens diárias para garantir que a radiação seja aplicada exatamente na área necessária, protegendo os tecidos saudáveis ao redor.
A implantação da radioterapia ultra-hipofracionada no Acre é resultado direto do investimento do governo do Estado, que destinou mais de R$ 5 milhões para aquisição e instalação dos acessórios e tecnologias necessárias à utilização do Cone Beam CT. A estrutura foi integrada ao acelerador linear recebido do Ministério da Saúde, tornando possível o oferecimento de um tratamento de alta precisão e curta duração na rede pública.
“A incorporação de novas tecnologias, como a radioterapia de alta precisão e os programas de atendimento remoto, coloca o Acre em um novo patamar de assistência. Estamos usando a tecnologia como aliada para salvar vidas e melhorar os resultados clínicos”, destacou o secretário de Estado de Saúde.
Além dos avanços na ampliação do acesso e da regionalização dos serviços, a rede de urgência e emergência também registrou resultados expressivos ao longo de 2025. As unidades de pronto atendimento (UPAs) de Rio Branco e Cruzeiro do Sul somaram mais de 300 mil atendimentos ao longo do ano, reforçando o papel estratégico dessas unidades na assistência imediata à população.
Em Rio Branco, os atendimentos foram realizados na UPA Franco Silva (UPA da Sobral), na UPA Dr. Edilberto Parigot de Souza Filho (UPA da Cidade do Povo) e na UPA do Segundo Distrito, que atuaram de forma integrada para garantir acolhimento, resolutividade e agilidade nos casos de urgência clínica. No interior, a assistência foi reforçada pela UPA Jaques Pereira Braga, unidade de Cruzeiro do Sul, ampliando o acesso da população da região do Juruá aos serviços de pronto atendimento.
No Pronto-Socorro de Rio Branco, referência estadual para casos de maior complexidade, também foram registrados avanços significativos. Ao longo de 2025, a unidade realizou mais de 4 mil cirurgias de urgência e emergência, assegurando resposta rápida a situações críticas e fortalecendo a linha de cuidado hospitalar no estado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ampliou o acesso da população aos serviços de emergência, oferecendo uma alternativa moderna e imediata para quem precisa de socorro. Além do atendimento convencional, os chamados passaram a poder ser realizados também pelo WhatsApp, por meio do número (68) 3216-1300, disponível 24 horas por dia.
A medida reforça a rede de assistência, enquanto as equipes técnicas trabalham na atualização do serviço tradicional pelo 192, garantindo que nenhum usuário fique desassistido durante o processo. No contato via aplicativo, a Sesacre orienta que a população informe a natureza da ocorrência, o endereço completo e um número de telefone para retorno, permitindo que as equipes de plantão realizem um atendimento rápido, organizado e seguro.
“Os avanços que apresentamos em 2025 refletem um trabalho contínuo de fortalecimento do SUS no Acre, com foco na ampliação do acesso, na regionalização dos serviços e na garantia de atendimento mais próximo e eficiente para a população. Investimos em cirurgias, especialistas, tecnologia e qualificação profissional para assegurar que os acreanos, estejam onde estiverem, tenham um cuidado mais rápido, seguro e humanizado”, afirma Pedro Pascoal.
Comentários
Acre
Sábado será de tempo instável no Acre, com possibilidade de chuvas fortes
Previsão indica sol entre nuvens, pancadas a qualquer hora do dia e temperaturas elevadas em todas as regiões do estado.

Comentários
Acre
Eduardo Costa é atração principal do show da virada em Cruzeiro do Sul
Réveillon no Estádio Arena do Juruá terá artistas locais, queima de fogos sem estampido e público estimado em 40 mil pessoas.
O show da virada em Cruzeiro do Sul, marcado para a próxima quarta-feira, 31, terá como atração principal o cantor Eduardo Costa. A programação será realizada no Estádio Arena do Juruá e contará também com apresentações de artistas locais antes e depois do show nacional.
Sobem ao palco os músicos Theo Lins e William Freitas, além do DJ Cleudo, que comandam a festa ao longo da noite. A programação tem início às 21h com os artistas locais. À meia-noite acontece a tradicional queima de fogos, que será realizada sem estampido, e, às 00h30, Eduardo Costa inicia a apresentação principal. A festa segue até as 4h da manhã.
A expectativa da organização é de que cerca de 40 mil pessoas participem do réveillon no Arena do Juruá, consolidando o evento como um dos maiores da região no encerramento do ano.











Você precisa fazer login para comentar.