Acre
MPAC e Aleac iniciam “Semana da Cidadania” com sessão solene alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Nesta quinta-feira, 4, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), de uma sessão solene alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril.
A sessão, que contou com a participação de representantes de instituições públicas, associações ligadas à causa e sociedade civil, integra a programação da Semana da Cidadania para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovida pelo MPAC e a Aleac.
Na ocasião, a coordenadora do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA) do MPAC, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, destacou a importância da inclusão e da conscientização contínua sobre o autismo. Ela ressaltou que a data é uma oportunidade para o poder público ouvir a sociedade sobre demandas que visem garantir os direitos e o bem-estar das pessoas com TEA.
“Esta semana foi pensada com o objetivo de dar visibilidade à causa do autismo. Gostaria de reafirmar para as mães que o Ministério Público está presente na implementação de políticas públicas voltadas a esse público. Agradeço a todos os parceiros na realização dessa semana, que ainda terá outras atividades para sensibilizar a sociedade como um todo sobre a causa”, disse.
Em seu discurso, o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, destacou a necessidade da união de esforços entre instituições e sociedade para garantir a inclusão de pessoas com TEA. “O Dia da Conscientização do Autismo foi uma data escolhida com o objetivo de levar informações à população para combater o preconceito e a discriminação contra pessoas que apresentam TEA. Diante disso, a Aleac em parceria com o MPAC resolveu realizar essa sessão solene sobre o tema”, afirmou.
Durante a sessão, mães de crianças autistas foram convidadas a compartilhar suas perspectivas e desafios enfrentados, ressaltando demandas para a efetivação da inclusão em diversas áreas como saúde, educação e assistência social.


Pelo MPAC, também participaram da sessão a presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Acre (Ampac), procuradora de Justiça Meri Cristina Amaral, e os promotores de Justiça Ocimar Sales Júnior e Thalles Ferreira Costa, que integram o GT-TEA.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Clovis Pereira
Agência de Notícias do MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.