Acre
MPAC compartilha boas práticas do Napaz em encontro do CNMP
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta segunda-feira (20), do 2º Encontro da Rede Autocompositiva do Ministério Público, promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP). A coordenadora geral do Núcleo de Incentivo à Autocomposição do Estado do Acre (Napaz), promotora de Justiça Diana Soraia Tabalipa Pimentel, apresentou as boas práticas de autocomposição desenvolvidas pelo núcleo.
O encontro, transmitido ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube, foi dividido em dois momentos: o primeiro, aberto ao público, contou com as apresentações dos Núcleos de Incentivo à Autocomposição do MP do Acre e dos MPs da Bahia e do Piauí. Já o segundo momento teve espaço restrito, via Teams, aos representantes dos Núcleos de Autocomposição.
Projetos do Napaz

Em sua apresentação, realizada de forma virtual, a promotora Diana Soraia Tabalipa Pimentel destacou os projetos desenvolvidos pelo Napaz para a promoção da cultura de paz nas escolas públicas do Acre: o “Escola e Família: um espaço integrado” e o “Projeto Mediação: intervenção efetiva nos conflitos escolares” nas escolas públicas do Estado do Acre” foram mencionados.
A promotora ressaltou que, no ano de 2023, foram realizadas oficinas de comunicação não violenta na Escola Frei Heitor Maria Turrini.
“Os alunos da escola sabem os quatro componentes da CNV, tiveram a oportunidade de conhecer os ensinamentos de Marshall B. Rosenberg e de Jean Morrison. Foram aplicadas oficinas com alunos, pais e professores. Em dezembro de 2023, foi gravada uma peça teatral com a participação dos alunos da escola Frei Heitor e do professor de Língua Portuguesa, André Silva de Freitas”, apontou.
Os projetos são realizados em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação de Rio Branco, que oportunizaram várias oficinas e palestras com professores sobre mediação de conflitos e comunicação não violenta: Marcelo L. Pellizzoli aplicou uma oficina online sobre a força da Justiça Restaurativa; já o professor Dr. Antonio Igo Barreto Pereira realizou palestras na escola Padre Carlos Casavecchia e também online sobre a convivência democrática em ambiente escolar.
A promotora de Justiça enfatizou que “a mediação de conflitos, a justiça restaurativa e as técnicas da comunicação não violenta contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos tal como preconiza a Base Nacional Comum Curricular, como ferramenta para a implantação da cultura da paz.”
Outro ponto demonstrado pela coordenadora do Napaz foi que os princípios e técnicas da mediação de conflitos e da comunicação não violenta estão em sintonia com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, a exemplo de exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
“É possível trabalhar os conteúdos específicos de uma matéria juntamente com os métodos autocompositivos”, disse.
Para facilitar o trabalho com os alunos, o Napaz criou os “cartões de emoções” com base na lista de sentimentos do livro “Comunicação Não-Violenta, de Marshall B. Rosenberg. Além disso, em 2022, o núcleo formou a primeira turma de mediadores mirins na escola Frei Heitor, com ensinamentos teóricos e práticos sobre mediação de conflitos.
A iniciativa foi elogiada pela vice procuradora-geral do Ministério Público do Trabalho, Maria Aparecida Gurgel, que destacou o brilhantismo do projeto e o fato do núcleo se colocar como órgão complementar e auxiliar e não como órgão executor da ação.
Após a apresentação, foi solicitada a utilização da Cartilha de Mediação nas Escolas Públicas do Acre, elaborada pelo Napaz, pelos demais núcleos de autocomposição, o que prontamente foi aceito pela promotora.
Clique aqui para acessar a cartilha
Rede Autocompositiva
O projeto Rede Autocompositiva consiste na realização de encontros bimestrais dos integrantes dos Núcleos Permanentes de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público. O projeto é resultado do V Seminário Nacional de Incentivo à Autocomposição, ocorrido em 2021, e realizado pela UNCMP. Na ocasião, os participantes detectaram a necessidade de realização de encontros para que fossem debatidos os Núcleos Permanentes de Incentivo à Autocomposição existentes nos ramos e unidades do Ministério Público.
O objetivo do encontro é promover a troca de experiências sobre a estruturação e os trabalhos realizados entre os núcleos, incentivando boas práticas. Além disso, servirá como facilitador do processo de interlocução e integração, bem como rede de apoio para a implementação de novos núcleos.
* Com informações e imagens do CNMP
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Em Brasília, prefeito Jerry celebra parceria com deputado Eduardo Veloso e garante mais recursos para Assis Brasil
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, está em Brasília esta semana, onde cumpre uma intensa agenda junto a deputados federais e senadores. A visita acontece justamente no período de abertura do prazo para indicações de emendas parlamentares, que vai de 15 de abril a 31 de maio.
Para quem não está familiarizado, as emendas parlamentares são uma forma dos deputados e senadores destinarem recursos diretamente para os municípios, ajudando no custeio de serviços, compra de equipamentos, investimentos em obras e muito mais. Mas para que esses recursos cheguem até a cidade, é necessário que o prefeito esteja presente, articule e mostre os projetos e necessidades do município — algo que o prefeito Jerry tem feito com muita dedicação desde o início do seu primeiro mandato.
Na primeira agenda do dia, o prefeito foi recebido no gabinete do deputado federal Eduardo Veloso, parceiro já consolidado da atual gestão. Durante o encontro, o parlamentar confirmou novas emendas para Assis Brasil, incluindo recursos para a aquisição de quadriciclos e motos que vão reforçar as equipes da Secretaria de Assistência Social — especialmente para atendimento de famílias que vivem em áreas de difícil acesso.
Além disso, o deputado também garantiu verbas para o custeio da saúde e para a compra de equipamentos da patrulha mecanizada, o que vai beneficiar diretamente o trabalho da Secretaria Municipal de Obras, facilitando o atendimento nas áreas rurais e a recuperação de ramais.
“Tenho muita gratidão por todos os parlamentares que acreditam no nosso trabalho e ajudam Assis Brasil a avançar. Esses recursos são fundamentais para melhorar a vida do nosso povo”, destacou o prefeito Jerry.
O prefeito Jerry Correia continua em Brasília nos próximos dias, dando sequência à agenda de articulações e garantindo ainda mais investimentos para Assis Brasil.
Comentários
Acre
Acre eleva 300% as infrações por álcool nas estradas durante feriadão

Foto: NUCOM/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre registrou um crescimento expressivo no número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool durante a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025, realizada entre os dias 17 e 21 de abril. As autuações por alcoolemia, dirigir sob efeito de álcool, passaram de 4 em 2024 para 16 neste ano, um aumento de 300%.
O aumento se justifica pela intensificação das fiscalizações voltadas ao combate à embriaguez ao volante. Durante a operação, 324 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, número mais de quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 77 motoristas foram testados.
Ao todo, 916 pessoas foram abordadas pela PRF durante os cinco dias de operação, um aumento de 82% em relação a 2024. Com isso, também cresceu o número de autos de infração: de 78 no ano passado para 118 neste ano, representando uma alta de 51%.
Além da fiscalização, a PRF promoveu ações educativas voltadas à conscientização sobre segurança no trânsito. O número de comandos de Educação para o Trânsito saltou de 1 para 6 em comparação com o ano anterior.
Os dados da operação são preliminares e ainda estão sendo consolidados nos sistemas da PRF. As estatísticas foram atualizadas até a manhã desta segunda-feira (22).
Fonte: PRF
Comentários
Acre
Assis Brasil tem situação de emergência reconhecida após fortes chuvas
O município de Assis Brasil, no interior do Acre, teve situação de emergência reconhecida nesta terça-feira, 22, pelo Governo Federal devido às fortes chuvas que atingem a região. A medida, oficializada por meio da Portaria nº 1.207, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que a cidade solicite recursos da União para ações emergenciais de defesa civil.
Com o reconhecimento, a prefeitura de Assis Brasil passa a estar apta a requisitar apoio financeiro para ações como a compra de cestas básicas, água potável, refeições para equipes de atendimento e voluntários, além da distribuição de kits de higiene, limpeza e dormitório às famílias afetadas.
O reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Atualmente, o Acre contabiliza 11 decretos de emergência vigentes, sendo 10 por inundações e um por chuvas intensas.
Você precisa fazer login para comentar.