Acre
MP designa 200 servidores para fiscalizar crimes eleitorais no Acre
Fiscais devem atuar em Rio Branco e interior no domingo (2).
Servidores devem observar e encaminhar denúncias para a polícia.
G1
Para reforçar a fiscalização durante as Eleições 2016, que ocorrem neste domingo (2), o Ministério Público do Acre (MP-AC) designou 200 servidores para atuarem durante o pleito em Rio Branco e no interior do Acre.
O Grupo Especial de Apoio à Atividade Eleitoral (Gaae), que foi criado na última sexta-feira (30), deve prestar o suporte necessário aos promotores eleitorais. O objetivo da equipe é observar e encaminhar casos de crime eleitoral para as autoridades policiais competentes.
Durante todo o dia, os fiscalizadores devem visitar os locais de votação. De acordo com o MP-AC, uma outra equipe vai permanecer de plantão nos canais de comunicação do órgão recebendo denúncias, enquanto um grupo atua vai atuar em ramais e outros locais de difícil acesso.
O MP-AC lembra que montou uma estrutura semelhante durante as eleições para governo em 2014. A ideia, segundo o órgão, é que esse grupo passe a atuar de forma permanente em todas as eleições.
Propaganda eleitoral
Os candidatos e partidos só podem distribuir material gráfico – os “santinhos” – até este sábado (1), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). O período permitido para as propagandas termina às 22h.
A determinação se estende também à promoção de caminhadas, carreatas, passeatas ou uso de carros de som com divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos. O TRE-AC afirma ainda que, no dia da votação, é permitida apenas manifestações individuais dos eleitores.
O órgão ressaltou que uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe o descarte de santinhos nas sessões eleitorais ou em vias públicas próximas delas até mesmo na véspera da votação. O descumprimento pode gerar multas com valores que vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Denúncias relacionadas podem ser feitas por meio do aplicativo de celular disponibilizado pelo órgão.
Lei seca
A comercialização de bebida alcoólica nos estabelecimentos acreanos fica proibida a partir das 12h deste sábado (1°) e dura até às 20h do domingo (2), data da votação. A determinação foi divulgada pelo TRE-AC na última sexta-feira (30).
O TRE-AC informou que o objetivo é evitar qualquer tipo de tumulto causado por pessoas alcoolizadas. O descumprimento da medida pode incorrer detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa, conforme artigo do Código Eleitoral. No domingo, os eleitores escolhem os prefeitos e vereadores das cidades brasileiras.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.